O deputado federal Zé Neto (PT-BA) quer recompor o orçamento dos programas de habitação popular no Brasil. “O setor de construção civil está destroçado. Realocar R$ 1,8 bilhões no orçamento, atenderá a demanda crescente por moradias para os mais pobres, além de fomentar um dos setores produtivos mais importantes. Não é gasto, é investimento”, explicou Zé Neto.
O presidente Jair Bolsonaro vetou 98% dos recursos destinados ao Fundo de Arrendamento Residencial (FAR) do Orçamento da União de 2021, que financia as obras da faixa 1 do antigo Minha Casa Minha Vida, hoje chamado de Casa Verde e Amarela. Esse veto atinge diretamente os mais pobres, famílias com renda de até R$ 1,8 mil. Além de interromper obras, poderão acabar cerca de 250 mil empregos diretos e 500 mil indiretos e induzidos.
“Para sairmos dessa crise econômica sem precedentes, causada pela pandemia, precisamos de um Estado forte, comprometido com os mais vulneráveis e com o setor produtivo”, concluiu Zé Neto. O parlamentar está atuando para pautar o Projeto de Lei do Congresso Nacional (PLN 4/2021) que trata da recomposição de dotações na Lei Orçamentária de 2021.
Assessoria de Comunicação