Os membros da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara elegeram nesta quarta-feira (15) como seu novo presidente o deputado Rui Falcão (PT-SP), em substituição ao deputado Arthur Oliveira Maia (União-BA). O petista foi eleito com 43 votos dos 58 membros da comissão presentes. Em sua primeira declaração no comando do colegiado, Rui Falcão agradeceu a confiança do líder do PT na Câmara, deputado Zeca Dirceu (PR), e de toda bancada petista pela indicação, e prometeu que vai presidir o colegiado com equilíbrio e moderação, mas cumprindo a missão de zelar pela constitucionalidade das proposições feitas pelo legislativo.
“Agradeço a todos os senhores deputados e deputadas por terem participado dessa votação, e antes de tudo ao meu líder deputado Zeca Dirceu e aos deputados do meu partido por terem me confiado a possibilidade de presidir essa importante comissão. Quero dizer a todos e todas que pretendo corresponder à confiança, fazendo uma gestão democrática, moderada e ouvindo os coordenadores das Bancadas”, disse Rui Falcão.
Garantir Estado Democrático de Direito
O petista agradeceu ainda a condução dos trabalhos na legislatura passada pelo ex-presidente Arthur Oliveira Maia. Rui Falcão destacou ainda que vai procurar honrar com seu trabalho o significado do próprio nome da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.
“O primeiro nome da Comissão (Constituição) é a garantia de que o Estado Democrático de Direito continuará prevalecendo no Brasil. Já acima do direito e das leis, temos a Justiça (2º nome da Comissão), que é um ideal e uma imposição inerente à condição humana. Não há democracia e liberdade onde não impera a Justiça. Além da Constituição e Justiça, temos a cidadania, ao qual temos obrigação de defender, e digo mais, ampliar cada vez mais”, reforçou.
O líder da Bancada do PT, deputado Zeca Dirceu, parabenizou o novo presidente da CCJC e manifestou a confiança do partido de que Rui Falcão fará uma excelente gestão.
“Presidente Rui Falcão, quero parabenizá-lo pela eleição e pelo desafio de presidir essa Comissão tão importante para a Câmara dos Deputados e para o nosso País. Em meu nome e no nome da Federação [Brasil da Esperança], agradeço a todos deputadas e deputados e líderes que, juntos, colaboraram e votaram para que pudéssemos vivenciar este momento. Tive oportunidade de conhecer o Rui Falcão ainda garoto, com cinco, seis anos, quando ele já se destacava como liderança do nosso partido. Tenho certeza que ele vai honrar a confiança de todos fazendo o que já foi dito, um trabalho sereno, equilibrado e respeitoso”, ressaltou.
Na próxima semana serão eleitos os três vice-presidentes da CCJC.
Biografia
Rui Falcão é formado em Direito pela Universidade de São Paulo em 1967. Foi jornalista de periódicos como A Gazeta, Folha de S. Paulo, Notícias Populares, Jornal da Tarde e Diário da Noite, além de diretor de redação da revista Exame, entre 1977 e 1988.
Opositor do Regime Militar de 1964, participou ativamente do movimento estudantil, tendo sido eleito presidente do Diretório Central dos Estudantes da USP em 1966. Foi militante da VAR-Palmares, o que resultou em sua prisão entre 1970 e 1973.
Desde 1982 é membro do PT tendo ocupado o cargo de deputado estadual de São Paulo por duas vezes consecutivas, nas legislaturas de 1990 e 1994. Foi secretário municipal de Governo da gestão Marta Suplicy.
Em 2007, retornou à Assembleia Legislativa de São Paulo, quarto mais votado do Estado, com 183.364 votos. Reelege-se em 2010 com 174.691 votos, figurando como o candidato mais bem votado a esse cargo na capital paulista. Ainda em 2010, foi coordenador da campanha de Dilma Rousseff à presidência da República.
Rui Falcão presidiu o PT Nacional de 2011 a junho de 2017.
Em 2018, foi eleito deputado federal com 158.389 votos sendo o deputado mais votado do PT de São Paulo nessa eleição. Em 2022, se reelegeu com 193.990 votos.
Assista o vídeo com Rui Falcão
https://www.facebook.com/ptnacamara/videos/964268018040130
Héber Carvalho