Petistas comemoram anulação de provas ilegais da Lava Jato; STF afirma que prisão de Lula foi armação

Em 2019, protestos em frente ao STF mobilizaram a sociedade pela liberdade de Lula. Foto: Gustavo Bezerra/Arquivo

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), anulou nesta quarta-feira (6) todas as provas ilegais obtidas pela Lava Jato por meio de acordo de leniência da Odebrecht. O magistrado ainda afirmou que a prisão de Lula foi um “um dos maiores erros judiciários da história do País” e “fruto de um projeto de poder” dos membros da Lava Jato. Para os parlamentares da Bancada do PT na Câmara, a decisão do ministro confirma o que todos já sabiam: Lula é inocente.

A presidenta do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), classificou a decisão de Dias Toffoli como “exemplar” e comemorou que a verdade “sempre vence”. “Decisão exemplar do ministro Toffoli confirma o que sempre dissemos sobre a farsa da Lava Jato. Cedo ou tarde a verdade sempre vence. Os que mentiram, falsificaram provas, arrancaram depoimentos à força terão, agora, de responder por seus crimes. A história segue restabelecendo a Justiça sobre a maior armação judicial e midiática que já se fez contra um grande líder”.

“Moro, Dallagnol e cia vão ser investigados por possíveis crimes contra Lula. Decisão acertada do ministro Toffoli. Os crimes da lava jato não podem ficar impunes”, afirmou o líder do PT, deputado Zeca Dirceu (PR).

 

O líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE) comemorou que a justiça está “sendo feita”. “Acertada a decisão do ministro Dias Toffoli, do STF, que anulou todas as provas obtidas pela Lava Jato em acordo de leniência com a Odebrecht, que foi embasado para prender Lula. O Brasil voltou, a justiça está sendo feita”.

Para a deputada Maria do Rosário (PT-RS) a decisão do ministro restaura a verdade. “É fato simbólico que diante da reconstrução que estamos reconstruindo no Brasil, seja reconstruída também a verdade.  A frase do ministro é terminativa e vale ser repetida. A prisão do Presidente Lula foi um dos maiores erros da história do país”.

“Mais uma decisão que comprova de forma irrefutável, que Lula foi alvo de uma ação criminosa para impedir que ele fosse candidato. Lula é inocente e ficou 580 dias na prisão sem ter cometido nenhum crime”, escreveu o deputado Carlos Zarattini (PT-SP).

Moro e Dallagnol

O ministro do STF ainda determinou que a Procuradoria-Geral da República (PGR) e outros órgãos devem identificar os agentes públicos que atuaram e praticaram os atos relacionados ao acordo de leniência e apurem as responsabilidades.

O deputado Lindbergh Farias (PT-RJ) reforçou que o PT sempre denunciou as arbitrariedades dos integrantes da Lava Jato. “Nós sempre denunciamos que a prisão de Lula era política, uma farsa para influenciar o resultado eleitoral de 2018. Agora, ministro Toffoli diz que “prisão de Lula é um dos maiores erros da história do país”. Moro e Dallagnol vão pagar por seus crimes contra o Brasil e a democracia”.

“A decisão do Ministro Toffoli anulando provas da Lava Jato e classificando a prisão do presidente Lula como um dos maiores erros judiciários da história do país, mostra o sempre falamos, Lula foi alvo de perseguição de uma quadrilha, liderada pelo Moro, que queria tomar o Brasil”, disse o deputado Reginaldo Lopes (PT-MG).

O deputado Rogério Correia (PT-MG) espera que Moro e Dallagnol pague pelos seus erros. “A prisão de Lula foi um dos maiores erros jurídicos da humanidade”, segundo o Ministro Toffoli, que anulou o processo do acordo de leniência da Odebrecht. Em outras palavras, perseguição da Lava Jato. Que Moro e Dallagnol paguem pelo prejuízo ao país”.

“Desde o dia da prisão do Lula, nós já sabíamos que foi tudo armação, tanto que fomos às ruas e foi montado o acampamento em Curitiba. Agora, os executores dessa barbaridade devem enfrentar a justiça.  E cabe ainda a máxima: a justiça tarda, mas não falha”, apontou a deputada Juliana Cardoso (PT-SP).

A verdade venceu

A deputada Erika Kokay (PT-DF) escreveu em suas redes sociais que “lutar sempre vale a pena, a verdade sempre vence”. Para a deputada Denise Pessôa (PT-RS) hoje é “grande dia” para quem “nunca desistiu da justiça”.

“Hoje, um ministro do STF reconhece o que bradamos ao mundo: a prisão de Lula foi injusta e um dos maiores erros do judiciário brasileiro. Sabíamos que a turma de Moro e Dallagnol não tinham nada de imparciais, tinham um projeto de poder pessoal”, apontou o deputado Valmir Assunção (PT-BA).

Para o deputado Fernando Mineiro (PT-RN) a decisão de Toffoli reconhece o que todos já sabiam. “Um “erro histórico” e uma “armação fruto de um projeto de poder”.  Foi assim que o ministro do STF Dias Toffoli classificou a prisão do presidente Lula em 2018. Nunca tivemos dúvida disso, mas é simbólico ver o reconhecimento oficial. Lula sempre foi inocente”.

“Foi golpe. Foi tudo uma armação da Farsa Jato. Nós avisamos. Nós denunciamos. Quase destruíram nosso país e nossa democracia esteve à beira do abismo, do precipício”, escreveu o deputado Padre João (PT-MG).

Leia mais declarações dos parlamentares:

Deputada Carol Dartora (PT-PR) – “Assistindo a ruína do projeto de poder podre de Moro e Dallagnol. Capítulo de hoje: STF assumindo que a lava jato foi um dos maiores erros judiciais da história do Brasil”.

Deputada Natália Bonavides (PT-RN) – “Urgente! O Ministro do STF Dias Toffoli afirma que a prisão de Lula foi um dos maiores erros do judiciário e fruto de um projeto de poder armado por agentes públicos. A gente sempre soube que Moro, Dallagnol e sua trupe queriam poder e dinheiro”.

Deputada Reginete Bispo (PT-RS) – “Prisão de Lula foi ‘armação’, diz Toffoli. Aos poucos o que sabíamos vai sendo comprovado”.

Deputado Bohn Gass (PT-RS) – “A Lava Jato foi um “pau de arara do século XXI, para obter ´provas` contra inocentes. Foi um dos maiores erros judiciários da história do país”, diz ministro Toffoli, do STF. É o Judiciário confirmando tudo o que Lula sempre disse sobre essa farsa chamada Lava Jato”.

Deputado Rubens Pereira Jr (PT-MA) – “Ministro Dias Toffoli declara imprestáveis todas as provas do acordo de leniência da Odebrecht e afirma que a prisão de Lula foi o maior erro da história, fruto de uma armação. Ouvi dizer que a decisão do ministro Toffoli alugou um triplex na cabeça de algumas pessoas”.

Deputado Leonardo Monteiro (PT-MG) – “O que já sabíamos: foi tudo armação”. De acordo o ministro Dias Tofolli, as provas obtidas a partir do acordo de leniência da Odebrecht são imprestáveis, por terem sido obtidas por meios “heterodoxos e ilegais”. Para ele, a prisão do presidente Lula é um dos maiores erros judiciários da história do país. Tudo que já sabíamos, né? Lula é inocente”.

Deputada Ana Paula Lima (PT-SC) – “Toffolli atesta o que sempre afirmamos, a condenação de Lula foi uma aberração jurídica que maculou a história política e do judiciário brasileiro. Sabíamos que não existiam provas, a prisão fez parte de um plano de poder da trupe lavajatista para impedir sua candidatura”.

Deputado Joseildo Ramos (PT-BA) – “Toffoli anula TODAS as provas do acordo da Odebrecht e afirma que “a prisão de #Lula foi um dos maiores erros jurídicos da humanidade”. O ministro do STF ainda sustentou que a prisão foi fruto de uma “armação” de um projeto de poder determinou que a PGR identifique e responsabilize os agentes públicos que atuaram para este fim, e classificou o episódio como o “verdadeiro ovo da serpente dos ataques à democracia e às instituições”. Tudo isso que a gente já sabia e já tinha avisado, não é mesmo? ”.

Deputado Alexandre Lindenmeyer (PT-RS) – “A prisão de Lula foi um dos maiores erros do judiciário e fruto de um projeto de poder armado por agentes públicos. A afirmação é do ministro do STF Dias Toffoli, ao anular hoje todas as provas obtidas a partir das delações da Odebrecht na Lava Jato”.

Deputado Airton Faleiro (PT-PA) – “Hoje o ministro Toffoli decidiu por anular todas as “provas” da Lava-Jato – produzidas de forma arbitrária –  contra Lula e ainda disse o que todos nós já sabíamos: a prisão foi “um dos maiores erros judiciários da história do país”.

Deputada Adriana Accorsi (PT-GO) – “Quando o presidente Lula foi acusado e preso, tantas vezes eu disse: “A verdade sempre aparece e ela nos liberta! O Lula está sendo injustiçado e a verdade vai aparecer. ” Apareceu! E todos que promoveram essa injustiça, estão caminhando a passos largos para a lixeira da história”.

Deputado Nilto Tatto (PT-SP) – “Preso, em abril de 2019, Lula concedeu entrevista e declarou incisivamente: “Não trocarei a minha dignidade pela minha liberdade”. Hoje um ministro do STF diz que a sua prisão foi um dos maiores erros judiciários da história. Pena ter demorado tanto”.

Deputada Dandara Tonantzin (PT-MG) – “Um dos maiores erros judiciários da história do país”. Foi com essas palavras que o ministro Toffoli definiu a prisão injusta de Lula e anulou todas as provas relacionadas à Odebrecht, que serviram de base para processos da farsa da Lava Jato. Justiça tarda, mas não falha”.

Deputada Ana Pimentel (PT-MG) – “Lula guerreiro do povo brasileiro. “Mas, na verdade, foi muito pior. Tratou-se de armação fruto de um projeto de poder de determinados agentes públicos em seu objetivo de conquista do estado por meios aparentemente legais” (Dias Toffoli). Nós já sabíamos”.

Deputado Jilmar Tatto (PT-SP) – “A prisão de Lula, foi “um dos maiores erros judiciários da história do país”, afirmou Dias Toffoli em decisão que anulou atos do acordo de leniência da Odebrecht na Lava Jato. Que os (ex) procuradores e (ex) juízes sejam responsabilizados por suas armações”.

Deputado Paulo Guedes (PT-MG) – “Prisão política. A prisão de Lula foi uma farsa para influenciar o resultado eleitoral de 2018. O ministro Toffoli diz que esse é um dos maiores erros da história do país e que a Lava Jato foi um pau de arara do século XXI, para obter provas contra inocentes. Era farsa a Jato”.

Deputado Pedro Uczai (PT-SC) – “Erro histórico. “Um dos maiores erros judiciários da história do país”, afirma ministro Toffoli sobre prisão do presidente Lula”.

Deputado Helder Salomão (PT-ES) – “Agora: Ministro do STF Dias Toffolli afirma que prisão de Lula foi um dos maiores erros judiciários da história do país”.

Deputado Rui Falcão (PT-SP) – “A verdade venceu. “O Ministro do STF Dias Toffoli afirma que a prisão de Lula foi um dos maiores erros judiciários da história do país. Em sua decisão, o Ministro afirma que a prisão injusta do presidente Lula foi fruto de uma “armação”.

Deputado Dr. Francisco (PT-PI) – “O ministro do STF Dias Tofolli reconhece que a prisão de Lula foi “um dos maiores erros judiciários da história do país”. Eu já sabia! O processo que condenou Lula foi uma farsa, uma armação, prenderam Lula para que ele não pudesse ser candidato em 2018. A verdade venceu a mentira”.

Deputada Camila Jara (PT-MS) – “Disse aqui dias atrás quando Dilma foi inocentada do caso de pedaladas fiscais: o tempo inocenta o justo. E hoje foi a vez de Lula ser inocentado pela decisão do ministro Toffolli sobre a farsa da Lava Jato. A história segue evidenciando a verdade e restabelecendo a justiça”.

Deputado Merlong Solano (PT-PI) – “Um dos maiores erros judiciários da história do país”, assim Toffoli classificou a prisão de Lula. O que já denunciávamos sobre as armações para tirá-lo das eleições e implantar um projeto de poder autoritário no Brasil, fica cada vez mais claro com investigações e ações da Justiça. Com a prisão, conseguiram adiar, mas não impediram o reencontro de Lula com o seu povo. Graças a isso, o Brasil caminha em busca de paz e desenvolvimento com inclusão social”.

 

Leia mais:

https://pt.org.br/stf-anula-provas-ilegais-da-lava-jato-e-afirma-que-prisao-de-lula-foi-armacao/

 

Lorena Vale

 

 

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também