MP 844 é nefasta para o saneamento básico do País, alerta especialista

A medida provisória (MP 844/18) que altera o marco regulatório do setor de saneamento básico no País, proposta pelo governo Temer, desestrutura completamente a política nacional de saneamento básico e mutila os princípios da gestão associada de serviços públicos para o setor que são prestados pelas companhias estaduais, com o intuito de favorecer as empresas privadas. A afirmação é do especialista em saneamento e ex-secretário Nacional de Saneamento Ambiental, Abelardo de Oliveira Filho. Ele fez um estudo sobre os impactos e as consequências da MP para o setor e para a população brasileira.

“A medida provisória, que pode ser chamada de ‘MP da sede’ ou ‘MP da conta alta’, é extremamente nefasta ao País e vai atrasar a tão sonhada universalização dos serviços de saneamento básico, dificultando a garantia do acesso a todos os cidadãos e cidadãs brasileiros, principalmente as populações mais carentes”, afirma o especialista. Ele destaca ainda que a proposta é um retrocesso no País, onde metade dos municípios não tem sequer uma política para resolver o problema.

Em 2017, segundo dados da Pesquisa de Informações Básicas Municipais (Munic), do Instituto Brasileiro de geografia e Estatística (IBGE), divulgada em agosto deste ano, apenas 41,5% dos 5.570 municípios tinham um Plano Nacional de Saneamento Básico (traz informações como diagnóstico, objetivos e metas de universalização). Somente 32,2% tinham uma Política Municipal de Saneamento Básico (traça diretrizes gerais para os serviços) e 28,2% disseram que estão elaborando.

O resultado é que 34,7% dos municípios afirmaram ter conhecimento sobre a ocorrência de endemias ou epidemias de doenças ligadas a falta de saneamento básico. A dengue foi a doença mais citada entre os municípios, com 26,9%, o que prova que este é um serviço público essencial e urgente para o País.

“Entre todos os serviços públicos essenciais, esse é um dos mais importantes do ponto de vista do resgate da dignidade e da cidadania das pessoas, da garantia da saúde, da salubridade ambiental e da qualidade de vida da população”, diz Abelardo.

PT é contra a MP – O PT é contra a mudança no marco regulatório do setor de saneamento básico no País e no início deste mês entrou com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) em que questiona a constitucionalidade da MP 844/18. Na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI), assinada pela presidenta do PT, senadora Gleisi Hoffmann (PR), o partido pede a suspensão da medida por entender que ela não atende o princípio básico de urgência, principalmente por afrontar a competência dos municípios para regular os serviços de saneamento. Também alega que a MP fere o objetivo fundamental da Constituição (Artigo 3º, inciso III) de erradicar a pobreza e reduzir as desigualdades sociais.

Também contra os propósitos da MP 844, o líder da Bancada do PT na Câmara, deputado Paulo Pimenta (RS), já encaminhou ofício ao presidente do Congresso, senador Eunício Oliveira (MDB-CE), solicitando a devolução da medida à Presidência da República. Pimenta também entende que a MP não observa os princípios constitucionais de urgência e relevância. O pedido ainda não foi analisado pela Mesa Diretora do Congresso.

Retrocesso – Em trechos do estudo que fez sobre a MP 844, Abelardo de Oliveira Filho afirma que “a sociedade brasileira não pode aceitar qualquer proposta de alteração na Lei Nacional de Saneamento Básico que possa comprometer o gradativo avanço no acesso da população aos serviços de saneamento básico e ignore tudo o que foi conquistado ao longo dos últimos quinze anos, provocando um profundo retrocesso e desestruturação do setor de saneamento básico”.

Leia a íntegra do Estudo do impacto da mudança do Marco Legal do Saneamento Básico:

Estudo-do-impacto-da-mudanca-do-Marco-Legal-do-Saneamento-Basico

Consulta Pública –  O Senado Federal abriu Consulta Pública sobre a MP 844/18, a chamada MP do Saneamento. Clique aqui para votar NÃO. https://www12.senado.leg.br/ecidadania/visualizacaomateria?id=133867

 

PT na Câmara com informações do site da CUT

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100