O projeto de lei do Mar de Minas, do líder Odair Cunha, ganha urgência na Câmara

Lago de Furnas. Foto: Getty Images/iStockphoto

Líder Odair Cunha. Foto: Mário Agra/Câmara dos Deputados

O plenário da Câmara aprovou nesta quinta-feira (15/8) o regime de urgência para a tramitação do projeto de lei (PL 2130/24), do líder do PT, deputado Odair Cunha (PT-MG), que transforma o chamado Mar de Minas – região dos lagos de Furnas e Peixoto – em Área Especial de Interesse Turístico (AEIT). “O projeto cria novas possibilidades de desenvolvimento econômico e geração de renda local para 39 municípios mineiros, além de colocar a região no Mapa do Turismo Brasileiro”, justificou o deputado.

AEIT são trechos contínuos do território nacional, inclusive suas águas territoriais, a serem preservados e valorizados no sentido cultural e natural, e destinados à realização de planos e projetos de desenvolvimento turístico.

Deputado Reginaldo Lopes. Foto: Mário Agra/Câmara dos Deputados

Ao defender a urgência para o projeto, o deputado Reginaldo Lopes (PT-MG), argumentou que Minas tem o “Mar de Montanhas” e tem também o “nosso mar de Furnas”, que é o Mar de Minas. “Então, vamos juntos aprovar a urgência e favorecer o turismo em Minas Gerais”, pediu.

Leia Mais: Lula anuncia investimentos em Minas: “Voltamos a melhorar a vida das pessoas”

Deputada Erika Kokay. Foto: Mário Agra/Câmara dos Deputados

Também a favor do projeto, a deputada Erika Kokay (PT-DF) enfatizou que Minas Gerais é um estado fundamental para o País. “Eu penso que esse é um pleito de todas as pessoas, dos mineiros e mineiras, para que nós possamos considerar área especial de turismo um estado que agrega uma série de condições e uma série de diversidades. É por amor a Minas Gerais que nós estamos votando sim”.

Proposta

Pelo projeto, caberá ao poder público delimitar as cotas mínimas de operação, sendo a do reservatório de Furnas de 762 metros acima do nível do mar e a do reservatório da Peixoto/Mascarenhas de Moraes de 663 metros acima do nível do mar. Cotas mínimas que já são defendidas há anos pela população e movimentos locais.

“Poderemos ter benefícios para comerciantes e empresários do turismo, que terão seus imóveis valorizados, bem como agricultores, piscicultores e todos aqueles que usam dos lagos para trabalho e sobrevivência”, avaliou Odair Cunha. “Isso tudo respeitando o uso múltiplo das águas e a luta histórica dos municípios, entidades, movimentos e da população pelas cotas mínimas”, assegurou o deputado.

Outras urgências

Encerrando as votações dessa semana de esforço concentrado, o plenário da Câmara aprovou outros cinco requerimentos garantindo o regime de urgência na tramitação das seguintes propostas:

PL 458/21, que institui o Regime Especial de Atualização e Regularização Patrimonial (Rearp);

PL 942/24, que cria causa de aumento de pena para o crime de vender ou oferecer bebidas alcoólicas a crianças ou adolescentes;

PL 3159/24, trata de vantagens pessoais dos servidores ativos, inativos e pensionistas da Câmara;

PL 1144/24, que trata de vantagens pessoais dos servidores ativos e inativos do Senado;

PL 989/22, que garante o acesso da polícia e do Ministério Público a dados e informações sobre tornozeleiras eletrônicas.

 

Vânia Rodrigues

 

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex