Parlamentares do PT rechaçam desfile de blindados na Esplanada no dia em que Congresso analisa voto impresso

Foto: Site PT

Desde 1988, a Marinha do Brasil realiza na cidade de Formosa (GO) um treinamento que leva o nome da cidade a 100km de Brasília. Neste ano, porém, pela primeira vez, segundo nota oficial da Força, a operação contará com a participação do Exército e da Aeronáutica e incluirá um desfile de blindados e armamentos em frente ao Palácio do Planalto e, consequentemente, do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal (STF).

O tal desfile foi agendado para esta terça-feira (10), com o pretexto de se entregar a Jair Bolsonaro e seu ministro da Defesa, Walter Braga Netto, o convite para que os dois acompanhem o treinamento, que reunirá mais 2 mil homens em plena pandemia, no próximo dia 16.

Quem conhece minimamente Bolsonaro, no entanto, percebeu uma evidente tentativa de, mais uma vez, utilizar as Forças Armadas para intimidar os demais Poderes no momento em que o atual presidente repete ameaças antidemocráticas e pressiona pela aprovação do voto impresso, que o presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL), de maneira absurdamente submissa, levará à análise do Plenário no mesmo dia em que os tanques desfilarão na Esplanada dos Ministérios.

“Bolsonaro quer intimidar o Congresso Nacional fazendo desfile de blindados na Esplanada amanhã? O País numa grave crise e vão mobilizar gente e equipamento, gastando dinheiro público para satisfazer sua índole autoritária?! E as Forças Armadas vão aceitar isso?!”, cobrou a presidenta nacional do PT, a deputada Gleisi Hoffmann (PR).

“O que Bolsonaro vai fazer com seus tanques? Atirar contra o povo e matar mais gente do que o seu governo já fez ao atrasar a compra de vacinas? Disparar contra o Congresso onde ainda tem maioria por conta da liberação de emendas via orçamento secreto?”, indagou o líder do PT na Câmara, deputado Bohn Gass (RS).

Resposta do Congresso

O deputado José Guimarães (PT-CE) propôs que amanhã, na hora que os tanques se posicionarem em frente ao Congresso, “nós parlamentares devemos reagir a altura dessa provocação ao Parlamento e agressão a democracia”.  Para Guimarães, usar tanques de guerra para intimidar a democracia é um fato grave. “Isso comprova também que alguns militares não sabem separar o público do privado. Esses tanques não pertencem ao governo, nem mesmo as Forças Armadas. Pertencem aos brasileiros que não precisam pagar por esse exibicionismo”.

A deputada federal Benedita da Silva (PT-RJ) apontou o dedo diretamente à ferida de Bolsonaro, anotando que ele só tenta, com esse gesto, encenar uma força que não tem: “É um absurdo o que o Bolsonaro está fazendo hoje. Tentando intimidar e usando as forças armadas para demonstrar uma falsa força. Vamos lutar para que o voto impresso não passe e continuaremos na luta até o Brasil se livrar desse psicopata.

E o deputado Carlos Zarattini (PT-SP), acrescentou ao raciocínio de Benedita que Bolsonaro apela para os blidados por estar fraco como nunca esteve. “Será que muita gente vai cair nessa que o desfile militar de Bolsonaro significa apoio das Forças Armadas às suas loucuras autoritárias? Usar as Forças pra se reforçar quando está cada vez mais fraco no povo pode ter efeito contrário”, avaliou.

 Veja a manifestação de outros parlamentares do PT nas redes sociais:

Deputado Jorge Solla (PT-BA) – Que Bolsonaro tenta de todas as formas dar golpe, ninguém mais duvida. Comandantes militares que aceitem colocar tanques nas ruas para dar a Bolsonaro a narrativa de poder para tanto estão rumando para um caminho que os levará à cadeia. Dessa vez não haverá anistia para golpistas

Deputado Rogério Correia (PT-MG) – A informação de um desfile de tanques de guerra em Brasília, momento do discurso de Bolsonaro e em dia q deve ser votada a PEC do voto impresso na Câmara, é gravíssima!  Clara provocação e ameaça contra a Democracia. Respeitem o Bandeira do Brasil, respeitem as 563 mil famílias enlutadas.

Deputado Nilto Tatto (PT-SP) – Quanto irá custar aos cofres públicos, para que um ex-militar fracassado realize seu sonho autoritário de desfilar em cima de um tanque? Esse chorume de milico está comemorando o que? E o que justifica esse escárnio quando a variante Delta se espalha rapidamente?

Irresponsabilidade

Deputado Rubens Otoni (PT-GO) – No dia que o Congresso vai discutir o voto impresso Bolsonaro anuncia desfile de tanques militares na Esplanada dos Ministérios. Provocação e Irresponsabilidade.

Deputada Erika Kokay (PT-DF) – Os tanques de guerra para o exibicionismo golpista de Bolsonaro já estão posicionados no Grupamento dos Fuzileiros Navais, localizado próximo à Esplanada dos Ministérios. Bolsonaro está dobrando a aposta e a reação dos democratas desse país precisa ser enérgica!

Desespero

Deputado Odair Cunha (PT-MG) – Amanhã, quando deve ser debatida a PEC do voto impresso, tanques, lança-mísseis e blindados desfilarão na Esplanada dos Ministérios até o Palácio do Planalto. Essa é a tentativa de Bolsonaro de mostrar “força”, mas soa como outra coisa: desespero e intimidação. Não vai funcionar.

Deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP) – Reflexões sobre o ‘inusitado’ desfile militar no Planalto. Não é porque todo mundo veste o mesmo uniforme que todo mundo pensa igual, esse é um erro de avaliação grave.

Deputado Henrique Fontana (PT-RS) – Bolsonaro convoca tanques de guerra para as ruas no dia previsto para votação da PEC do voto impresso. A democracia não será intimidada! ArthurLira passou da hora do Parlamento analisar um dos 120 pedidos de impeachment contra o presidente.

Bravata

Deputado Pedro Uczai (PT-SC) – Bolsonaro quer intimidar população com bravata militar no dia da votação do voto impresso A ação envolverá 2,5 mil militares, carros de combate, veículos blindados, tanques, lança-mísseis, aeronaves, veículos anfíbios e de artilharia, além de lançadores de foguetes.

Deputado Paulo Guedes (PT-MG) – Ele pode vir com seus brinquedinhos para a Esplanada, mesmo com intimidação o choro impresso não será aprovado, ele vai ter que se contentar com o choro livre mesmo.

Deputado Padre João (PT-MG) – Vivia criticando Venezuela, Cuba, Coreia do Norte, China… Bolsonaro se aproxima de Nero, que incendiou Roma e se divertia com isto, de Hitler, que exterminou milhões de pessoas e de Mussolini, fascista mor. Motociata, desfile de blindados fazem parte deste jogo. Fora#Bolsonaro.

Deputado Paulo Pimenta (PT-RS) -Projeto de ditador: Bolsonaro fará desfile com tanques de guerra no dia que Câmara discute voto impresso. Todo o dia o miliciano encontra uma forma diferente para ameaçar a ditadura. Lira, passou da hora do impeachment!

Ensaio de golpe

Deputado Zé Ricardo (PT-AM) – Desfile de tanques nas ruas e ensaio de golpe não irão intimidar o trabalho da Câmara dos Deputados. Traidores da pátria são aqueles que violam nossa Constituição e democracia. A PEC do voto impresso não irá passar, com meu voto não.

Deputado Paulo Teixeira (PT-SP) – Não venham tentar constranger o Congresso Nacional: “no dia da votação do voto impresso no plenário, Bolsonaro promove um desfile militar em frente ao palácio.

Deputado Helder Salomão (PT-ES) – Viram essa? Bolsonaro fará desfile com tanques de guerra no dia que Câmara discute voto impresso.

 

Redação do PT na Câmara, com Agência PT

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também