ONU lança campanha pela igualdade de direitos da população LGBT

livreseiguais
 
A Organização das Nações Unidas (ONU) e a Prefeitura de São Paulo (SP) lançaram, na segunda-feira (28), uma campanha para promover a igualdade e o respeito aos direitos da população LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais). A campanha “Livres e Iguais” faz parte das atividades do Mês do Orgulho LGBT do município.
 
A intenção é diminuir o preconceito e combater a violência e a discriminação homofóbica e transfóbica. Segundo a prefeitura, a campanha vai defender a necessidade de reformas legais e na educação pública para o combate à homofobia.
 
Para a deputada Janete Rocha Pietá (PT-SP), a iniciativa é importante e oportuna. “É preciso conscientizar o conjunto da população a respeito da diversidade, da igualdade e das questões relacionadas à violência homofóbica e de gênero. Têm ocorrido muitos atos de violência, inclusive muitos homicídios, e essa campanha pode alertar para uma nova perspectiva de igualdade e respeito”, diz Janete.
 
A deputada Erika Kokay (PT-DF) considera que “alguns dos movimentos mais transformadores nessa etapa da humanidade são aqueles que resgatam o ‘direito de ser’, como o movimento LGBT” e enaltece a campanha da ONU e da prefeitura. “Quando você traduz esse movimento, que enfrenta a coisificação das pessoas, em políticas públicas, você mostra que o Estado reconhece a necessidade de trazer para a centralidade da sua agenda a discussão de direitos. E isso significa se contrapor à desumanização simbólica que sempre precede a desumanização literal que é expressa na forma de homicídios”, argumenta Erika.
 
Erika também afirmou que “a liberdade é alimento imprescindível da nossa humanidade”, referindo-se ao título da campanha. “Propugnar a liberdade e traduzir a nossa Constituição em ações concretas, em uma parceria com a ONU para enfrentar a homofobia, é coisa do PT. O prefeito Fernando Haddad está de parabéns!”, ressaltou a parlamentar do Distrito Federal.
 
Mais informações sobre a campanha estão disponíveis no portal da ONU Brasil:
 
 
Direitos humanos – Criada pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH) em parceria com a Fundação Purpose, a iniciativa foi lançada mundialmente em julho do ano passado e chega agora ao Brasil. Além da campanha, a ONU lançou uma cartilha sobre o tema da campanha.
 
Relatório divulgado no início deste ano pelo Grupo Gay da Bahia mostrou que 312 gays, travestis e lésbicas foram assassinados no Brasil no ano passado, o que representa  uma morte a cada 28 horas, em média. Só em janeiro deste ano, segundo a organização, 42 pessoas da população LGBT foram mortas no país.
 
De acordo com o grupo, o Brasil é o campeão mundial de crimes homotransfóbicos: 40% dos assassinatos de pessoas LGBT ocorreram no país. Pernambuco (34 mortes) e São Paulo (29 mortes) foram os estados onde esses crimes mais ocorreram.
 
Um relatório sobre violência homofóbica divulgado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, com dados referentes a 2012, revelou que o número de denúncias de violência homofóbica cresceu 166% em relação ao ano anterior, saltando de 1.159 para 3.084 registros. O número de violações de direitos humanos relacionadas à população LGBT também cresceu: saiu de 6.809 casos em 2011 para 9.982 em 2012, o que representou um aumento de 46,6%. O número de violações é maior porque em uma única denúncia pode haver mais de um tipo de transgressão. As denúncias mais comuns foram de violência psicológica, discriminação e violência física, respectivamente.  As denúncias envolveram, segundo a secretaria, 4.851 vítimas.
 
A 18ª edição da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo ocorre no próximo domingo (4) e tem como tema “País vencedor é país sem homolesbotransfobia: chega de mortes! Criminalização já! Pela aprovação da Lei de Identidade de Gênero”.
 
Rogério Tomaz Jr. com agências

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex