Durante audiência com a ministra da Saúde, Nísia Trindade, nesta quarta-feira (15), a Bancada da Saúde da Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV) tomou conhecimento do lançamento, nos próximos dias, do programa Mais Médicos para o Brasil. A ação será uma versão ampliada do vitorioso programa “Mais Médicos”, lançado em 2013 no governo Dilma Rousseff, mas que agora incluirá também a especialização dos profissionais da saúde e incentivos de permanência nos municípios.
Pelo twitter, o líder da Bancada do PT na Câmara, deputado Zeca Dirceu (PR), lembrou que mais uma novidade do programa é a “incorporação de outras categorias profissionais, como cirurgião dentista, enfermeiros, assistentes sociais, que irão compor uma equipe de saúde”. “A prioridade será para médicos brasileiros. O Ministério da Saúde também voltará a fazer a validação de diplomas de brasileiros que se formaram no exterior e trará incentivos para recém-formados”, revelou o petista.
Mais ofertas de serviço
O líder do PT ressaltou ainda que a intenção do presidente Lula com o novo programa é elevar a oferta de serviços de saúde de forma quantitativa e qualitativa. “O ganho vai ser a introdução da qualificação de especialistas e de complementação da formação básica dos médicos”, observou.
Além de Zeca Dirceu, também participaram da audiência com a ministra da Saúde os deputados petistas Jorge Solla (BA), Dimas Gadelha (RJ), Dr. Francisco (PI), Zé Neto (BA), Florentino Neto (PI), Ana Paula Lima (SC), Ana Pimentel (MG) e o deputado Clodoaldo Magalhães (PV-PE).
Héber Carvalho