Parlamentares do PT manifestam indignação pelo assassinato de Mãe Bernardete e pedem justiça

Mãe Bernadete, líder quilombola. Crédito: Divulgação/Conaq

Parlamentares da Bancada do PT na Câmara dos Deputados manifestaram em mensagens pelo Twitter pesar e indignação pelo assassinato da líder quilombola e Yalorixá, Mãe Bernadete. Os petistas também exigiram a identificação e punição dos responsáveis pelo bárbaro homicídio, ocorrido nesta quinta-feira (17). Testemunhas afirmam que dois homens entraram no terreiro de Mãe Bernadete e efetuaram disparos contra a líder do Quilombo Pitanga dos Palmares, em Simões Filho (BA).

Maria Bernadete Pacífico (nome de batismo) era coordenadora da Conaq (Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas) e foi secretária de Igualdade Racial de Simões Filho. Defensora dos direitos humanos na região, desde 2017 também lutava pela punição dos assassinos de seu filho, Flávio Gabriel Pacífico dos Santos, conhecido como Binho do Quilombo, ocorrido em 2017. Tanto Mãe Bernadete quanto seu filho, lutavam para defender seu território da especulação imobiliária na região.

O deputado Valmir Assunção (PT-BA) disse que recebeu com “tristeza e indignação” a notícia do assassinato de Mãe Bernadete e exigiu “justiça”. “Hoje está um dia muito difícil, mais uma das nossas que foi brutalmente assassinada. Muita revolta e tristeza, além de uma grande liderança, uma companheira de caminhada. Justiça urgente!”, pediu.

A deputada Ivoneide Caetano (PT-BA) também lamentou o assassinato da líder quilombola e cobrou empenho das autoridades para a elucidação do crime e punição dos responsáveis. “Lamentável e revoltante o assassinato da Mãe Bernadete, liderança quilombola e religiosa que dedicava seu tempo para cuidar de gente. É preciso que todas providências sejam tomadas pelas autoridades competentes e esse crime não fique impune. Queremos paz!”.

A presidenta nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), expressou tristeza pela perda de Mãe Bernadete. “Tristeza a perda de Maria Bernadete Pacífico, líder do Quilombo Pitangas dos Palmares e coordenadora da Conaq, assassinada em Salvador. Foi secretária de Igualdade Racial e lutava por justiça para seu filho também morto. Que o crime seja elucidado e os responsáveis punidos. Solidariedade aos familiares e à comunidade. Bernadete, presente!”.

Ao também manifestar pesar pelo assassinato da Yalorixá e líder quilombola, a presidenta da Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial da Câmara, deputada Luizianne Lins (PT-CE), lembrou que Mãe Bernadete sempre foi uma “incansável defensora dos direitos humanos”.

“É com pesar que lamentamos o assassinato da Yalorixá Mãe Bernadete, liderança do Quilombo Pitanga dos Palmares, em Simões Filho (BA). Bernadete foi uma incansável defensora dos direitos humanos. Que esse crime seja investigado com rapidez. Nossa solidariedade à família e comunidade”.

Solidariedade e ação do Governo Federal e da Bahia

Ao manifestar “pesar e preocupação” com a notícia do assassinato de Mãe Bernadete, o presidente Lula também prestou “solidariedade aos familiares e amigos” da líder quilombola. Ele disse ainda que representantes do governo federal vão acompanhar a investigação do caso.

“O governo federal, por meio dos ministérios da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos e Cidadania, mandou representantes e aguardamos a investigação rigorosa do caso. Meus sentimentos aos familiares e amigos de Mãe Bernadete”.

E o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues disse que recebeu com “pesar e indignação” a notícia da morte da líder quilombola. Ele escreveu ainda que determinou uma “firme” investigação do assassinato.

“Recebi com pesar e indignação a notícia do falecimento de Mãe Bernadete, uma amiga e grande liderança quilombola da Bahia. Determinei que as Polícias Militar e Civil desloquem-se de imediato ao local e que sejam firmes na investigação. Deixo aqui meu compromisso na apuração das circunstâncias e um abraço, tanto de minha parte, quanto de Tatiana, à família e à comunidade”.

Nota de pesar do PT

Em nota, o PT lamenta morte e exige justiça pelo assassinato de Mãe Bernadete Pacífico. “Exigimos que haja investigação rigorosa para apuração dos mandantes e executores desse crime absurdo. Não podemos calar diante de ataques a terreiros e as lideranças de candomblé. É necessário que os órgãos de justiça garantam proteção à comunidade de Pitanga dos Palmares e aos familiares. A luta de Mãe Bernadete não pode ser silenciada”, diz trecho da nota.

Leia a íntegra:

Nota: PT lamenta morte e exige justiça pelo assassinato de Bernadete Pacífico

 

Também manifestaram pesar pela morte de Mãe Bernadete e cobraram a elucidação do assassinato os parlamentares petistas Benedita da Silva (RJ), Dandara Tonantzin (MG), Vicentinho (SP), Rubens Otoni (GO), Carlos Veras (PE), Reginete Bispo (RS), Alexandre Lindenmeyer (RS), Nilto Tatto (SP), Leonardo Monteiro (MG), Jilmar Tatto (SP), Denise Pessoa (RS), Bohn Gass (RS), Natália Bonavides (RN), João Daniel (SE), Dr. Francisco (PI), Juliana Cardoso (SP), Adriana Accorsi (GO) e Alencar Santana (SP).

 

Héber Carvalho

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também