Um País devastado pelas políticas contra o povo e a democracia são algumas das consequências do golpe

Bancada do PT, em 2016, protestou em plenário contra o golpe à democracia. Foto: PT na Câmara/Arquivo

Hoje (31), o golpe contra a ex-presidenta Dilma Rousseff completa 5 anos. No dia 31 de agosto de 2016, o Congresso Nacional destituía da Presidência da República a primeira mulher eleita e reeleita democraticamente pela maioria dos eleitores brasileiros. Os parlamentares da Bancada do PT na Câmara usaram as redes sociais, nesta terça-feira, para lamentar as terríveis consequências que essa data fatídica trouxe ao Brasil. Após 5 anos, o País está de volta ao mapa da fome, são milhões de brasileiros sem ter o que comer ou em insegurança alimentar. Já são mais de 14 milhões de desempregados. A nação atravessa um dos piores momentos de sua história com inúmeras crises, como a sanitária, econômica, política, social, hídrica e ambiental.

“5 Anos Do Golpe. Naquele sinistro 31/8/2016, a Dilma disse: ‘O golpe é contra os direitos trabalhistas, contra os aposentados, os indígenas, o povo negro e a população LGBT’. Estava certa. Mas ela também disse: ‘A história não acaba aqui. Nós voltaremos’. Sim, nós voltaremos”, destacou o líder da bancada petista, deputado Bohn Gass (RS), em sua conta no Twitter.

O deputado Airton Faleiro (PT-PA) destacou os retrocessos que o golpe trouxe ao povo. “Hoje é consenso, inclusive entre aqueles que contribuíram para derrubar Dilma Rousseff, que o golpe fez mal para o povo e à economia do Brasil. O golpe, que tirou a Dilma do poder impediu o Lula de disputar as eleições e que elegeu um chefe de milícias, fez muito mal ao País”.

A deputada Maria do Rosário (PT-RS) também retratou a atual realidade dos brasileiros. “Nestes 5 anos de golpe a vida dos brasileiros não melhorou. As falsas promessas da direita e extrema direita se consolidaram numa tragédia. Lembro o discurso de Dilma, no dia de seu afastamento pela farsa golpista: ‘A história será implacável com eles’. E está sendo”.

“Aqueles que foram a favor do golpe de 2016 construíram o cenário caótico que vivemos hoje. Um golpe machista, misógino e contra o povo. Dilma Rousseff: ‘A corrosão da democracia começou com o impeachment'”, escreveu o deputado Zeca Dirceu (PT-PR).

Golpe contra o povo

“Hoje, 5 anos do golpe, que tirou uma presidenta honesta do poder. O golpe não foi contra Dilma. O golpe foi contra o Brasil. Vamos pôr um fim ao golpismo e ao retrocesso e devolver o País ao povo brasileiro”, assegurou o deputado Carlos Veras (PT-PE).

Para o deputado José Guimarães (PT-CE) o caos de hoje é culpa do golpe de 2016. “Um golpe que destruiu o Brasil! Uma parte do caos que estamos vivendo hoje, é culpa do golpe de 2016 contra nossa democracia”.

“5 anos do golpe. O golpe não foi contra a Dilma e o PT, foi contra o povo. Um golpe para impor o programa neoliberal derrotado 4 vezes consecutivos nas urnas. Açoitaram a democracia para atacar os direitos e um Brasil acolhedor e inclusivo. Bolsonaro é efeito da ruptura de 2016”, afirmou a deputada Erika Kokay (PT-DF).

Leia mais declarações dos parlamentares

Rui Falcão (PT-SP) – “O golpe não foi contra a presidenta Dilma, mas contra o Brasil”.

Reginaldo Lopes (PT-MG) – “Há exatamente cinco anos, a nossa democracia sofreu um duro golpe e o que o Brasil atravessa hoje é resultado daquele movimento. De lá para cá, o País não melhorou em nada e nem poderia. Vamos reconstruir o Brasil”.

Paulo Guedes (PT-MG) – “O impeachment da Dilma aconteceu por ela ser honesta, por defender os interesses do País, por ser mulher. O Golpe de 16 não foi contra Dilma, foi contra o povo brasileiro, taí o governo Bolsonaro pra provar. A gente se encontra na luta, presidenta Dilma”.

Nilto Tatto (PT-SP) – “O golpe contra a presidenta Dilma e contra o povo brasileiro completou 5 anos. Lembro do discurso que fiz na ocasião. Foi um julgamento político que violou a Constituição e a democracia. Interromperam um processo de inclusão social, produtiva e de criação de oportunidades”.

Patrus Ananias (PT-MG) – “Há 5 anos o Brasil viveu o golpe que afastou a presidenta Dilma, um golpe contra a democracia e contra o povo brasileiro, dado por interesses econômicos, contrários à soberania nacional. Desde então, assistimos o desmonte do Estado Democrático de Direito”.

Joseildo Ramos (PT-BA) – “Cinco anos do golpe contra a Dilma e contra a democracia. Um golpe neoliberal que aconteceu sem intervenção militar, mas com manipulação das regras legais. O triste ato inaugural do caos que levou o Brasil a este estado de coisas”.

Helder Salomão (PT-ES) – “5 anos do Golpe contra a presidenta Dilma Rousseff, a primeira mulher eleita e reeleita democraticamente presidenta do Brasil. Dilma avisou: “O Golpe é contra o povo”. E de lá pra cá, foi só tragédia na vida dos brasileiros”.

João Daniel (PT-SE) – “Cinco anos do golpe: hora de lutar e reconquistar o Brasil para o povo”

Waldenor Pereira (PT-BA) – “Há cinco anos, o Senado dava continuidade ao golpe institucional, parlamentar e midiático que destituiu a presidente Dilma Rousseff sem crime de responsabilidade. Hoje, a história nos mostra onde jogaram o Brasil, na vala escura do fascismo e do atraso. Foi golpe, sim”.

Célio Moura (PT-TO) – “5 anos do golpe sujo, corrupto e mais machista da história do Brasil. A história será implacável com os que levaram nosso povo à fome, desemprego e desalento. Golpe nunca mais”.

Marcon (PT-RS) – “Em 31/08/2016, abriram as páginas mais sombrias da história do País. Destituíram uma presidenta legítima, prenderam Lula e elegeram Bolsonaro, causando o caos que vivemos hoje. 5 anos depois, o povo que resiste à fome e ao autoritarismo sabe: Foi Golpe”.

Pedro Uczai (PT-SC) – “Hoje são 5 anos do golpe à Democracia que destituiu a Presidenta Dilma do cargo. Seja sincero: sua vida mudou pra melhor? Obs: Não venha aqui agredir ou espalhar fake news”.

Beto Faro (PT-PA) – “5 anos do golpe. Dilma foi vítima de um impeachment fraudulento, sem crime de responsabilidade. Continuaremos a lutar e a combater quaisquer processo de ataque à democracia e à retirada dos direitos dos mais pobres”.

Padre João (PT-MG) – “5 anos do golpe contra Dilma. O desemprego aumentou, a fome voltou, a inflação disparou e hoje somos governados por um genocida, criminoso, corrupto e que atenta todos os dias contra o Estado Democrático de Direito. A sua vida melhorou de alguma forma? De que maneira?”

Alencar Santana (PT-SP) – “Presidenta eleita pelo voto popular e mulher honesta, nesse discurso Dilma Vana Rousseff profetizou o que aconteceria com o Brasil após aquele golpe, que hoje completa 5 anos. Parabéns mais uma vez, Dilma”.

Luizianne Lins (PT-CE)– “Há 5 anos, assistimos a um golpe contra a presidenta Dilma Rousseff. Desde então, vivemos dias de retrocessos, perdas políticas e vidas humanas. Dilma disse que só temia ‘a morte da democracia’. Em respeito a ela e a nosso povo, lutaremos para que jamais aconteça”.

Alexandre Padilha (PT-SP) – “Me recuso a postar uma foto de 2016, Dilma, em que você enfrentava uma corja de homens golpistas. Ao invés disso, quero ver você no que você sempre foi grande: uma gestora, mulher guerreira e alegre como sempre te conheci”.

Jorge Solla (PT-BA) – “Em 2016 o golpe foi dado pelo Legislativo, contra Dilma. Em 2018 foi dado pelo Judiciário, com o lawfare da Lava Jato, mais manobra sobre julgamento de HC no STF, tirando das urnas o primeiro colocado nas pesquisas, o Lula. Agora, cinco anos depois, Bolsonaro quer o golpe do Executivo. Nos três casos, o objetivo sempre foi o mesmo: retirar do poder e evitar o retorno de quem representa um Brasil diferente do projeto neoliberal que hoje faz os ricos virarem bilionários e faz os pobres voltarem para debaixo da linha da miséria”.

José Airton Cirilo (PT-CE) – “Já são 5 anos de golpe e destruição. Tenho orgulho de estar no lado certo da história. Desde 2016, o Brasil vem se afundando em retrocessos. Não existe um saldo positivo, e o povo vem padecendo, pagando a conta. Mas seguimos firmes. Acreditamos em um Brasil para todos e todas”.

Paulo Pimenta (PT-RS) – “A pergunta que não quer calar: Sua vida piorou ou melhorou em 5 anos após o golpe contra Dilma?”

Henrique Fontana (PT-RS) – “Há 5 anos a primeira mulher eleita presidenta da história do Brasil foi retirada a força por um grupo que, sem votos dos brasileiros, queria voltar ao poder a todo custo. De lá pra cá os resultados desse golpe estão na vida de todos, explosão de preços e caos na economia”.

Carlos Zarattini (PT-SP) – “5 anos do golpe contra a presidenta Dilma e o Brasil pós-golpe é um verdadeiro caos. Vários escândalos de corrupção, preços da gasolina, luz, gás de cozinha e alimentos dispararam. Fora isso, o País enfrenta a maior crise econômica, política e social da história”.

Merlong Solano (PT-PI) – “O golpe contra Dilma e a prisão de Lula são o prenúncio da tragédia que o Brasil vive desde a eleição de Bolsonaro: enfraquecimento d;a democracia, 30 milhões de desempregados e desalentados, fome, negação da pandemia e 580 mil mortes pela Covid”.

Natália Bonavides (PT-RN) – “Hoje, nos 5 anos do golpe contra a presidenta Dilma, precisamos lembrar como o juiz utilizou a operação para criminalizar a política e pavimentar o caminho para a extrema direita, para o neofascimo e a implantação desse programa de destruição e morte para a maioria do povo”.

Lorena Vale

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100