Petistas lamentam a morte da economista e ex-deputada Maria da Conceição Tavares

Maria da Conceição Tavares - Foto - Antônio Cruz - Agência Brasil

Parlamentares da Bancada do PT na Câmara lamentaram, em suas redes sociais, a morte da ex-deputada do PT e economista Maria da Conceição Tavares, referência no pensamento desenvolvimentista e na luta contra a desigualdade, neste sábado (8/6). “É com muita tristeza que recebi a notícia do falecimento de Maria da Conceição Tavares, uma expoente das fileiras do PT e uma das maiores economistas e intelectuais do País”, afirmou o líder da bancada, deputado Odair Cunha (MG).

Ele ainda ressaltou que a ex-deputada foi uma “militante aguerrida das forças progressistas e democráticas” e que sempre será lembrada pela postura combativa e suas obras questionadoras acerca do neoliberalismo e do tão injusto capitalismo brasileiro. “Sua contribuição ao debate econômico, em defesa de uma sociedade mais justa, fraterna e igualitária, será sempre referência para o PT e os partidos de esquerda. Neste momento de dor, deixamos um abraço fraternal aos familiares e amigos”, concluiu Odair Cunha.

 

“Com muito orgulho, o PT teve Maria da Conceição entre nossas filiadas e em nossa bancada na Câmara dos Deputados. É uma grande perda, especialmente num momento em que o Brasil precisa de vozes em defesa da democracia e do desenvolvimento econômico, como sempre ela se destacou afirmou a presidenta do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR). Para a deputada, Maria da Conceição Tavares foi acima de tudo uma mulher corajosa, que colocou sua inteligência e conhecimento a serviço da transformação social de nosso país. “Sua contribuição para o debate econômico e para a formação acadêmica neste campo é inestimável. Minha solidariedade à família, amigos, alunos e admiradores dessa grande mulher brasileira”, completou.

 

“Meu profundo pesar pela passagem da querida companheira Maria da Conceição Tavares. Além de brilhante economista, uma das pessoas mais indignadas com a injustiça e a desigualdade, que conheci. Siga em paz Conceição. Que Deus lhe acolha por tudo que fizeste pelos humildes”, escreveu o líder do governo, deputado José Guimarães (PT-CE).

 

“Maria Conceição Tavares sempre será uma grande inspiração. Deixa um legado de luta ,de justiça e amor pelo nosso povo. Jamais me esquecerei dos espaços em que partilhamos através da luta política. Maria Conceição Tavares, presente!”, escreveu a deputada Jack Rocha (PT-ES), coordenadora da Bancada Feminina da Bancada do PT.

A deputada Ana Pimentel (PT-MG), presidenta da Comissão da Mulher, destacou o legado de Maria da Conceição na luta por justiça social. “Hoje perdemos Maria da Conceição Tavares, aos 94 anos. Era uma grande economista, professora e escritora, combatia com veemência o capitalismo. Seu legado reverbera na nossa luta por justiça social, pelo fim das desigualdades e da miséria. Viva seu legado de militância, pesquisa e ensinamentos”.

Contribuições e Influências

Maria da Conceição Tavares nasceu em Portugal e Iniciou sua formação em Engenharia na Universidade de Lisboa, mas logo se transferiu para Ciências Matemáticas, licenciando-se em 1953. Em 1954, fugindo da ditadura salazarista, Conceição Tavares se mudou para o Brasil, onde iniciou sua carreira como estatística no Instituto Nacional de Imigração e Colonização (INIC). Naturalizou-se brasileira em 1957 e, nesse mesmo ano, matriculou-se no curso de Economia da Universidade do Brasil, atual Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Sua carreira no Brasil foi marcada por importantes passagens pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e pelo Grupo Executivo de Indústria Mecânica Pesada (Geimape). Trabalhou também na Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), onde desenvolveu trabalhos influenciados por economistas como Celso Furtado, Caio Prado Jr., e Ignácio Rangel.

Atuação Política e Acadêmica

Ela Foi uma das vozes mais críticas do Plano Real na década de 1990 e se destacou como deputada federal pelo PT do Rio de Janeiro. Em 1998, venceu o Prêmio Jabuti na categoria ‘Economia’, reconhecendo sua significativa contribuição ao pensamento econômico no Brasil.

Legado e Reconhecimento

Ao longo de sua carreira, Maria da Conceição Tavares formou e influenciou inúmeros economistas e líderes políticos, entre eles José Serra, Luciano Coutinho, e Luiz Gonzaga Belluzzo. Sua dedicação à justiça social e ao desenvolvimento econômico brasileiro foi uma constante em sua vida, e seu impacto será sentido por muitos anos.

Sua morte representa uma grande perda para o Brasil, mas seu legado de luta, ensinamentos e contribuições à economia nacional continuará a inspirar futuras gerações de economistas.

Leia a declaração de outros parlamentares:

 

Deputado Zeca Dirceu (PT-PR) – “Em momentos assim, a gente guarda o luto com a tristeza da perda mas também um profundo agradecimento pelo seu legado e ensinamentos. Referência para as mulheres, à frente de seu tempo, um dos maiores nomes da formação do pensamento econômico brasileiro e exemplo de intelectual orgânica da história e da redemocratização do nosso país, sempre ativa no combate à opressão e às desigualdades. Que Deus a receba com todo amor e conforte os corações de amigos e da família.

Deputado Pedro Uczai (PT-SC) – “Com muita tristeza recebi a notícia do falecimento da economista Maria Conceição Tavares, que teve um papel central no debate econômico ao longo das últimas décadas. Minha solidariedade aos amigos e familiares desta mulher tão combativa, que tanto contribuiu com o nosso país. Maria Conceição Tavares, presente”.

Deputado Reimont (PT-RJ) – “Perdemos uma das nossas mais extraordinárias pensadoras e militantes, a economista Maria da Conceição Tavares. Em 2022, tive a honra de homenagear Conceição com a Medalha Chiquinha Gonzaga, reconhecendo a sua contribuição para a justiça social, que continuam a nos inspirar”.

Deputado Lindbergh Farias (PT-RJ) – “É com imensa tristeza que recebo a notícia do falecimento de Maria da Conceição Tavares, aos 94 anos. Maria deixa um legado imenso para o debate político e econômico brasileiro. Com sua inteligência, acidez e sagacidade sempre denunciou em tom crítico a nossa maior mazela: a desigualdade social. Deixo aqui meu mais profundo carinho aos amigos e familiares. Maria da Conceição sempre foi e continuará sendo uma referência para mim, para esta e as futuras gerações. “Eu não desisto deste país”, disse ela em uma entrevista. Nós também não desistiremos”.

Deputado Rogério Correia (PT-MG) – “Acabamos de perder Maria da Conceição Tavares, uma das maiores economistas e intelectuais que tivemos a honra de ter nas fileiras do Partido dos Trabalhadores. Um abraço fraterno aos amigos e familiares”.

Deputado Helder Salomão (PT-ES) – “Dia triste. Maria da Conceição Tavares nos deixou”.

Deputada Erika Kokay (PT-DF) – “O Brasil perdeu hoje uma de suas maiores mestras e líderes políticas, Maria Conceição Tavares, aos 94 anos. A ousadia e a altivez dessa ativista inigualável continuarão a inspirar nossos corações e mentes. Sua presença, tão marcante e transformadora, será eternamente sentida. Maria Conceição Tavares, presente”.

Deputado Alencar Santana (PT-SP) – “Maria da Conceição Tavares nos deixou hoje, aos 94 anos. A economista foi professora da Unicamp e da UFRJ. Também foi deputada federal pelo PT (1995-1998) e é uma das maiores intelectuais da nossa história, deixando um legado valiosíssimo para o pensamento social e econômico do Brasil. Meus sentimentos à família e todos que conviveram de perto com ela”.

Deputado Valmir Assunção (PT-BA) – “Recebi com pesar a notícia da partida da grande Maria da Conceição Tavares. Militante aguerrida, professora e economista, e também ex-deputada federal, sempre comprometida com a luta e em compreender e propor mudanças para nossa sociedade tão desigual.”.

Deputada Maria do Rosário (PT-RS) – “Perdemos a professora e ex-deputada federal do PT, Maria da Conceição Tavares, uma economista brilhante cujo amor pelo Brasil e visão vanguardista do pensamento econômico, sempre focada em transformar a economia numa ferramenta de combate às desigualdades, tornam seu legado inestimável”.

Deputada Reginete Bispo (PT-RS) – “Hoje nos despedimos de Maria da Conceição Tavares, uma economista, matemática, escritora, professora e ex-deputada federal. Desejamos força aos seus entes queridos, amigos e admiradores.

Deputada Dandara Tonantzin (PT-MG) – “Maria da Conceição Tavares nos deixou, aos 94 anos. Portuguesa, foi também fundadora histórica do Partido dos Trabalhadores e uma das maiores intelectuais e economistas do Brasil. Que seu legado de luta contra o liberalismo continue sendo inspiração pra nós e as futuras gerações.

Deputado Carlos Zarattini (PT-SP) – “Perdemos hoje não apenas uma grande mestra de economia, mas alguém que colocou toda sua energia no enfrentamento das injustiças! Maria Conceição Tavares presente”.

Leia mais:

Lideranças petistas lamentam a morte da economista Maria da Conceição Tavares

Lorena Vale com Brasil 247

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100