Diversos parlamentares da Bancada do Partido dos Trabalhadores na Câmara utilizaram as redes sociais, nesta quinta-feira (15), para lamentar e protestar contra o assassinato da vereadora fluminense, Marielle Franco e seu motorista, Anderson Gomes, assassinados na noite de quarta-feira (14), no Rio de Janeiro.
Confira abaixo as manifestações dos parlamentares:
Leo de Brito (PT-AC): “É Lamentável que uma lutadora como Marielle seja assassinada por lutar contra abusos daqueles que deveriam cumprir as leis. A luta continua. #MariellePresente”.
Helder Salomão (PT-ES): “A execução da vereadora Marielle Franco e de seu motorista, Anderson Pedro Gomes, não pode ficar impune. Aos companheiros do PSOL e familiares da guerreira Marielle, presto minha solidariedade. #MariellePresente”.
Margarida Salomão (PT-MG): “Luto por Marielle Franco, vereadora do (PSOL-RJ) brutalmente assassinada. Mas luto é verbo. Todas nós, mulheres, que nos lembramos da nossa condição e lutamos contra ela, temos Marielle como inspiração de vida. Não aceitaremos. Não suportaremos nenhuma Marielle ser silenciada. #MariellePresente”.
Maria do Rosário (PT-RS): “Por Marielle, por sua filha, por todas as mulheres e crianças, por justiça e direitos humanos, para que suas convicções sigam vivas. #MariellePresente”.
Valmir Prascidelli (PT-SP): “O ódio se espalha e o assassinato de Marielle, vereadora negra trabalhadora que representava o carioca, não pode ficar impune. A família e aos amigos do PSOL expresso minhas sinceras condolências neste momento de dor. #MariellePresente”.
Afonso Florence (PT-BA): “Nossa solidariedade aos familiares e amigos de Marielle Franco, vereadora do PSOL, assassinada no centro do Rio na saída de evento que reunia ativistas negras. #MariellePresente”.
Paulão (PT-AL): “A Comissão de Direitos Humanos e Minorias vai acompanhar as investigações do assassinato da vereadora pelo Rio de Janeiro, Marielle Franco (PSOL). Vamos cobrar medidas visando à elucidação deste crime brutal. Minha solidariedade aos familiares e amigos. #MariellePresente”.
Wadih Damous (PT-RJ): “Marielle Franco foi executada. O assassinato consumou-se hoje, mas é resultado de uma trama urdida pela barbárie que tomo conta do Brasil. Sob o fascismo, os grupos de extermínio agem livremente. Enquanto isso a intervenção militar revista mochilas de crianças das favelas. #MariellePresente”.
Adelmo Leão (PT-MG): “Marielle Franco, presente! Assassinaram uma companheira de luta no Rio de Janeiro. Uma mulher, negra e jovem que lutava pelo combate à corrupção e pelos direitos humanos. Sua morte não deve ficar impune! Não calarão a nossa voz. #MariellePresente”.
Benedita da Silva (PT-RJ): “A notícia da morte da vereadora Marielle Franco, ocorrida à noite, no Rio, choca e dói em todos nós. Externo os meus sentimentos a todos os familiares e amigos. #MariellePresente”.
Décio Lima (PT-SC): “Todo cidadão de bem precisa exigir que essa morte seja investigada e esclarecida”. #MariellePresente
Zé Geraldo (PT-PA): “Todos nós estamos profundamente chocados e tristes com o assassinato da vereadora Marielle Franco (PSOL-RJ). #MariellePresente”.
Paulo Teixeira (PT-SP): “No último sábado (10), Marielle havia denunciado a violência das forças policiais do 41º BPM (Irajá) na Favela de Acari. Negra, militante dos direitos humanos e sociais, ela parte precocemente. Dia triste para o Brasil! Esse fato gravíssimo deve ser apurado com rigor. #MariellePresente”.
Reginaldo Lopes (PT-MG): “Absolutamente consternado com o assassinato da vereadora pelo Rio de Janeiro Marielle Franco. Em seu primeiro mandato, quebrava estereótipos e preconceitos. Que as investigações sejam concluídas o mais breve possível para sabermos o que houve. E que Deus esteja com seus familiares. #MariellePresente”.
Pepe Vargas (PT-RS): “Minha solidariedade aos familiares e amigos da vereadora do (PSOL-RJ) Marielle Franco. Cala-se uma voz na defesa dos direitos humanos. Espero que a investigação tenha o rigor necessário aos crimes contra a vida. Aos companheiros do PSOL nacional e do RJ meus sentimentos. #MariellePresente”.
Marco Maia (PT-RS): “Uma morte muito suspeita e estranha, não parece um simples assalto ou bala perdida. É difícil contestar fatos tão perigosos, estamos num estado de exceção, qualquer coisa que vier, não será mais novidade. #MariellePresente”.
Carlos Zarattini (PT-SP): “É preciso que ocorra uma rápida e rigorosa apuração desse crime. #MariellePresente”.
Erika Kokay (PT-DF): “A bancada do PT na Câmara vai propor a criação de uma Comissão Externa da Casa para acompanhar o caso do assassinato da vereadora Marielle, no Rio. Vamos solicitar a participação da Polícia Federal nas investigações, além de uma agenda, ainda hoje com ministro Jungmann. #MariellePresente”.
Senadora Fátima Bezerra (PT-RN): “Aos nossos mortos nenhum minuto de silêncio, mas uma vida inteira de lutas. Toda solidariedade também aos familiares e amigos de Anderson Pedro Gomes, que foi assassinado junto com Marielle Franco. #MariellePresente”.
Layla Andrade
Foto: Lula Marques