Petistas repudiam intenção de Bolsonaro de reduzir FGTS e valor da multa de rescisão paga aos trabalhadores

Foto: Site do PT

 Parlamentares da Bancada do PT na Câmara reagiram com indignação, neste fim de semana, pelo Twitter, à notícia de que o governo de extrema direita Jair Bolsonaro pretende diminuir o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) de todos os trabalhadores.

Para o líder da Minoria na Câmara, deputado Alencar Santana Braga (PT-SP), a proposta do governo Bolsonaro é um ataque frontal a um direito histórico dos trabalhadores. “Falta pouco, muito pouco para o governo do miliciano apresentar uma medida provisória para revogar a Lei Áurea”, afirmou.

A deputada Erika Kokay (PT-DF) ressaltou que a intenção do governo militar  demonstra que “ Bolsonaro odeia o povo brasileiro”. “A mais nova crueldade que esse governo prepara é a diminuição do FGTS de todos os trabalhadores/as com a desculpa cínica de gerar empregos. A mesma cantilena da reforma trabalhista, que destruiu direitos e não gerou empregos”, apontou.

Mais lucro para as empresas

Segundo reportagem do jornal Folha de S.Paulo, entre as medidas já redigidas pelo ministério da Economia estaria a redução no depósito mensal de 8% para 2% pago pelas empresas para composição do FGTS, além do corte da multa paga em caso de demissão sem justa causa de 40% para apenas 20%. Segundo apurou o jornal, as medidas seriam apresentadas via Medida Provisória, com a justificativa de reduzir os custos para os empregadores.

O jornal lembra que, atualmente, as empresas precisam recolher o correspondente a 8% do salário dos trabalhadores e depositar em uma conta individual em nome do empregado. Esse recurso pode ser resgatado em algumas situações, entre elas a compra da casa própria ou a demissão sem justa causa. Neste último caso, o trabalhador pode resgatar todo o saldo disponível no fundo (caso não tenha optado pelo saque-aniversário).

A empresa precisa ainda pagar uma multa de 40% sobre o valor recebido ao longo do contrato de trabalho diretamente ao empregado demitido.

Ataque aos trabalhadores

Os parlamentares petistas prometeram lutar contra a Medida Provisória, caso seja apresentada ao Congresso.

“A dupla desemprego e inflação ataca novamente os direitos dos/das trabalhadores/as. Vai ter resistência!”, disse o deputado Carlos Veras (PT-PE).

Leia abaixo outras mensagens de parlamentares da Bancada do PT na Câmara  sobre o mais novo ataque de Bolsonaro à classe trabalhadora:

 

Deputado Helder Salomão (PT-ES) – “Vejam este crime: Governo Bolsonaro prepara proposta para diminuir FGTS de todos os trabalhadores. Será reduzido, inclusive, a multa por demissão sem justa causa que cairá de 40% para 20%. É URGENTE tirar esse inimigo do povo do poder antes que ele destrua o Brasil inteiro”.

Deputada Benedita da Silva (PT-RJ) – “Todo dia um projeto que prejudica o povo. Agora o desgoverno quer diminuir o FGTS, sob a justificativa de reduzir o custo dos empregadores. É mais um direito trabalhista que querem nos tomar! Ao ponto de reduzir a multa paga em caso de demissão sem justa causa de 40% para 20%”.

Deputada Natália Bonavides (PT-RN) – “Os maiores especialistas em tirar direitos do povo preparam mais um golpe covarde contra a classe trabalhadora. Bolsonaro e Guedes agora querem diminuir o FGTS, nada de gerar emprego e renda. Eles sabem que serão derrotados, até lá deixarão um rastro de destruição”.

Deputada Luizianne Lins (PT-CE) – “Mais uma perversidade contra os/as trabalhadores. Bolsonaro e Guedes querem diminuir percentual do FGTS depositado pelas empresas de 8% para 2%. A política deles é acabar com nossos direitos!”.

Deputado Henrique Fontana (PT-RS) – “Bolsonaro tem nova proposta para diminuir o FGTS e multa por demissão para todos os trabalhadores. Mas para diminuir o preço da gasolina, do diesel, do gás, da comida ele não tem proposta! Tá duro de aguentar!”.

Deputado Enio Verri (PT-PR) – “O trabalhador/a não tem um minuto de paz. Guedes prepara mais retiradas de direitos por meio de medidas provisórias para reduzir depósito mensal de 8% para 2% e multa paga na demissão de 40% para 20%. O objetivo é que o empregado não tenha direito nenhum?”.

Deputado Rubens Otoni (PT-GO) – “E o desmonte continua!”.

Deputado Carlos Zarattini (PT-SP) – “Era só o que faltava: o governo quer diminuir o valor do FGTS! Bolsonaro e Paulo Guedes odeiam os trabalhadores, mas vamos lutar para que isso não aconteça!”.

 

Héber Carvalho

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex