Núcleo Agrário do PT pede a Dias Toffoli retomada de Fórum que monitora conflitos fundiários

Preocupados com o crescente aumento da violência envolvendo conflitos pela posse da terra no País, parlamentares do Núcleo Agrário da Bancada do PT na Câmara reuniram-se nesta quinta-feira (15) com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli. Eles solicitaram a reativação do Fórum Nacional de Assuntos Fundiários, que atualmente está com suas atividades paralisadas. Instituído pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em 2009, o Fórum tem como atribuição o monitoramento dos assuntos fundiários no Brasil e a busca de solução para os conflitos oriundos de questões fundiárias, sejam agrárias ou urbanas.

Participaram da audiência com Dias Toffoli – que também é o presidente do CNJ – o líder do PT na Câmara, deputado Paulo Pimenta (SP); o coordenador do Núcleo Agrário da Bancada do PT, deputado João Daniel (SE), e os deputados Airton Faleiro (PT-PA), Célio Moura (PT-TO) e Nilto Tatto (PT-SP). Também estiveram presentes o advogado do MST, Juvelino Strozake; e a assessora da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara (CDHM), Míriam Lacerda, representando o presidente do colegiado, deputado Helder Salomão (PT-ES).

Para o deputado João Daniel, a reativação de espaços institucionais para debater os conflitos fundiários no País pode ajudar no combate ao aumento crescente da violência no campo. “Só este ano, 18 lideranças de movimentos ligados a questão da reforma agrária, comunidades quilombolas e indígenas foram assassinadas. Por isso, pedimos a reativação do Fórum Nacional de Assuntos Fundiários e também da Comissão Nacional de Combate a Violência no Campo, extinta pelo governo Temer, para que elas tenham papel de solucionar os conflitos relacionados a posse da terra”, defendeu.

O advogado do MST também destacou que a reativação de mecanismos de combate a violência no campo é um instrumento eficaz para evitar mais mortes. “A nossa expectativa é a de que o presidente do STF compreenda nosso pleito e reative esse Fórum de resolução dos conflitos agrários. Acreditamos que essa é uma medida civilizatória que poderá impedir muitas mortes no campo”, afirmou Strozake.

Segundo o deputado João Daniel, o presidente do STF prometeu analisar a solicitação dos parlamentares e dos representantes do MST e da CDHM.

 

Héber Carvalho

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex