No Dia do Servidor Público, comemorado nesta quinta-feira (28), parlamentares da Bancada do Partido dos Trabalhadores na Câmara usaram a tribuna para destacar a importância do servidor e do serviço público para o desenvolvimento do País. Ao mesmo tempo, traçaram um paralelo com o desmonte do setor, previsto na Reforma Administrativa (PEC 32), encaminhada ao Congresso Nacional por Bolsonaro e seu ministro da Economia, Paulo Guedes.
“Registro a minha homenagem a essa categoria, que merece o nosso mais profundo respeito. Tenho certeza de que os senhores deputados – mesmo os de direita, bolsonaristas, deputados que efetivamente têm uma postura contraditória com a nossa postura -, sabem que votar nessa PEC 32 implica prejuízo ao povo brasileiro, implica a desfiguração do Estado como o órgão, através da Constituição brasileira, que serve de equilíbrio, que serve de porto seguro para o nosso povo”, discursou o ex-presidente da CUT, o deputado Vicentinho (PT-SP).
Veja mais manifestações:
Deputado João Daniel (PT-SE): “Nossos parabéns a todos os servidores e servidoras públicas do Brasil, dizer do nosso compromisso em defesa do serviço público. Lamentamos, profundamente, que o governo Bolsonaro não goste de serviço público, não goste de servidores. A PEC 32/20 é para retirar direitos dos servidores públicos, é para quebrar a estabilidade dos servidores públicos de todos os entes federativos. Ela é para garantir que serviços sejam vendidos para a iniciativa privada, terceirizados, para que os amigos possam ter empresas e transformar em grandes negócios áreas estratégicas, como a saúde, a educação, assim por diante”.
Deputado Marcon (PT-RS): “Se esta Câmara aprovar a PEC 32 será o fim do serviço público. E quem precisa do serviço público é a população brasileira, que precisa da educação pública gratuita de boa qualidade e, da mesma forma, da saúde, da segurança pública, da assistência social, do controle interno da máquina pública, inclusive por quem conhece, por quem é operador da máquina”.
Deputado Paulão (PT-AL): Meus parabéns pela luta diária aqui em Brasília, nos estados e nas redes sociais para barrar esse desmonte de que se trata a PEC 32. Não podemos aceitar que o serviço público seja visto como inimigo deste País e vamos continuar juntos nesta luta. Estamos falando de milhares de servidores que levam aos mais distantes lugares do Brasil a saúde, segurança, limpeza e tantos outros serviços essenciais e que podem ser massacrados com a reforma administrativa. É por isso que reitero meu voto contrário à essa PEC, porque eu sou a favor do servidor, eu sou a favor do Brasil.
Deputado Pedro Uczai (PT-SC): “Agora a PEC 32 é a consolidação do desmonte do Estado brasileiro na concepção da Constituição de 1988, de um Estado plural, democrático e com proteção social. Transformaram o Estado brasileiro para estar a serviço do mercado, do capital financeiro. Se o relatório da PEC 32 for aprovado na íntegra, nós não só teremos a destruição da carreira, do concurso público, dos direitos do servidor público, não só teremos a destruição da qualidade do serviço público, em que o povo brasileiro vai ser a vítima da desqualificação desse serviço, que será transferido para o setor privado”.
Deputado José Ricardo (PT-AM): “Temos que fazer justiça com o servidor público, valorizá-los e não aceitar a PEC 32. Estou aqui para falar para todo o Brasil que sou contra a PEC 32. Nós temos que enterrar essa PEC no Congresso Nacional, porque não podemos aceitar esse ataque aos servidores públicos e ao serviço público. Isso prejudica a sociedade, a população, que hoje está sofrendo, que está perdendo”.
Deputada Erika Kokay (PT-DF): “No dia de hoje nos cabe fazer a mais profunda homenagem a todos os servidores e servidoras, esses que Paulo Guedes diz que queria colocar a granada no bolso. Colocar granada no bolso de servidores e servidoras é colocar granada no corpo do povo brasileiro. Imaginem colocar uma granada no bolso do jaleco branco, no bolso daquele que está dentro da sala de aula ou no bolso daquele que está buscando arrecadação necessária para as políticas públicas neste País, que está fazendo com que esse Brasil possa respirar pelas frestas, que são abertas frente aos escombros que estão postos por um Governo da necropolítica”.
Deputado Helder Salomão (PT-ES): “Quero dedicar o meu discurso hoje também ao Dia do Servidor Público, parabenizar os servidores públicos neste momento de tantos ataques e de tantas ameaças. Nós vamos seguir firmes nesta Casa na defesa dos interesses do povo brasileiro. E defender o serviço público, as políticas públicas é defender a população que precisa de atendimento nas áreas essenciais: saúde, educação, assistência, segurança pública, agricultura e demais áreas”.
Benildes Rodrigues