Na tribuna, petistas comemoram realizações dos primeiros 100 dias do governo Lula e ida do presidente à China

Foto: Ricardo Stuckert

Deputado Padre João (PT-MG) Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

Os 100 dias do governo Lula, completados na segunda-feira (10), e a viagem do presidente à China, iniciada hoje (11), foram destaques nos discursos dos parlamentares do PT na sessão desta terça-feira. O deputado Padre João (PT-MG) enfatizou que o Brasil voltou e a viagem do presidente Lula à China recoloca o Brasil no lugar de onde o País nunca deveria ter saído. “O Lula foi protagonista, enquanto presidente, da constituição do Brics, grupo de países emergentes – Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul – que tem como objetivo a cooperação econômica e o desenvolvimento em conjunto”, relembrou Padre João.

Ele citou ainda que o grupo avançou no mandato da presidenta Dilma, ao ter o Banco do Brics. “E nesta quarta-feira (12), o Lula participará da posse da Dilma na presidência do Banco”, afirmou Padre João, ao explicar a importância do Brics, frisando que ele abrange a metade da população do mundo.

“É muito importante essa retomada de parceria com a China, não numa submissão, como foi no governo anterior, assim como foi com os Estados Unidos, mas tendo um protagonismo em diálogo com o presidente da China e em relação à paz entre a Rússia e a Ucrânia”, afirmou o deputado do PT mineiro. Ele enfatizou ainda que Lula tem o propósito também de trazer o presidente da China para fazer grandes investimentos no País, como em ferrovias, rodovias.

“Lula tem sempre falado da importância de retomar a industrialização em nosso País. O nosso País não pode ser um mero exportador de matéria-prima nem do agronegócio nem dos bens naturais, como minerários. Por isso essa viagem é muito estratégica para o nosso País”, reiterou Padre João.

Deputado Paulão. Foto: Paulo Sergio/Câmara dos Deputados

O deputado Paulão (PT-AL) destacou os 100 dias do governo e também falou da viagem de Lula à China. “Completou-se 100 dias do governo Lula, que conseguiu, primeiro, atender mais de 30% da expectativa do povo brasileiro, das suas promessas de campanha. O País voltou à normalidade democrática. Reverteu-se o desmonte que ocorreu em várias políticas públicas, em vários ministérios que foram reativados, a exemplo do Ministério da Mulher, da Igualdade Racial, dos Direitos Humanos, do Desenvolvimento Agrário — que tem papel estratégico principalmente para as pessoas mais vulneráveis no Brasil”, citou.

Esta Casa, continuou Paulão, “faz um contraditório: após ser ameaçada a democracia, registramos avanço fundamental, considerando a importância do Estado democrático de Direito, de haver um estadista no comando do Brasil, que é referência para o País e para o mundo. É por isso que, quando ele viaja para a China, consegue estabelecer uma relação diplomática fundamental. Hoje, é um dos líderes mais queridos do mundo”, afirmou.

Realizações dos 100 dias

Deputado Helder Salomão. Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

O deputado Helder Salomão (PT-ES) ao comemorar os 100 dias do governo Lula citou entre os avanços do período a volta o Mais Médicos, para garantir atendimento a nossa população, o reajuste do salário mínimo acima do índice da inflação, após 6 anos, e o   reajuste do piso do magistério.

“As ações voltadas à questão ambiental estão em pleno vapor em nosso País. As ações lá em Roraima se destacam, mas, em todo o Brasil, o meio ambiente está tendo centralidade. O novo Bolsa Família está garantindo que as famílias não só tenham R$ 600, mais R$ 150 para cada criança até 6 anos, mas também tenham o programa associado à saúde e educação”, afirmou Helder Salomão.

O deputado capixaba também informou que novos empregos estão sendo gerados. “Foram mais de 200 mil empregos neste período, o que mostra que, gradativamente, a nossa economia está recuperando o seu espaço. E o povo brasileiro começa a se enxergar neste novo momento do nosso País com novos empregos”, observou.

Saída econômica

Deputado Zé Neto. Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

Para o deputado Zé Neto (PT-BA) nesses 100 dias há uma mudança extremamente notável no País. “O Brasil volta a pensar em Estado de forma ampla, em que nós podemos dialogar; ouvir inclusive os opositores; sentar para pensar numa saída econômica, que não é só de governo; trazer para a pauta novamente — como nós estamos aqui a discutir para decidir a situação — a Reforma Tributária e o arcabouço fiscal”.

Na avaliação do deputado Zé Neto, este pensamento de Estado é o pensamento de um País que se reinclui no mundo. “O País volta para o mundo que vê a necessidade, por exemplo, de que aqui, no Brasil — no mundo, já é assim — , haja um mercado consumidor com muito mais respeito e grandeza do que aquele que foi visto nos últimos 6 anos, quando o mercado financeiro deu as regras da economia, suprimindo os interesses do mercado produtivo, do mercado consumidor, da indústria brasileira, do setor produtivo nacional tanto do campo como da cidade, do setor de serviços, e houve uma priorização totalmente descabida de interesses econômicos internacionais financeiros apenas”.

Zé Neto reconhece, não entanto, que mercado financeiro é importante. “Mas, mais importante do que o mercado financeiro, é o mercado consumidor, no qual nós construímos um caminho de prosperidade, de consumo, de produtividade, de qualidade de vida, de geração de emprego e renda. E, nesses 100 dias, é isso que está colocado na pauta. Nós falamos que o Brasil voltou, porque o Estado voltou a funcionar, a ouvir, a buscar caminhos e entendimentos e a servir melhor a nossa gente, cuidando mais dela”, sintetizou.

Melhor presidente da história 

Deputado Patrus Ananias (PT-MG) – Foto – Paulo Sergio-Câmara dos Deputados

Ao falar dos 100 dias de governo, o deputado Patrus Ananias (PT-MG) relembrou que o presidente Lula já tem uma história de ter sido um dos melhores, “se não o melhor, presidente da história do Brasil, especialmente no campo social, quando nós retiramos o Brasil do mapa da fome, fome que infelizmente voltou pela incompetência e pelos desmandos do governo passado, que levou o Brasil a 33 milhões de pessoas passando fome, e milhões de outras famílias vivendo a insegurança alimentar”.

Patrus disse ainda que, sob a liderança do presidente Lula, “reafirmando o compromisso do nosso País com a vida, com a justiça social, com o bem comum”. Ele ainda citou a retomada do Bolsa Família, programa que se tornou uma referência no mundo, que, já no mês passado, dia 20 de março, começou a chegar às famílias pobres do nosso País.

“Colegas parlamentares, no governo passado do presidente Lula, tive o orgulho de estar à frente da implantação do Bolsa Família. Programa que não é assistencialismo, programa que não é eleitoreiro, programa que é política pública integrada com as políticas públicas da assistência social, que também estão voltando. Integrado com as políticas públicas da segurança alimentar, que também estão voltando. Integrado com as políticas públicas de apoio à agricultura familiar, com o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar – Pronaf e o Programa de Aquisição de Alimentos – PAA”.

União e reconstrução

Deputado Elton Welter. Foto: Gustavo Bezerra

O deputado Welter (PT-PR) afirmou que o Brasil voltou para fazer mais pelo nosso povo. “São 100 dias de muito trabalho, união e reconstrução. Todos os estados brasileiros estão sendo atendidos. O respeito à nossa gente já salta aos olhos de todos nesses primeiros 100 dias e se revela pelos investimentos na área social, na área da saúde e na área da educação em todos os estados brasileiros. Os investimentos em proteção social, por meio do Programa Bolsa Família, o reajuste no Programa Nacional de Alimentação Escolar e os repasses no campo da saúde são importantes ações do governo federal para melhorar a qualidade de vida da nossa gente”, reiterou.

Segundo Welter, é por trabalho e bem viver de todos que fizemos o L. “Parabéns ao Lula! Parabéns aos programas! Parabéns a esta Casa, que votou a PEC no ano passado e, por isso, garantiu esses recursos que atendem à nossa gente!”, concluiu.

Também usaram a tribuna para falar sobre os 100 dias de governo os deputados Alencar Santana (PT-SP), Reimont (PT-RJ), Luiz Couto (PT-PB), Joseildo Ramos (PT-BA), Merlong Solano (PT-PI), Nilto Tatto (PT-SP), Rogério Correia (PT-MG) e Valmir Assunção (PT-BA).

 

Vânia Rodrigues

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também