MP 665: relatório é aprovado com manutenção de direitos do trabalhador

PauloRochaZeGeraldo Salu
Foto: Salu Parente
 
A Comissão Mista que analisou a medida provisória (MP 665/14) que regula o acesso ao seguro desemprego, ao abono salarial e ao seguro desemprego para o pescador artesanal aprovou nesta quarta-feira (29) o relatório final do senador Paulo Rocha (PT-PA). O colegiado, presidido pelo deputado Zé Geraldo (PT-PA), aprovou o texto que manteve os avanços garantidos no relatório anterior, como a redução do tempo de trabalho exigido para a primeira solicitação do seguro desemprego de 18 para 12 meses. 
 
A MP também reduziu de três anos para um ano o tempo exigido de carteira profissional para o pescador artesanal ter acesso ao seguro desemprego, além de manter as exigências para pagamento do abono salarial nos mesmos moldes do 13º salário. Nesse caso, o trabalhador terá que cumprir uma carência de três meses de trabalho para começar a ter direito ao abono. Dessa forma, a partir do quarto mês o trabalhador poderá ter direito a 4/12 do benefício (estipulado em um salário mínimo), evoluindo até o pagamento total do abono após 12 meses de trabalho. 
 
“Asseguramos algumas correções nas distorções que encareciam o orçamento do governo, mas não deixei que os trabalhadores perdessem os seus direitos. Está mantido o seguro desemprego, o seguro defeso, e o abono salarial. Esse foi o desafio que me propus, e acho que consegui fazer com que no diálogo com os trabalhadores e com o governo achássemos um caminho para assegurar o interesse dos trabalhadores, e resolver os problemas de orçamento do governo”, afirmou o senador Paulo Rocha.
 
Em relação a outras preocupações como regras para acesso diferenciado a trabalhadores afetados pela alta rotatividade de mão de obra em alguns setores, e de discussões sobre o fim do fator previdenciário, o relator propôs ao governo o debate com todos os interessados no tema. 
 
“Tudo foi acordado com o governo e os trabalhadores. Assim, mantivemos o que já era conquista dos trabalhadores rurais, e os problemas na questão do desemprego de segurados especiais como assalariados e trabalhadores temporários, como os safristas que trabalham apenas em alguns períodos no ano, proponho que seja discutido entre os trabalhadores e o governo”, destacou Paulo Rocha.
 
Na sugestão do relator, a comissão tripartite (formada por governo, trabalhadores e empregadores) analisaria soluções para acesso ao seguro desemprego de categorias afetadas pela alta rotatividade de mão de obra. Já a comissão quadripartite seria formada por governo, trabalhadores, aposentados e empregadores e estudaria alternativas ao fator previdenciário. 
 
Para o deputado Zé Geraldo, a aprovação do texto mostra que o colegiado cumpriu a missão de aprimorar o texto enviado pelo governo.
 
“A aprovação do relatório foi uma derrota para a oposição que tentou de todas as formas inviabilizar a votação. O relatório mostra que a preocupação da comissão foi assegurar direitos e moralizar o acesso aos benefícios. Com as mudanças tenho certeza que será aprovada no plenário da Câmara e do Senado”, afirmou.
 
Héber Carvalho 
 
Ouça o Deputado Zé Geraldo na Rádio PT

” bg=”dd1a22″ leftbg=”dd1a22″ lefticon=”294781″ track=”ff1b2c” tracker=”ffff00″ text=”000000″ righticon=”294781″ width=”300″ rightbg=”408080″ volslider=”ffffff” skip=”ffffff”]” bg=”dd1a22″ leftbg=”dd1a22″ lefticon=”294781″ track=”ff1b2c” tracker=”ffff00″ text=”000000″ righticon=”294781″ width=”300″ rightbg=”408080″ volslider=”ffffff” skip=”ffffff”]

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex