Reforma Tributária: Afonso Florence defende taxação das grandes fortunas

O deputado Afonso Florence (PT-BA) afirmou hoje (10) que a Bancada do PT na Câmara vai defender bandeiras históricas do partido – como a taxação das grandes fortunas, dos lucros e dividendos e a preservação da renda da classe média e dos trabalhadores em geral – na tramitação da proposta de emenda à Constituição (PEC 45/2019) da Reforma Tributária, de autoria do deputado Baleia Rossi (MDB).

“Faço um apelo para que possamos incluir outros aspectos, além da simplificação tributária. É preciso desonerar os mais pobres, o trabalhador e a trabalhadora, e garantir o equilíbrio das contas públicas através da taxação de grandes fortunas, dos lucros e dividendos das grandes corporações e das heranças dos mais ricos”, defendeu o parlamentar.

Injustiça tributária

Segundo Florence, a proposta tem méritos, mas não é suficiente para reduzir a injustiça tributária brasileira e, em alguns aspectos, até agrava. Citou como exemplo a proposta de tributação da cesta básica que, hoje, é isenta. O parlamentar explicou que a mudança sugerida vai prejudicar as faixas mais pobres da população, com impacto negativo na segurança alimentar e nutricional.

Para Florence, um ponto extremamente problemático da PEC é a falta de mecanismos de distribuição da arrecadação da União para estados e municípios, deixando a cargo do ministro da Economia o repasse.

Florence será o líder da Bancada do PT na comissão especial que analisará o tema. Do PT, integram o colegiado os deputados Alencar Santana (SP), Enio Verri (PR), Joseildo Ramos (BA), José Ricardo (AM), Reginaldo Lopes (MG), Paulo Teixeira (SP) e Zé Neto (BA).

A comissão foi instalada nesta quarta-feira (10). A admissibilidade da PEC já foi aprovada na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJC). O texto propõe o fim de três tributos federais, o IPI, Cofins e PIS, além do ICMS, que é estadual, e do ISS, municipal, e reúne todos eles em novo tributo, o Imposto sobre Operações com Bens e Serviços (IBS).

A Comissão será presidida pelo deputado Hildo Rocha (MDB-MA), eleito por consenso, e terá como relator Agnaldo Ribeiro (PP-PB).

A partir desta quinta-feira (11), inicia-se o prazo de 10 sessões para envio das emendas à PEC. Durante esse período, serão realizadas reuniões deliberativas e audiências públicas. A partir da 11ª sessão o relator poderá emitir o seu parecer e, se aprovado, irá para o plenário.

 

ÍNTEGRA DA PROPOSTA:

 

PT na Câmara

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100