Realização da Copa América será debatida em Comissão na Câmara

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

A realização de uma audiência pública sobre “os impactos da Copa América no contexto da crise sanitária da Covid-19 no Brasil e as devidas responsabilidades pela realização do evento” foi aprovada em reunião deliberativa, nessa terça (8), da Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados (CLP). A proposta é do deputado Rogério Correia (PT/MG). Ainda não há data definida para o debate.

O torneio, que seria realizado na Argentina e Colômbia, foi transferido para o Brasil por conta do aval do presidente da República, Jair Bolsonaro. Quando confirmou a Copa América no Brasil, o presidente da Conmebol, responsável pela competição, Alejandro Dominguez, agradeceu a Bolsonaro. A primeira partida acontece no próximo domingo (1).

A Copa América recebe críticas de infectologistas, de veículos de imprensa e da Comissão Parlamentar de Inquérito da Covid, por acontecer em plena pandemia de coronavírus. Até a noite de do dia 7, o Brasil havia registrado 474.614 óbitos e 16.985.812 pessoas infectadas pelo coronavírus, desde o início da pandemia. Só nessa segunda-feira foram registradas 1.119 mortes e 39.712 novos casos.
“Copa América no Brasil, com risco de terceira onda, é jogar lenha na pandemia e, portanto, uma atitude genocida. Os responsáveis assumem o risco de matar. Além disso, o ritmo de vacinação não garante imunidade para fazer um evento desse tamanho”, alerta Rogério Correia.

Indígenas

Os indígenas têm enfrentado uma escalada de violência, com a omissão do Estado, por meio do aumento das invasões, grilagem e exploração ilegal nas terras tradicionais. Além disso, os indígenas também sofrem com a pandemia. De acordo com dados da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), divulgados em 16 de abril, 52.448 indígenas já foram infectados pelo coronavírus e 1.038 indígenas perderam a vida para a Covid-19, em 163 povos.

Entre as situações que serão discutidas está a omissão da Funai em casos como os dos povos Kayapó do Pará e Tupinambá de Olivença, do Sul da Bahia.

A ideia de reunir parlamentares e a sociedade civil em uma audiência pública sobre esse tema é do presidente da CLP, deputado Waldenor Pereira (PT-BA), subscrito por outros parlamentares.

“Os povos indígenas vêm sendo agredidos e discriminados pelo governo federal todos os dias. Tanto do ponto de vista da demarcação de terras, como também pelo preconceito à forma de vida dos povos originários do Brasil, além de perseguir e criminalizar as lideranças. Também queremos mobilizar a Câmara em torno dos projetos de lei que estão na Casa e tratam dos indígenas”, destaca o presidente da CLP.
Assessoria de Comunicação-CLP

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100