Proclamação da República: Petistas reafirmam compromisso com a democracia e com um Brasil mais justo

Brasil Feliz de Novo - Reprodução do Twitter da Deputada Maria do Rosário (PT-RS)

Parlamentares da Bancada do PT na Câmara usaram suas redes sociais nesta terça-feira (15) para destacar os 133 anos da Proclamação da República Brasileira, e para relembrar a importância da democracia. O líder do PT, deputado Reginaldo Lopes (MG), afirmou que a proclamação trouxe conquistas importantes como a laicidade do Estado, mas alertou que ela não solucionou problemas, como o racismo. “Uma República se constrói diariamente, reafirmando valores, fortalecendo instituições e enfrentando as desigualdades. Seguiremos nessa luta”, garantiu.

O deputado Enio Verri (PT-PR) enfatizou que uma república democrática se constrói com garantia de direitos e com um Estado preocupado com seu povo. “O dia de hoje consolida a luta por um Brasil mais justo para todos e todas”, completou.

O deputado Nilto Tatto (PT-SP) citou que há 133 anos um movimento da elite econômica e militar instaurou a República no Brasil, que deveria atender aos interesses do povo. “Mas não foi isso que aconteceu”, lamentou. Ele afirmou que a partir de 2023, com Lula, “reiniciaremos a reconstrução do Brasil como um país republicano, justo e sustentável”.

Ao falar sobre os 133 anos da República, o deputado Bohn Gass (PT-RS) relembrou que nesse período, nem sempre o poder foi do povo. “Então, mais do que tudo, o 15 de novembro deve ser data de reforçar a Democracia”, defendeu.

E para a deputada Erika Kokay (PT-DF), neste 15 de novembro, Dia da Proclamação da República, nós celebramos a retomada do verdadeiro sentido de República. “Com a vitória de Lula, o Brasil voltará a ser do povo brasileiro. Viva o Brasil inclusivo, soberano e democrático!”

Coragem para construir um Brasil Melhor

“Neste 15 de novembro, Feriado da Proclamação da República, que o desejo e a coragem para construir um país melhor possa unir todos nós”, manifestou a deputada Professora Rosa Neide (PT-MT). Ela disse ainda que a democracia, o respeito às instituições e a defesa dos valores republicanos devem ser a nossa prioridade.

O deputado Leonardo Monteiro (PT-MG) também destacou a construção de um Brasil melhor, com liberdade e soberania a partir da proclamação da República. “Agora celebramos um novo passo dessa jornada, resistindo contra o ódio, o preconceito, as injustiças, e consolidando um novo tempo democrático, de direitos e oportunidades”.

Na mesma linha, a deputada Maria do Rosário (PT-RS) falou de democracia, liberdade e direitos e concluiu afirmando que “o Brasil vai ser feliz de novo!”

Compromisso com a democracia

Na avaliação do deputado Carlos Zarattini (PT-SP), é preciso reafirmar o compromisso com a República e com a democracia. “E isso passa pelo combate a qualquer ação antidemocrática”, observou. Ele disse ainda que as sequelas deixadas pelo bolsonarismo são profundas e precisam de ser combatidas. “Não dá pra aceitar mais intolerância e ataques às instituições!”, afirmou.

Zarattini relembrou que o bolsonarismo – a extrema direita – foi nas urnas, “mas agora precisamos seguir combatendo com rigor os seus métodos e todos os atos antidemocráticos promovidos por essa turma que odeia democracia e os divergentes”, defendeu.

O deputado Rubens Otoni (PT-GO) lamentou que no dia escolhido para homenagear a República algumas pessoas tenham usando os símbolos da pátria para atacar a Constituição e a Democracia. “Serão responsabilizados”, afirmou.

E o deputado Helder Salomão (PT-ES) comemorou: “Último 15 de novembro (Proclamação da República) com Bolsonaro presidente”.

Participação popular

Para o deputado João Daniel (PT-SE), é importante lembrar que a verdadeira democracia vem da vontade e da participação popular, assim, “lutaremos para que o povo seja protagonista dos novos capítulos de um país mais justo e igualitário, para todos os brasileiros e brasileiras”.

“Parabéns ao Brasil que, como a república democrática que é, não se deixou cair nas garras do golpismo e provou que todo o poder emana do povo!”, afirmou o deputado Alexandre Padilha (PT-SP).

E o deputado Célio Moura (PT-TO) afirmou que o povo brasileiro necessita de amor e garantia de direitos para viver com a máxima dignidade.

O deputado José Guimarães (PT-CE) afirmou que liberdade e democracia andam juntas na nossa Constituição Federal. E o deputado Alencar Santana (PT-SP) frisou que “o Brasil é de todos os brasileiros.

 

Vania Rodrigues

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também