Parlamentares comemoram aprovação da continuidade da Lei das Cotas

Deputadas comemoram aprovação da Lei de Cotas. Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

“Hoje é um dia histórico para este País, para a população preta, pobre, indígena ou quilombola e para as pessoas com deficiência”, comemorou a deputada Carol Dartora (PT-PR) em seu discurso no plenário após a aprovação, na noite de ontem (9), do projeto de lei (PL 5384/2020), de autoria da deputada Maria do Rosário (PT-RS) e outros, que garante a continuidade e aperfeiçoamento da Lei de Cotas no ensino federal.

Para Dartora, a política de cotas é bem-sucedida no Brasil e no mundo. “É uma política que ataca diretamente o maior problema estrutural que existe neste País, que é o racismo. E o racismo no Brasil é o maior produtor de desigualdade. As cotas são bem-sucedidas”.

E completou dizendo que cota não é “esmola”, mas sim, uma reparação. “É uma política que tem em seu objetivo a superação do racismo estrutural, institucional, e o Estado que assume, neste momento, essa superação a partir dessa ocupação das cadeiras das universidades nos institutos federais e nas cadeiras dos altos escalões da administração pública e do mercado de trabalho. E construímos cada vez mais uma sociedade igualitária, justa e solidária”, afirmou Dartora.

A deputada Reginete Bispo (PT-RS) além de parabenizar a deputada Dandara (PT-MG) pela relatoria do PL, também assegurou que o projeto representa a “maior política de inclusão neste País”. “Esta Casa hoje faz uma reparação histórica num País que escravizou, por quase 4 séculos, homens, mulheres e crianças negras. Esta é a maior política de democratização da educação neste País”.

Fim do racismo

O deputado Carlos Zarattini (PT-SP) parabenizou a todos que lutam pelo fim do racismo no Brasil. “Quero parabenizar a deputada Dandara e todas as deputadas e os deputados negras e negros que lutam neste Plenário pelo fim do racismo em nosso País, pelo fim da política discriminatória, que tem que ser de fato extirpada”.

Ele também reforçou que é preciso continuar lutando por um País diverso e com oportunidades para todos. “Nós temos que continuar essa luta. O Brasil tem que reconhecer e tem que ser um país diverso. O Brasil tem que dar oportunidades a todos. Foi por isso que o presidente Lula foi eleito”.

“Esse é um projeto fundamental para dar, como política de Estado, a garantia de que a nossa juventude negra deste País e de que as comunidades quilombolas estarão asseguradas por uma política de Estado de uma lei importante. A própria relatora do projeto aqui, nossa querida companheira Dandara, deixou claro que ela é fruto dessa política que os governos do Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras implementaram neste País, dando oportunidade à nossa juventude de ter acesso às universidades, de ter acesso ao conhecimento. Todos nós sabemos que somente o conhecimento liberta”, disse o deputado João Daniel (PT-SE).

Redes sociais

Os parlamentares da Bancada do PT na Câmara usaram suas redes sociais para exaltar a aprovação do projeto que agora segue para aprovação no Senado Federal.

A deputada Benedita da Silva (PT-RJ), que está de licença médica, usou seu Twitter para comentar a conquista de ontem. “A vitória de ontem na aprovação da Lei de Cotas em caráter permanente foi muito especial para mim. É uma luta muito antiga. Quando fui governadora, pude viabilizar e garantir recursos para o programa de cotas da UERJ, a universidade foi pioneira na adoção do sistema”.

“Essa é uma vitória do movimento negro, dos e das estudantes do nosso Brasil, de uma grande mobilização que há tempos debate a Lei de Cotas. Celebramos, mas seguimos na luta por mais políticas de ações afirmativas no nosso País”, escreveu o deputado Valmir Assunção (PT-BA).

Para a deputada Jack Rocha (PT-ES) a aprovação foi histórica. “Aprovamos hoje o PL 5384/20, que versa sobre a permanência e o aperfeiçoamento da Lei de Cotas com prioridade de acesso à assistência estudantil aos cotistas e com reserva de vagas para quilombolas e indígenas”.

Inclusão

Para a deputada Denise Pessôa (PT-RS) a aprovação significa a vitória da inclusão. “O projeto de Lei das Cotas foi aprovado. Um passo firme rumo a um Brasil mais igualitário e diverso. Seguimos juntos por um futuro melhor”.

Na mesma linha, o deputado Leonardo Monteiro (PT-MG) disse que a “conquista reafirma o compromisso com a equidade e a inclusão educacional e contra o racismo estrutural”. “A Câmara dos Deputados acaba de conquistar um marco significativo ao aprovar um projeto que atualiza a Lei de Cotas. Essa lei torna-se permanente e assegura que 50% das vagas em institutos e universidades permaneçam reservadas para ex-alunos da rede pública, estudantes de baixa renda, bem como pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência”.

“Acaba de ser aprovada, com maioria na Câmara, o aperfeiçoamento e manutenção da Lei de Cotas. Essa luta é de todos e todas que acreditam que a universidade é um espaço para aqueles que sonham com um Brasil mais justo”, escreveu a deputada Ivoneide Caetano (PT-BA).

Leia mais declarações dos parlamentares:

Deputado Bohn Gass (PT-RS) – “Reparação histórica. Criada por Dilma em 2012, a Lei de Cotas previa revisão a cada 10 anos. Agora, aprovamos que, a cada década, a lei será apenas avaliada. A diferença é que a lei se torna definitiva. Valeu Benedita da Silva, Maria do Rosário autoras, e Dandara relatora”.

Deputada Ana Pimentel (PT-MG) – “Vitória. Lei das cotas aprovada no Congresso!! Vitória da Educação. Consolidação de um processo de reparação histórica. Parabéns à autora do projeto Maria do Rosário, à relatora Dandara e a ‘todxs’ os ‘envolvidxs’”.

Deputado Rogério Correia (PT-MG) – “Histórico: aprovada a prorrogação da Lei de Cotas. O texto renova até 2033 a reserva de vagas nas universidades e institutos federais. Parabéns às deputadas Maria do Rosário e Dandara, autora e relatora do substitutivo”.

Deputado Rubens Pereira Jr (PT-MA) – “Grande conquista. O PL 5384/20, que reformula a Lei de Cotas no ensino federal, acaba de ser aprovado. Uma vitória significativa para a população negra e quilombola. As cotas têm provado seu impacto transformador e seguem mudando vidas! A proposta segue para o Senado”.

Deputada Natália Bonavides (PT-RN) – “Vitória. Câmara aprova o projeto de nossa coautoria para aperfeiçoar a lei de cotas, incluindo quilombolas e a pós-graduação, além de garantir prioridade aos cotistas no recebimento de benefícios de assistência estudantil. As cotas seguirão abrindo cada vez mais portas”.

Deputada Adriana Accorsi (PT-GO) – “Vitória. Lei das Cotas atualizada. A lei garante que metade das vagas de Institutos e Universidades sejam reservadas para ex-alunos da rede pública, estudantes de baixa renda, para pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência”.

Deputada Erika Kokay (PT-DF) – “Dia histórico. A Câmara aprovou projeto que torna a Lei de Cotas permanente. Votei sim pela garantia dessa política que transformou a realidade das universidades do Brasil. A democracia depende de ações afirmativas, que façam justiça ao conjunto da sociedade brasileira, em toda a sua diversidade”.

Deputado Alencar Santana (PT-SP) – “Dia histórico para a luta por igualdade racial no Brasil: a Câmara aprovou o projeto que torna permanente a Lei de Cotas nas universidades! Parabéns às autoras Maria do Rosário e Benedita da Silva, à relatora Dandara, também à ministra Anielle Franco e ao MEC”.

Deputado Pedro Uczai (PT-SC) – “Histórico. Aprovada ontem na Câmara dos Deputados a revisão da Lei de Cotas nas universidades. Sou coautor da proposta que ampliou a reserva de vagas para os cursos de pós-graduação e incluiu quilombolas nas cotas das universidades. A proposta prioriza também o pagamento do auxílio estudantil para os alunos cotistas. A Lei de Cotas foi sancionada em 2012 no governo da presidenta Dilma e garante a reserva de 50% das vagas das universidades e institutos federais de ensino superior a estudantes de escolas públicas”.

Deputado Alexandre Lindenmeyer (PT-RS) – “Vitória importante! Ontem à noite aprovamos o PL que garante a continuidade e aperfeiçoa a Lei de Cotas, legislação muito bem-sucedida que contribuiu para democratizar o acesso ao ensino superior, na busca por igualdade de oportunidades e justiça social”.

Deputada Ana Paula Lima (PT-SC) – “Vitória dos estudantes e das políticas afirmativas. A Câmara aprovou a revisão da lei de cotas para o Ensino Superior e Técnico, incluindo vagas para a pós-graduação e comunidades Quilombolas. Cota é reparação histórica para garantir a igualdade! Parabéns Maria do Rosário e Dandara”.

Deputado Reginaldo Lopes (PT-MG) – “O Brasil das oportunidades voltou. Dandara parabéns pela luta, vamos juntos unir e reconstruir o nosso país”.

Deputado Jilmar Tatto (PT-SP) – “Vitória. Aprovamos ontem o projeto de lei que revisa a Lei de Cotas. A proposta amplia a reserva de vagas para os cursos de pós-graduação e inclui quilombolas nas cotas das universidades. O PL garante equidade e mais acesso à universidade”.

 

Lorena Vale

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex