O Dia do Piauí é comemorado na Câmara

No dia 19 de outubro é comemorada a adesão do Piauí à Independência do Brasil que completa 197 anos. Presidido pelo deputado Assis Carvalho (PT-PI), a Câmara dos Deputados promoveu nesta quarta-feira (16) sessão solene em homenagem ao Dia do Piauí.

“O protagonismo da luta pela soberania nacional, a participação efetiva em uma etapa importante do processo de emancipação da colônia brasileira é um orgulho para todos nós piauienses, e nesses tempos de soberania ameaçada se faz mais necessário contar esta luta histórica que aparta a resistência nacional contra a opressão e pela liberdade”, afirmou o deputado Assis Carvalho (PT-PI), autor do requerimento de pedido à sessão solene.

Após a Independência ter sido proclamada em 7 de setembro de 1822, parte do Brasil permanecia sob o domínio de Portugal. No Piauí, quatro episódios foram fundamentais para a construção da Independência do Brasil. O primeiro foi a luta pela libertação do Piauí do domínio português, que começou no dia 19 de outubro de 1822, na Câmara Municipal de Parnaíba. Em 22 de janeiro de 1823 ocorreu o levante da Parnaíba, um novo ato de declaração da emancipação brasileira na cidade de Piracuruca. A declaração da independência em Oeiras, no dia 24 de janeiro de 1823; e a Batalha do Jenipapo, conhecida como o primeiro embate sangrento, ocorrida em Campo Maior.

“197 anos depois desses acontecimentos, como herdeiros dessa resistência, nós piauienses seguimos nossa teima, superando adversidades e dificuldades. O Piauí conseguiu avançar, sobretudo, nesses últimos anos no governo do petista Wellington Dias e dos petistas Lula e Dilma”, recordou o deputado Assis. E desejou que “nesses tempos estranhos de retrocesso e autoritarismo, o Piauí continue optando pelo desafio de lutar bravamente pela dignidade, pela liberdade, pelo respeito e pela soberania”.

Para a deputada Rejane Dias (PT-PI), a população do Piauí é grande responsável também pelos avanços do estado. “Há motivos reais para acreditar que o futuro nos reserva grandes desafios, mas as conquistas do passado nos preenchem de ânimo e coragem para continuar lutando e trabalhando. Toda essa história de avanços se deu graças ao esforço de cada família piauiense, de cada cidadão que se apaixonou pelo nosso estado e ajudou a construí-lo com respeito, trabalho e dignidade”.

A deputada Erika Kokay (PT-DF) fez questão de prestar sua homenagem ao estado. “É nesse estado do Piauí que nós temos tantas potencialidades e tantos exemplos para o conjunto do Brasil, e para além da melhor carne de sol do mundo! E Campo Maior nós temos uma história de luta, de independência e uma história que precisa ser imitada em todos os cantos deste País. Nós estamos falando moço, do Piauí. Viva o Piauí, viva o povo piauiense, viva a história de liberdade e de independência do Piauí”.

Governador

O governador do Piauí, Wellington Dias (PT), falou dos desafios para o desenvolvimento do estado e disse que o alicerce para esse desenvolvimento é a educação.

“Estamos querendo trabalhar em quatro grandes independências, em quatro eixos de desenvolvimento. O primeiro é mais igualdade. O alicerce está na educação. Entramos no século XXI com um IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) na educação de 0,3, muita gente analfabeta, muitas pessoas com baixo grau de instrução. Estamos recuperando, integrando municípios, estados, governo federal, integrando setor público e privado vencendo esse desafio. Queremos comemorar já em 2020 o IDH de 0,7 na área da educação, aumentar de 0,3 para 0,7 foi o nosso desafio”.

Ele destacou que de 224 munícios do Piauí, 182 possuem educação superior e muitos já possuem pós-graduação e este ano quer que todos os municípios tenham faculdades.

Além da educação e da igualdade, o governador quer melhorar a expectativa de vida dos piauienses, passando de 72 anos e se aproximando da expectativa de vida do Brasil que é de 75 anos. Outro grande desafio é a renda. Wellington Dias quer fazer crescer a renda a fim de beneficiar os mais pobres. “Fazer crescer a renda de forma espalhada, fazer crescer a renda de maneira que ela possa beneficiar especialmente os que nunca tiveram oportunidade. Podemos crescer, desenvolver, olhando especialmente para os que mais precisam”, finalizou.

 

Lorena Vale

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também