Parlamentares do PT homenageiam os 98 anos de Paulo Freire

Nesta quinta-feira (19), parlamentares da Bancada do PT na Câmara usaram as redes sociais para homenagear Paulo Freire, o agente político da transformação social, patrono da educação brasileira e um dos pensadores da pedagogia mundial. Se estivesse vivo, ele faria 98 anos hoje. O pedagogo colocava a educação como uma das principais armas para mudar o mundo. Seus fundamentos faziam parte da Política Municipal de Ensino do Recife e incluía a existência de uma escola inclusiva.

Os deputados Paulo Teixeira (PT-SP) e João Daniel (PT-SE) criticaram a política educacional do governo Bolsonaro e ressaltaram a importância de Freire. “Minha homenagem ao maior educador do Brasil que é atacado pelo pior presidente da República e pelo ministro sem educação” disse Paulo Teixeira.  E João Daniel garantiu que o legado do pedagogo será mantido. “Estas ameaças ao seu legado como os cortes na educação, o sucateamento das universidades públicas as defasagens no ensino básico nos levarão sempre, mais firme e forte, contra a qualquer retrocesso que queira apagar a memória e o legado deixado por ele”, assegurou João Daniel.

O deputado Marcon (PT-RS), também em sua conta no Twitter, exaltou Paulo Freire e criticou à situação atual do Brasil na área da educação. “98 anos do petista que revolucionou a educação Brasil e mundo à fora. Paulo Freire é o retrato que explica o porquê de tanto ódio da direita fascista: dar conhecimento e alfabetizar os pobres é um crime imperdoável”, afirmou.

Na mesma linha, o deputado Waldenor Pereira (PT-BA) disse que “em tempos em que a educação é mutilada por um governo opressor e fascista, mais do que nunca, é preciso reviver o legado de Paulo Freire, Patrono da Educação Brasileira e um dos pensadores mais notáveis da pedagogia mundial. É preciso resistir. Viva Paulo Freire! ”, destacou.

A defesa da educação brasileira como agente de transformação social foi destacada pelo deputado Pedro Uczai (PT-SC) em sua conta no Twitter: “Hoje celebramos a memória de um dos maiores educadores do mundo: Paulo Freire”, afirmou. O deputado ainda informou que ontem a Comissão de Educação da Câmara realizou o painel: “Paulo Freire: contribuição social, política e pedagógica”, em homenagem ao pedagogo.

A admiração pelo pensamento educacional de Paulo Freire, foi usado pelo deputado Helder Salomão (PT-ES). “Não basta saber ler que ‘Eva viu a uva’. É preciso compreender qual a posição que Eva ocupa no seu contexto social, quem trabalha para produzir a uva e quem lucra com esse trabalho”, explicou.

Os deputados Rogério Correia (PT-MG) e Erika Kokay (PT-DF) também fizeram alusão a ação social posta pelo pedagogo. “Paulo Freire, 98: a pedagogia da esperança” elogiou Rogério. “Há 98 anos nascia o Patrono da Educação brasileira. Um dos maiores nomes da pedagogia mundial, Paulo Freire é o terceiro pensador mais citado em trabalhos acadêmicos no mundo, para desespero dos bolsonaristas terraplanistas”, enfatizou Erika Kokay.

Os 98 anos de Paulo Freire também foram lembrados e celebrados pela deputada Professora Rosa Neide (PT-MT), e pelos deputados Célio Moura (PT-TO) e José Guimarães (PT-CE).

Patrono da educação

No ano de 2012 Paulo Freire foi declarado patrono da educação brasileira.  Além de participar de movimentos sociais, o pedagogo foi filiado ao PT e atuou na alfabetização de adultos em que o método consistia nas experiências de vida das pessoas. Em vez de buscar a alfabetização por meio de cartilhas e ensinar, ele trabalhava a realidade do cidadão. Um trabalhador de fábrica, por exemplo, podia aprender “tijolo”, “cimento”, e um agricultor aprenderia “cana”, “enxada”, “terra”, “colheita”. Na década 60 em que foi aplicado o método de alfabetização, o Nordeste possuía 15 milhões de analfabetos que correspondia a 50% da população.

Bolsonaro contra metodologia de Freire

O presidente Bolsonaro repudia a metodologia de Freire aplicada nas escolas, na qual ensinar é despertar o aluno para o mundo, possibilitando a formação da consciência sobre quem o sujeito é no meio em que ele vive.  Desse modo, neste ano, o governo Bolsonaro ameaçou mudar o patrono da educação brasileira.

Tuanny Carvalho

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex