Um País devastado pelas políticas contra o povo e a democracia são algumas das consequências do golpe

Bancada do PT, em 2016, protestou em plenário contra o golpe à democracia. Foto: PT na Câmara/Arquivo

Hoje (31), o golpe contra a ex-presidenta Dilma Rousseff completa 5 anos. No dia 31 de agosto de 2016, o Congresso Nacional destituía da Presidência da República a primeira mulher eleita e reeleita democraticamente pela maioria dos eleitores brasileiros. Os parlamentares da Bancada do PT na Câmara usaram as redes sociais, nesta terça-feira, para lamentar as terríveis consequências que essa data fatídica trouxe ao Brasil. Após 5 anos, o País está de volta ao mapa da fome, são milhões de brasileiros sem ter o que comer ou em insegurança alimentar. Já são mais de 14 milhões de desempregados. A nação atravessa um dos piores momentos de sua história com inúmeras crises, como a sanitária, econômica, política, social, hídrica e ambiental.

“5 Anos Do Golpe. Naquele sinistro 31/8/2016, a Dilma disse: ‘O golpe é contra os direitos trabalhistas, contra os aposentados, os indígenas, o povo negro e a população LGBT’. Estava certa. Mas ela também disse: ‘A história não acaba aqui. Nós voltaremos’. Sim, nós voltaremos”, destacou o líder da bancada petista, deputado Bohn Gass (RS), em sua conta no Twitter.

O deputado Airton Faleiro (PT-PA) destacou os retrocessos que o golpe trouxe ao povo. “Hoje é consenso, inclusive entre aqueles que contribuíram para derrubar Dilma Rousseff, que o golpe fez mal para o povo e à economia do Brasil. O golpe, que tirou a Dilma do poder impediu o Lula de disputar as eleições e que elegeu um chefe de milícias, fez muito mal ao País”.

A deputada Maria do Rosário (PT-RS) também retratou a atual realidade dos brasileiros. “Nestes 5 anos de golpe a vida dos brasileiros não melhorou. As falsas promessas da direita e extrema direita se consolidaram numa tragédia. Lembro o discurso de Dilma, no dia de seu afastamento pela farsa golpista: ‘A história será implacável com eles’. E está sendo”.

“Aqueles que foram a favor do golpe de 2016 construíram o cenário caótico que vivemos hoje. Um golpe machista, misógino e contra o povo. Dilma Rousseff: ‘A corrosão da democracia começou com o impeachment'”, escreveu o deputado Zeca Dirceu (PT-PR).

Golpe contra o povo

“Hoje, 5 anos do golpe, que tirou uma presidenta honesta do poder. O golpe não foi contra Dilma. O golpe foi contra o Brasil. Vamos pôr um fim ao golpismo e ao retrocesso e devolver o País ao povo brasileiro”, assegurou o deputado Carlos Veras (PT-PE).

Para o deputado José Guimarães (PT-CE) o caos de hoje é culpa do golpe de 2016. “Um golpe que destruiu o Brasil! Uma parte do caos que estamos vivendo hoje, é culpa do golpe de 2016 contra nossa democracia”.

“5 anos do golpe. O golpe não foi contra a Dilma e o PT, foi contra o povo. Um golpe para impor o programa neoliberal derrotado 4 vezes consecutivos nas urnas. Açoitaram a democracia para atacar os direitos e um Brasil acolhedor e inclusivo. Bolsonaro é efeito da ruptura de 2016”, afirmou a deputada Erika Kokay (PT-DF).

Leia mais declarações dos parlamentares

Rui Falcão (PT-SP) – “O golpe não foi contra a presidenta Dilma, mas contra o Brasil”.

Reginaldo Lopes (PT-MG) – “Há exatamente cinco anos, a nossa democracia sofreu um duro golpe e o que o Brasil atravessa hoje é resultado daquele movimento. De lá para cá, o País não melhorou em nada e nem poderia. Vamos reconstruir o Brasil”.

Paulo Guedes (PT-MG) – “O impeachment da Dilma aconteceu por ela ser honesta, por defender os interesses do País, por ser mulher. O Golpe de 16 não foi contra Dilma, foi contra o povo brasileiro, taí o governo Bolsonaro pra provar. A gente se encontra na luta, presidenta Dilma”.

Nilto Tatto (PT-SP) – “O golpe contra a presidenta Dilma e contra o povo brasileiro completou 5 anos. Lembro do discurso que fiz na ocasião. Foi um julgamento político que violou a Constituição e a democracia. Interromperam um processo de inclusão social, produtiva e de criação de oportunidades”.

Patrus Ananias (PT-MG) – “Há 5 anos o Brasil viveu o golpe que afastou a presidenta Dilma, um golpe contra a democracia e contra o povo brasileiro, dado por interesses econômicos, contrários à soberania nacional. Desde então, assistimos o desmonte do Estado Democrático de Direito”.

Joseildo Ramos (PT-BA) – “Cinco anos do golpe contra a Dilma e contra a democracia. Um golpe neoliberal que aconteceu sem intervenção militar, mas com manipulação das regras legais. O triste ato inaugural do caos que levou o Brasil a este estado de coisas”.

Helder Salomão (PT-ES) – “5 anos do Golpe contra a presidenta Dilma Rousseff, a primeira mulher eleita e reeleita democraticamente presidenta do Brasil. Dilma avisou: “O Golpe é contra o povo”. E de lá pra cá, foi só tragédia na vida dos brasileiros”.

João Daniel (PT-SE) – “Cinco anos do golpe: hora de lutar e reconquistar o Brasil para o povo”

Waldenor Pereira (PT-BA) – “Há cinco anos, o Senado dava continuidade ao golpe institucional, parlamentar e midiático que destituiu a presidente Dilma Rousseff sem crime de responsabilidade. Hoje, a história nos mostra onde jogaram o Brasil, na vala escura do fascismo e do atraso. Foi golpe, sim”.

Célio Moura (PT-TO) – “5 anos do golpe sujo, corrupto e mais machista da história do Brasil. A história será implacável com os que levaram nosso povo à fome, desemprego e desalento. Golpe nunca mais”.

Marcon (PT-RS) – “Em 31/08/2016, abriram as páginas mais sombrias da história do País. Destituíram uma presidenta legítima, prenderam Lula e elegeram Bolsonaro, causando o caos que vivemos hoje. 5 anos depois, o povo que resiste à fome e ao autoritarismo sabe: Foi Golpe”.

Pedro Uczai (PT-SC) – “Hoje são 5 anos do golpe à Democracia que destituiu a Presidenta Dilma do cargo. Seja sincero: sua vida mudou pra melhor? Obs: Não venha aqui agredir ou espalhar fake news”.

Beto Faro (PT-PA) – “5 anos do golpe. Dilma foi vítima de um impeachment fraudulento, sem crime de responsabilidade. Continuaremos a lutar e a combater quaisquer processo de ataque à democracia e à retirada dos direitos dos mais pobres”.

Padre João (PT-MG) – “5 anos do golpe contra Dilma. O desemprego aumentou, a fome voltou, a inflação disparou e hoje somos governados por um genocida, criminoso, corrupto e que atenta todos os dias contra o Estado Democrático de Direito. A sua vida melhorou de alguma forma? De que maneira?”

Alencar Santana (PT-SP) – “Presidenta eleita pelo voto popular e mulher honesta, nesse discurso Dilma Vana Rousseff profetizou o que aconteceria com o Brasil após aquele golpe, que hoje completa 5 anos. Parabéns mais uma vez, Dilma”.

Luizianne Lins (PT-CE)– “Há 5 anos, assistimos a um golpe contra a presidenta Dilma Rousseff. Desde então, vivemos dias de retrocessos, perdas políticas e vidas humanas. Dilma disse que só temia ‘a morte da democracia’. Em respeito a ela e a nosso povo, lutaremos para que jamais aconteça”.

Alexandre Padilha (PT-SP) – “Me recuso a postar uma foto de 2016, Dilma, em que você enfrentava uma corja de homens golpistas. Ao invés disso, quero ver você no que você sempre foi grande: uma gestora, mulher guerreira e alegre como sempre te conheci”.

Jorge Solla (PT-BA) – “Em 2016 o golpe foi dado pelo Legislativo, contra Dilma. Em 2018 foi dado pelo Judiciário, com o lawfare da Lava Jato, mais manobra sobre julgamento de HC no STF, tirando das urnas o primeiro colocado nas pesquisas, o Lula. Agora, cinco anos depois, Bolsonaro quer o golpe do Executivo. Nos três casos, o objetivo sempre foi o mesmo: retirar do poder e evitar o retorno de quem representa um Brasil diferente do projeto neoliberal que hoje faz os ricos virarem bilionários e faz os pobres voltarem para debaixo da linha da miséria”.

José Airton Cirilo (PT-CE) – “Já são 5 anos de golpe e destruição. Tenho orgulho de estar no lado certo da história. Desde 2016, o Brasil vem se afundando em retrocessos. Não existe um saldo positivo, e o povo vem padecendo, pagando a conta. Mas seguimos firmes. Acreditamos em um Brasil para todos e todas”.

Paulo Pimenta (PT-RS) – “A pergunta que não quer calar: Sua vida piorou ou melhorou em 5 anos após o golpe contra Dilma?”

Henrique Fontana (PT-RS) – “Há 5 anos a primeira mulher eleita presidenta da história do Brasil foi retirada a força por um grupo que, sem votos dos brasileiros, queria voltar ao poder a todo custo. De lá pra cá os resultados desse golpe estão na vida de todos, explosão de preços e caos na economia”.

Carlos Zarattini (PT-SP) – “5 anos do golpe contra a presidenta Dilma e o Brasil pós-golpe é um verdadeiro caos. Vários escândalos de corrupção, preços da gasolina, luz, gás de cozinha e alimentos dispararam. Fora isso, o País enfrenta a maior crise econômica, política e social da história”.

Merlong Solano (PT-PI) – “O golpe contra Dilma e a prisão de Lula são o prenúncio da tragédia que o Brasil vive desde a eleição de Bolsonaro: enfraquecimento d;a democracia, 30 milhões de desempregados e desalentados, fome, negação da pandemia e 580 mil mortes pela Covid”.

Natália Bonavides (PT-RN) – “Hoje, nos 5 anos do golpe contra a presidenta Dilma, precisamos lembrar como o juiz utilizou a operação para criminalizar a política e pavimentar o caminho para a extrema direita, para o neofascimo e a implantação desse programa de destruição e morte para a maioria do povo”.

Lorena Vale

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também