MP 928: Bolsonaro aplica mordaça na Lei de Acesso à Informação

Considerada uma das legislações mais importantes formuladas durante os governos do PT, a Lei de Acesso à Informação foi sancionada em 2011, no governo da presidenta Dilma Rousseff para dar transparência e acesso à informação pública. Mais uma vez, por meio de medida provisória (MP 928), o presidente Jair Bolsonaro coloca mordaça, na calada da noite, e inverte essa lógica democrática ao instituir na segunda-feira (23), a suspensão da LAI (Lei 12.527).

Para parlamentares da Bancada do PT na Câmara, tanto a Lei de Acesso à Informação (2011) quanto o Portal da Transparência criado em 2004, na gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foram mecanismos instituídos para dar acesso e transparência às contas públicas, e que, segundo eles, Bolsonaro atropela esse elo da LAI com a democracia.

O autor da lei, o deputado Reginaldo Lopes (PT-MG), se manifestou pelo Twitter logo cedo e criticou mais uma vez a falta de transparência do governo federal. “O que Bolsonaro tem a esconder restringindo a Lei de Acesso à Informação? Essa lei é de minha autoria, mas é uma conquista da sociedade brasileira. Trata-se de um inegável avanço na fundamental questão da transparência”, afirmou.

“Essa MP é uma instituição dissimulada de uma forma de censura do governo Bolsonaro. O governo tenta esconder informações no momento em que mais do que nunca a transparência é essencial”, criticou o deputado Rui Falcão (PT-SP).

Na opinião do parlamentar paulista, a população brasileira tem direito de saber como está a saúde do presidente da República, uma vez que, praticamente, toda a sua comitiva foi infectada pelo coronavírus. “Sem a suspensão da lei, teríamos acesso a todo tipo de informação, inclusive ao exame que ele fez sobre o coronavírus – e que até hoje a população brasileira não sabe o resultado porque ao que nos consta, ele não mostrou o exame”, afirmou Falcão.

Para o deputado paulista, ao recorrer à edição de medidas provisórias sem precedência, Bolsonaro revela que quer governar sozinho. “Na minha opinião, deveriam também, como se cogitou com a MP 927, devolver essa medida ao Executivo para que Bolsonaro cesse essa proliferação de MPs”, sugeriu o deputado.

Democratização

O líder da Minoria no Congresso Nacional, deputado Carlos Zarattini (PT-SP), também se lembrou da democratização do acesso à informação nos governos petistas e lamentou mais essa iniciativa adotada por Jair Bolsonaro. “Suspender a Lei de Acesso à Informação é para tentar esconder ou impedir que o povo tenha conhecimento da real situação do País e daquilo que o governo está fazendo, não só no aspecto financeiro, mas em todas as medidas que o governo apresenta”, lamentou.

Para ele, no momento de crise, de situação de emergência, “atuar sem transparência é um absurdo que deixa o povo ainda mais inseguro diante do que está acontecendo no País”.

Na avaliação do deputado Afonso Florence (PT-BA), o presidente Bolsonaro cortou mais um vínculo com a democracia ao suspender o acesso à informação pública. “O Bolsonaro aproveita a quarentena provocada pelo coronavírus para blindar seu governo e sua família temendo aprofundamento de investigações sobre seus atos. Com isso, ele não governa, nem na saúde, nem na economia. O governo Bolsonaro acabou”, sentenciou o petista.

O deputado Alencar Santana (PT-SP) classificou de retrocesso mais essa ação do governo Bolsonaro. “É um tremendo retrocesso que mostra que o governo Bolsonaro gosta de fazer as coisas de maneira oculta, obscura, sem informação à população. Nesse momento de crise as pessoas precisam de mais informações sobre o que o governo está fazendo, em todas as suas áreas de atuação.”

De acordo com o parlamentar, a crise é grave, mas não justifica esconder informação do povo. “Isso demonstra que o governo Bolsonaro não é adepto da democracia, da transparência. Não ter informação transparente só facilita a vida do crime”, observou.

O deputado Paulão (PT-AL) afirmou que a medida provisória “é uma censura à imprensa diante dos atos atabalhoados neste momento”. Para ele, a medida adotada por Bolsonaro “afronta os direitos da cidadania e, inequivocamente, a democracia brasileira. Só quem tem algo a esconder atua desta forma”, criticou.

 

Benildes Rodrigues

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100