Nilto Tatto: “Mais ameaça aos indígenas”

Na última semana, o Ibama e a Funai publicaram em conjunto uma instrução normativa sobre o licenciamento ambiental para atividades ou empreendimentos desenvolvidos por organizações indígenas no interior de seus territórios. Ainda que pareça legítimo, o ato administrativo prevê associações ou parcerias entre indígenas e não indígenas, ferindo o direito constitucional do usufruto exclusivo de terras pertencentes a estas comunidades tradicionais.

Mesmo que na composição das parcerias a maioria dos membros seja indígena, o instrumento permite que não indígenas se apropriem dos recursos naturais e da produção disponível ou realizada nestes territórios outrora protegidos. Trocando em miúdos, significa dizer que o governo Bolsonaro quer, com um simples ato normativo, mudar o entendimento da Constituição Federal e assim autorizar a alienação de parte da riqueza gerada em território indígena. Indo direto ao ponto, isso significa que a boiada de Ricardo Salles está passando.

É evidente que esta política de arrendamento das terras indígenas não tem nada de novo e visa única e exclusivamente beneficiar especuladores e latifundiários, notórios inimigos dos legítimos moradores destes locais. Ainda que sejam patrimônio da União, os territórios tradicionalmente ocupados pelos indígenas são de uso exclusivo destes povos e configuram-se direitos inalienáveis e imprescritíveis, conforme previsto na nossa lei máxima, a Constituição.

Além disso, é preciso destacar que, ao dispensar as atividades realizadas por associações de não indígenas com indígenas de licenciamento, o dispositivo compromete tanto o equilíbrio ambiental quanto a preservação do modo de vida e, portanto, da cultura destes povos, o que acarreta em ameaça direta à sua própria existência. Não era de se espantar que este governo genocida viesse, mais uma vez, ameaçar a vida dos maiores responsáveis pela preservação de nossos biomas. Para o grupo que hoje ocupa o poder, a destruição e a morte são um projeto e não apenas um efeito colateral de uma política desastrada.

Nilto Tatto é deputado federal (PT-SP)

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex