Parlamentares da Bancada do PT na Câmara lamentaram, em suas redes sociais, a morte da ex-deputada do PT e economista Maria da Conceição Tavares, referência no pensamento desenvolvimentista e na luta contra a desigualdade, neste sábado (8/6). “É com muita tristeza que recebi a notícia do falecimento de Maria da Conceição Tavares, uma expoente das fileiras do PT e uma das maiores economistas e intelectuais do País”, afirmou o líder da bancada, deputado Odair Cunha (MG).
Ele ainda ressaltou que a ex-deputada foi uma “militante aguerrida das forças progressistas e democráticas” e que sempre será lembrada pela postura combativa e suas obras questionadoras acerca do neoliberalismo e do tão injusto capitalismo brasileiro. “Sua contribuição ao debate econômico, em defesa de uma sociedade mais justa, fraterna e igualitária, será sempre referência para o PT e os partidos de esquerda. Neste momento de dor, deixamos um abraço fraternal aos familiares e amigos”, concluiu Odair Cunha.
É com muita tristeza que recebi a notícia do falecimento de Maria da Conceição Tavares, uma expoente das fileiras do PT e uma das maiores economistas e intelectuais do País. Ex-deputada pelo PT, militante aguerrida das forças progressistas e democráticas, será sempre lembrada…
— Odair Cunha (@odaircunhamg) June 8, 2024
“Com muito orgulho, o PT teve Maria da Conceição entre nossas filiadas e em nossa bancada na Câmara dos Deputados. É uma grande perda, especialmente num momento em que o Brasil precisa de vozes em defesa da democracia e do desenvolvimento econômico, como sempre ela se destacou afirmou a presidenta do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR). Para a deputada, Maria da Conceição Tavares foi acima de tudo uma mulher corajosa, que colocou sua inteligência e conhecimento a serviço da transformação social de nosso país. “Sua contribuição para o debate econômico e para a formação acadêmica neste campo é inestimável. Minha solidariedade à família, amigos, alunos e admiradores dessa grande mulher brasileira”, completou.
Maria da Conceição Tavares foi acima de tudo uma mulher corajosa, que colocou sua inteligência e conhecimento a serviço da transformação social de nosso país. Sua contribuição para o debate econômico e para a formação acadêmica neste campo é inestimável. Com muito orgulho, o PT…
— Gleisi Hoffmann (@gleisi) June 8, 2024
“Meu profundo pesar pela passagem da querida companheira Maria da Conceição Tavares. Além de brilhante economista, uma das pessoas mais indignadas com a injustiça e a desigualdade, que conheci. Siga em paz Conceição. Que Deus lhe acolha por tudo que fizeste pelos humildes”, escreveu o líder do governo, deputado José Guimarães (PT-CE).
Meu profundo pesar pela passagem da querida companheira Maria da Conceição Tavares. Além de brilhante economista, uma das pessoas mais indignadas com a injustiça e a desigualdade, que conheci. Siga em paz Conceição. Que Deus lhe acolha por tudo que fizeste pelos humildes.
Foto:… pic.twitter.com/E7KX2pZIoy
— José Guimarães (@guimaraes13PT) June 8, 2024
“Maria Conceição Tavares sempre será uma grande inspiração. Deixa um legado de luta ,de justiça e amor pelo nosso povo. Jamais me esquecerei dos espaços em que partilhamos através da luta política. Maria Conceição Tavares, presente!”, escreveu a deputada Jack Rocha (PT-ES), coordenadora da Bancada Feminina da Bancada do PT.
A deputada Ana Pimentel (PT-MG), presidenta da Comissão da Mulher, destacou o legado de Maria da Conceição na luta por justiça social. “Hoje perdemos Maria da Conceição Tavares, aos 94 anos. Era uma grande economista, professora e escritora, combatia com veemência o capitalismo. Seu legado reverbera na nossa luta por justiça social, pelo fim das desigualdades e da miséria. Viva seu legado de militância, pesquisa e ensinamentos”.
Contribuições e Influências
Maria da Conceição Tavares nasceu em Portugal e Iniciou sua formação em Engenharia na Universidade de Lisboa, mas logo se transferiu para Ciências Matemáticas, licenciando-se em 1953. Em 1954, fugindo da ditadura salazarista, Conceição Tavares se mudou para o Brasil, onde iniciou sua carreira como estatística no Instituto Nacional de Imigração e Colonização (INIC). Naturalizou-se brasileira em 1957 e, nesse mesmo ano, matriculou-se no curso de Economia da Universidade do Brasil, atual Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Sua carreira no Brasil foi marcada por importantes passagens pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e pelo Grupo Executivo de Indústria Mecânica Pesada (Geimape). Trabalhou também na Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), onde desenvolveu trabalhos influenciados por economistas como Celso Furtado, Caio Prado Jr., e Ignácio Rangel.
Atuação Política e Acadêmica
Ela Foi uma das vozes mais críticas do Plano Real na década de 1990 e se destacou como deputada federal pelo PT do Rio de Janeiro. Em 1998, venceu o Prêmio Jabuti na categoria ‘Economia’, reconhecendo sua significativa contribuição ao pensamento econômico no Brasil.
Legado e Reconhecimento
Ao longo de sua carreira, Maria da Conceição Tavares formou e influenciou inúmeros economistas e líderes políticos, entre eles José Serra, Luciano Coutinho, e Luiz Gonzaga Belluzzo. Sua dedicação à justiça social e ao desenvolvimento econômico brasileiro foi uma constante em sua vida, e seu impacto será sentido por muitos anos.
Sua morte representa uma grande perda para o Brasil, mas seu legado de luta, ensinamentos e contribuições à economia nacional continuará a inspirar futuras gerações de economistas.
Leia a declaração de outros parlamentares:
Deputado Zeca Dirceu (PT-PR) – “Em momentos assim, a gente guarda o luto com a tristeza da perda mas também um profundo agradecimento pelo seu legado e ensinamentos. Referência para as mulheres, à frente de seu tempo, um dos maiores nomes da formação do pensamento econômico brasileiro e exemplo de intelectual orgânica da história e da redemocratização do nosso país, sempre ativa no combate à opressão e às desigualdades. Que Deus a receba com todo amor e conforte os corações de amigos e da família.
Deputado Pedro Uczai (PT-SC) – “Com muita tristeza recebi a notícia do falecimento da economista Maria Conceição Tavares, que teve um papel central no debate econômico ao longo das últimas décadas. Minha solidariedade aos amigos e familiares desta mulher tão combativa, que tanto contribuiu com o nosso país. Maria Conceição Tavares, presente”.
Deputado Reimont (PT-RJ) – “Perdemos uma das nossas mais extraordinárias pensadoras e militantes, a economista Maria da Conceição Tavares. Em 2022, tive a honra de homenagear Conceição com a Medalha Chiquinha Gonzaga, reconhecendo a sua contribuição para a justiça social, que continuam a nos inspirar”.
Deputado Lindbergh Farias (PT-RJ) – “É com imensa tristeza que recebo a notícia do falecimento de Maria da Conceição Tavares, aos 94 anos. Maria deixa um legado imenso para o debate político e econômico brasileiro. Com sua inteligência, acidez e sagacidade sempre denunciou em tom crítico a nossa maior mazela: a desigualdade social. Deixo aqui meu mais profundo carinho aos amigos e familiares. Maria da Conceição sempre foi e continuará sendo uma referência para mim, para esta e as futuras gerações. “Eu não desisto deste país”, disse ela em uma entrevista. Nós também não desistiremos”.
Deputado Rogério Correia (PT-MG) – “Acabamos de perder Maria da Conceição Tavares, uma das maiores economistas e intelectuais que tivemos a honra de ter nas fileiras do Partido dos Trabalhadores. Um abraço fraterno aos amigos e familiares”.
Deputado Helder Salomão (PT-ES) – “Dia triste. Maria da Conceição Tavares nos deixou”.
Deputada Erika Kokay (PT-DF) – “O Brasil perdeu hoje uma de suas maiores mestras e líderes políticas, Maria Conceição Tavares, aos 94 anos. A ousadia e a altivez dessa ativista inigualável continuarão a inspirar nossos corações e mentes. Sua presença, tão marcante e transformadora, será eternamente sentida. Maria Conceição Tavares, presente”.
Deputado Alencar Santana (PT-SP) – “Maria da Conceição Tavares nos deixou hoje, aos 94 anos. A economista foi professora da Unicamp e da UFRJ. Também foi deputada federal pelo PT (1995-1998) e é uma das maiores intelectuais da nossa história, deixando um legado valiosíssimo para o pensamento social e econômico do Brasil. Meus sentimentos à família e todos que conviveram de perto com ela”.
Deputado Valmir Assunção (PT-BA) – “Recebi com pesar a notícia da partida da grande Maria da Conceição Tavares. Militante aguerrida, professora e economista, e também ex-deputada federal, sempre comprometida com a luta e em compreender e propor mudanças para nossa sociedade tão desigual.”.
Deputada Maria do Rosário (PT-RS) – “Perdemos a professora e ex-deputada federal do PT, Maria da Conceição Tavares, uma economista brilhante cujo amor pelo Brasil e visão vanguardista do pensamento econômico, sempre focada em transformar a economia numa ferramenta de combate às desigualdades, tornam seu legado inestimável”.
Deputada Reginete Bispo (PT-RS) – “Hoje nos despedimos de Maria da Conceição Tavares, uma economista, matemática, escritora, professora e ex-deputada federal. Desejamos força aos seus entes queridos, amigos e admiradores.
Deputada Dandara Tonantzin (PT-MG) – “Maria da Conceição Tavares nos deixou, aos 94 anos. Portuguesa, foi também fundadora histórica do Partido dos Trabalhadores e uma das maiores intelectuais e economistas do Brasil. Que seu legado de luta contra o liberalismo continue sendo inspiração pra nós e as futuras gerações.
Deputado Carlos Zarattini (PT-SP) – “Perdemos hoje não apenas uma grande mestra de economia, mas alguém que colocou toda sua energia no enfrentamento das injustiças! Maria Conceição Tavares presente”.
Leia mais:
Lideranças petistas lamentam a morte da economista Maria da Conceição Tavares
Lorena Vale com Brasil 247