PT resiste, mas comissão do Senado pode votar Marco Temporal semana que vem

O senador Beto Faro (PT-PA) , em entrevista à TV Senado Foto: Alessando Dantas

Projeto que ameaça demarcações de terras indígenas começa a andar na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA). Para frear açodamento, senador Beto Faro (PT-PA) sugeriu debate na próxima terça (22);

O projeto do Marco Temporal, que ameaça o futuro dos povos indígenas, voltou a caminhar no Congresso nesta quarta-feira (16/8). A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Senado marcou a votação para a próxima quarta (23/8), acendendo um alerta nas comunidades indígenas.

A intenção da bancada ruralista é manter o texto aprovado pela Câmara em 30 de maio sem qualquer alteração, para acelerar o processo. Da CRA, a matéria (PL 2.903/2023) segue à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e, depois, ao Plenário.

Simultaneamente, o assunto está em discussão no Supremo Tribunal Federal (STF), que julga um processo que trata do Marco Temporal com “repercussão geral”, ou seja, a decisão servirá de parâmetro para todos os processos em instâncias inferiores da Justiça. Dependendo do resultado, pode derrubar a legitimidade das mais de 700 demarcações de terras indígenas no país, beneficiando gigantes do agronegócio e ameaçando ainda mais o meio ambiente.

Por iniciativa do senador Beto Faro (PT-PA), a CRA vai realizar audiência pública na próxima terça (22/8) com representantes do Ministério da Justiça, da Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas) e da Apib (Articulação dos Povos Indígenas do Brasil). Na reunião desta quarta, foi lido o parecer da relatora Soraya Thronicke (União-MS) – favorável ao projeto – e concedido pedido de vários senadores para que tenham uma semana a mais para analisar o texto.

“É um tema extremamente polêmico e sobre o qual nós precisamos achar, na minha avaliação, um meio-termo”, sugeriu Beto Faro. “Nem tudo o que está estabelecido na questão do Marco Temporal, mas também não pode ficar sem estabelecer uma regra para isso”, ponderou.

Além disso, o senador argumenta que a matéria acaba de chegar para análise dos senadores, que devem ouvir todos os interessados. “A matéria está vindo agora ao Senado, embora seja de conhecimento de todos, mas é uma matéria que estava na Câmara. É o primeiro debate oficial que a gente faz sobre esse tema aqui”, afirmou.

O que está em jogo

A tese do Marco Temporal estabelece que os indígenas somente teriam direito às terras que estavam em sua posse no dia 5 de outubro de 1988, data da promulgação da Constituição Federal, ou que estavam em disputa judicial na época.

O caso em debate no STF é um recurso da Funai contra decisão do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), que deu razão ao estado de Santa Catarina na disputa com o povo Xokleng pela posse da Terra Indígena Ibirama.

Até o momento, 2 ministros votaram contra a tese (Edson Fachin, relator, e Alexandre de Moraes) e 1 a favor (Nunes Marques). O julgamento poderá ser retomado a partir de 5 de setembro, quando vence o prazo do pedido de vista concedido ao ministro André Mendonça.

Se aprovada, a tese do Marco Temporal vai beneficiar gigantes do agronegócio e ameaçar ainda mais o meio ambiente, como é o caso de outra disputa na mesma região catarinense, onde a empresa Modo Battistella Reflorestamento (Mobasa) seria diretamente beneficiada.

Pertencente ao conglomerado da família Battistella, a empresa extratora de madeira pede que a Justiça anule a demarcação da Terra Indígena Ibirama La-klaño. A família também fabrica madeira serrada de pinheiro (pinus), é dona do Porto de Itapoá (SC), o terceiro maior do país em movimentação de contêineres, e dona da Cotrasa, uma das maiores revendedoras de caminhões Scania do país.

Do PT no Senado

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100