PEC 215 é aprovada em Comissão Especial sob protestos do PT

pec2125 gustavo limaA bancada ruralista aprovou na comissão especial, nesta terça-feira (27), o parecer final da Proposta de Emenda à Constituição (PEC 215/00) que transfere ao Legislativo a competência para demarcação de territórios indígenas. Parlamentares do PT que integram a comissão se retiraram antes da votação como forma de protesto contra a matéria, que seguirá agora para o plenário da Câmara.

Todos os destaques que tentavam alterar o texto do relator, deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR), foram rejeitados. Além do PT, deputados do PCdoB, PV, PSol e Rede se manifestaram contra a PEC e se retiraram da reunião. “Essa comissão está inaugurando o período de recrudescimento da barbárie!”, criticou a deputada Erika Kokay (PT-DF).

Pelo texto de Serraglio, a demarcação de terras indígenas passará a ser feita por lei de iniciativa do Executivo, e não mais por decreto, como acontece hoje. Na prática, essa medida dá ao Congresso Nacional a palavra final sobre novas demarcações.

Para tentar conter as críticas, o relator anunciou uma mudança no substitutivo para dar ao projeto de lei de demarcação o mesmo rito de tramitação das medidas provisórias, com possibilidade de trancamento da pauta do Plenário da Câmara ou do Senado após 60 dias, contados a partir da edição da proposta pelo Executivo. Também foi incluída no parecer final a criação, na Câmara dos Deputados, de uma vaga permanente para indígenas, a fim de reduzir a sub-representatividade deste segmento no Congresso.

PT na Câmara com Agência Câmara
Foto: Gustavo Lima/Agência Câmara

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex