Petistas apresentam PEC que cria quatro vagas de deputados aos povos indígenas

NilmariMiranda

Com o objetivo de garantir a representatividade dos povos indígenas no Congresso Nacional, o deputado Nilmário Miranda (PT-MG) apresentará, até a próxima semana, uma proposta de emenda à Constituição (PEC) que cria quatro vagas de deputado federal destinadas a este segmento.

Nilmário avalia que o sistema político atual – dominado pelo poder econômico – torna praticamente inviável a eleição de um representante parlamentar oriundo da população indígena. Entretanto, é a própria Carta Magna que determina a promoção e a proteção dos direitos dos povos originários e, nesse contexto, a inexistência de representação no Congresso Nacional prejudica a realização destes direitos.

“Os indígenas somam mais de 900 mil pessoas e representam 305 etnias e mais de duzentas línguas próprias. Suas terras ocupam 12% do território brasileiro e eles são essenciais para pensarmos o presente e o futuro do País. No entanto, dentro do nosso sistema político, com a prevalência do poder econômico, de regras como o quociente eleitoral, eles jamais terão condição de vir ao Congresso Nacional na forma de representantes eleitos”, argumentou Nilmário.

“A minha proposta é que passemos a considerar o conjunto de todas as comunidades indígenas homologadas em um território e, assim, conforme prevê a Constituição, elas teriam o direito de eleger quatro deputados, que é a representação mínima dos territórios”, explicou o deputado.

Nilmário Miranda também lembra que a representação e a participação política dos povos originários é uma recomendação presente nos estatutos e documentos da Organização das Nações Unidas (ONU), da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e da Organização dos Estados Americanos (OEA), entre outros órgãos internacionais.

O deputado Padre Ton (PT-RO), presidente da Frente Parlamentar de Apoio aos Povos Indígenas e coautor da proposta, elogiou a iniciativa. “Já defendíamos essa ideia desde o debate na comissão especial da Reforma Política e o que o deputado Nilmário agora propõe é importantíssimo e não se confunde com cotas, já que a população indígena e o território ocupado por ela justifica esse entendimento como um território especial, que tem direito a eleger os seus representantes para a Câmara dos Deputados”, defendeu Padre Ton.

A proposta traz ainda a opção para que o eleitor indígena, no momento de seu alistamento eleitoral, tenha a opção por votar nas eleições gerais ou por votar nas eleições para candidatos à representação especial para os povos indígenas.

Nilmário acredita que até a próxima semana conseguirá colher as 171 assinaturas de apoio necessárias para a apresentação da PEC. Mais do que isso, o parlamentar mineiro crê que a proposta não enfrentará resistência e deve ter a sua admissibilidade constitucional aprovada com celeridade na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, primeira instância de tramitação da proposta.

Confira o texto da PEC:

http://www.ptnacamara.org.br/documentos/pecdeputadosindigenas.pdf

Rogério Tomaz Jr.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100