Foto: Flávia Carnelli
Os deputados Márcio Macêdo (PT-SE) e Iriny Lopes (PT-ES) apresentaram indicação ao Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (IBAMA), que sugere intensificações nas ações de controle de pesca, além da verificação da situação das licenças expedidas por este órgão para as empresas de pesca que atuam no norte do Espírito Santo.
De acordo com o deputado Márcio Macêdo, o pedido tem base numa mortalidade atípica de golfinhos que preocupa os pesquisadores da Região do Distrito do Pontal do Ipiranga no município de Linhares, no norte do Espírito Santo. “Desde o dia 7 de janeiro até esta quarta-feira (26) já morreram sete animais nas praias de Guriri e Pontal do Ipiranga, no norte do Espírito Santo”.
O parlamentar pediu ao Ibama que fosse verificada a situação das licenças expedidas para as empresas de pesca que atuam no
Estado.
Segundo o diagnóstico do Instituto Baleia Jubarte, feito nas Toninhas, golfinhos que vivem próximo à costa, em alguns casos foram detectados sinais claros de captura em redes de pesca. Por ser uma população isolada das demais e ameaçada de extinção o número de animais que estão aparecendo mortos nas praias preocupa os pesquisadores.
A deputada Iriny Lopes quer impedir essas práticas ilegais. “Pedimos a intensificação das ações de fiscalização para inibir que as Toninhas sejam capturadas propositalmente e impedir que as embarcações de pesca passem próximo da costa onde vivem os golfinhos. ”
Essa espécie de golfinho encontra-se na lista nacional de espécies ameaçadas de extinção, sendo classificada nacionalmente como “vulnerável”. “As principais ameaças que esses animais enfrentam são a captura em redes de pesca e a degradação de seu habitat pela ocupação do litoral. Por esse motivo defendemos a conservação e preservação da natureza”, relatou a deputada Iriny Lopes.
Késia Paos, Estagiária de jornalismo, PT na Câmara