Petistas defendem CPMI para investigar financiamento de ato terrorista em Brasília e omissão de autoridades

CPMI para investigar atos dos terroristas bolsonaristas em Brasília. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Parlamentares da Bancada do PT na Câmara e no Senado apresentaram nesta segunda-feira (9) na Mesa Diretora do Congresso Nacional um pedido de instauração de uma Comissão Parlamentar Mista de inquérito (CPMI) para investigar os atos antidemocráticos, golpistas e terroristas praticados nesse último domingo (8), em Brasília, por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro. No pedido, os deputados petistas Rogério Correia (MG), Joseildo Ramos (BA), Natália Bonavides (RN) e o senador Paulo Paim (PT-RS), destacam que é preciso descobrir quem incitou e financiou o vandalismo em Brasília, e investigar a omissão de autoridades públicas que permitiram a invasão aos prédios do Congresso Nacional, do STF e da Presidência da República.

Os parlamentares ressaltam que os atos de violência registrados em Brasília, e a permanência dos “acampamentos” em frente a unidades militares em vários pontos do País, tinham o claro objetivo de “desestabilizar o sistema democrático brasileiro” e “abolir o Estado Democrático de Direito”. Eles afirmam ainda que houve por meio dos envolvidos com esses atos antidemocráticos e golpistas a tentativa de “impedir ou restringir o exercício dos poderes constitucionais e tentar depor, por meio de violência ou grave ameaça, o governo legitimamente eleito”. Diante dos fatos, os petistas ressaltam que é necessário investigar:

– A suspeita de omissão de agentes públicos em suas funções para evitar os atos ilegais supracitados;
– A suspeita de financiamento aos atos ilegais supracitados;
– A suspeita de constituição e integração de organização para a prática dos atos ilegais supracitados;
– A incitação, instigação e apoio de agentes públicos ou demais pessoas aos atos ilegais supracitados;
– A invasão e depredação e de patrimônio público, em especial das sedes do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal.

Os parlamentares apontam que tanto o vandalismo em Brasília, quanto as atividades ilegais verificadas, os tais “acampamentos”, violam várias leis nacionais. Entre elas, os artigos 359-L e 359-M do Código Penal, a Lei nº 13.260/2016 (Lei Antiterrorismo) e a própria Constituição Federal.

Leia abaixo a íntegra do pedido de CPMI:

REQUERIMENTO DE CRIAÇÃO DE CPMI Nº

Héber Carvalho

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex