Petistas ressaltam compromissos de Lula com povos indígenas

Foto: Lula Marques

A simbologia, o momento histórico que caracteriza o encontro do ex-presidente Lula com os povos indígenas que estão acompanhando a 18ª edição do Acampamento Terra Livre, em Brasília, foi ressaltado – em plenário da Câmara – por parlamentares da Bancada do Partido dos Trabalhadores, nesta terça-feira (12). Para o líder da bancada petista que acompanhou o ex-presidente no ato, deputado Reginaldo Lopes (MG) o encontro foi “emblemático” e “importante”.

“Os nossos povos originários foram atacados nesses mais de 3 anos pelo governo Bolsonaro. Esse ato foi o encontro do nosso Presidente Lula com os povos originários do ponto de vista de uma pauta de luta, de uma pauta de futuro para o Estado brasileiro”, afirmou Lopes.

Líder Reginaldo Lopes. Foto: Lula Marques

Ele creditou como fundamental, o debate sobre uma pauta que possa garantir demarcação das terras, que reafirme que a população indígena são os verdadeiros guardiões da natureza, a proteção da biodiversidade, dos rios, veredas, e das nascentes.

“Portanto, para se ter uma pauta de trabalho, é fundamental que esse debate faça parte do grande debate político-eleitoral de 2022. E o presidente Lula assumiu o compromisso de tratar dos direitos da população indígena num ministério específico, porque, de fato, temos uma dívida histórica com a comunidade indígena”, reconheceu o líder petista.

A deputada Erika Kokay (PT-DF) lembrou que milhares de indígenas de diversas etnias, de todo o Brasil que estão no Acampamento Terra Livre, fazem a discussão sobre a necessidade de demarcação dos territórios, mas também sobre a necessidade de preservar este País. “Hoje nós tivemos uma belíssima ocasião de constatarmos como há pessoas que falam dos interesses mais legítimos do País”, observou.

Segundo ela, na atividade se escutou de forma muito concreta como esses povos estão ameaçados pela pauta anti-indígena apresentada por Bolsonaro. “Acho que nunca tivemos tantas ameaças aos direitos dos povos indígenas como estamos tendo agora, seja através da flexibilização do licenciamento, seja através de uma política no meio ambiente que é uma política antiambiental”, criticou Erika.

Deputada Erika Kokay. Foto: Lula Marques

A parlamentar enalteceu os compromissos que o ex-presidente Lula assumiu diante dos mais de 8 mil indígenas presentes no encontro desta terça-feira. “Naquele momento mágico, nós vimos tantos compromissos de Luiz Inácio Lula da Silva que nos lembram que não podemos esquecer neste País que o cocar existia antes da coroa, e que quando se conseguem os direitos dos povos indígenas ao seu próprio território significa que isso que está na nossa Constituição não pode ser pisoteado pelos cascos dos bois, da boiada que foi tão citada pelo então ministro do Meio Ambiente”, citou Erika, ao se referir ao ex-ministro Ricardo Salles.

Valor da democracia

Para o líder da Minoria na Câmara, deputado Alencar Santana Braga (PT-SP), que também esteve presente ao evento, esse encontro reafirma o valor da democracia. “Isso é importante, pois demonstra o valor da democracia, o valor do respeito, o valor do diálogo com os diferentes, justamente para que possamos construir as políticas públicas, como foi garantida lá a criação de um ministério para tratar das pautas indígenas porque eles merecem respeito”, afirmou.

Deputado Alencar Santana Braga (PT-SP) – Foto – Agência Câmara

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Benildes Rodrigues

 

 

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também