As manifestações pelo “Fora Bolsonaro” começaram com muita força, desde a manhã deste sábado (29), e milhares de brasileiros foram às ruas no Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília, no chamado #29M. As três capitais se somam à outras 200 cidades pelo mundo que realizarão atos contra o presidente da República. Os atos são convocados por movimentos populares reunidos nas frentes Povo sem Medo e Brasil popular, e também por movimentos estudantis, centrais sindicais e coletivos independentes. No Rio de Janeiro, a manifestação iniciou no Monumento Zumbi dos Palmares, no centro da capital. Os manifestantes caminharam pela Avenida Presidente Vargas e ocuparam três faixas da pista.
O presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Iago Montalvão, celebrou a mobilização e lembrou da resistência contra o fechamento da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). “Rio de Janeiro nesse momento sendo ocupado pelo povo nas ruas! Contra o Genocida Bolsonaro. Não vamos permitir que fechem nossas universidades”, tuitou.
Em Brasília, a manifestação ocupou a Esplanada dos Ministérios com outras milhares de pessoas. Ao jornalista George Marques, da Mídia Ninja, o advogado criminalista Antônio Carlos de Almeida, o Kakay, que participou do ato, disse a ocupação nas ruas é para “recuperar o Brasil do fascismo”. “Temos que ter o Brasil de volta. Esses fascistas roubaram à esperança. Mataram 450 mil pessoas. Eu fiz questão de vir de verde amarelo exatamente por isso, para também retomar nossas cores”, afirmou.
Em Belo Horizonte, a Avenida João Pinheiro, no centro da cidade, foi tomada por manifestantes, que ocuparam a Praça da Liberdade até a Praça Afonso Arinos. A maioria dos participantes do ato usa máscaras e pratica o distanciamento. Em breve mais informações de todo o Brasil.
Petistas na luta
A deputada federal Benedita da Silva (PT-RJ) participou do ato no Rio de Janeiro na manhã deste sábado (29). A parlamentar destacou a segurança dos participantes da atividade, os quais mantiveram distanciamento, usaram máscara e álcool em gel. Benedita disse que o “poder popular está indo para as ruas” e com isso Bolsonaro será enxotado do Palácio do Planalto. A parlamentar destacou a energia da juventude, dos movimentos sociais e sindicais que estão na luta por Fora, Bolsonaro!.
O povo unido nas ruas pelo #ForaBolsonaroGenocida. ✊🏿 pic.twitter.com/NTNx4HKFTx
— Benedita da Silva (@dasilvabenedita) May 29, 2021
Truculência em Recife
Em sua conta no Twitter, o deputado José Guimarães (PT-CE) disse que o 29MForaBolsonaro faz parte da luta democrática e pelo fim do genocídio no País. E Guimarães também criticou a truculência da Polícia em Recife (PE), que jogou bomba e agrediu manifestantes. “A repressão por parte da Polícia Militar de Pernambuco passou dos limites. Agressões contra manifestantes, um atentado contra o direito à livre manifestação. Nossa vereadora Liana Cirne foi uma das vítimas”, denunciou o parlamentar.
O presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM), Carlos Veras (PT-PE), criticou a violência da Polícia em Pernambuco. “Sobre as acusações de violência da PM no ato de hoje no Recife, estamos oficiando o governo de Pernambuco, a SDS, o MP, a Corregedoria de Polícia e o MP. As cenas violam as normas sobre uso da força por agentes de segurança e os direitos à liberdade de expressão e manifestação”, escreveu em sua conta no Twitter. E a deputada Marília Arraes (PT-PE) questionou sobre o uso da força em Recife: “Desde o início da pandemia houve diversos atos e protestos bolsonaristas, nenhum foi recebido com essa truculência. Será que foi por acaso?”
O deputado Paulo Teixeira (PT-SP) informou em seu Twitter: “A Polícia Militar reprime as manifestações pacíficas no Pernambuco. Vice governadora Luciana Santos anuncia apuração rigorosa dos abusos”.
Já o deputado Afonso Florence (PT-BA) afirmou: “Nesse 29 de Maio o povo brasileiro vai demonstrar apoio a luta por vacinação, emprego, salário, e Fora Bolsonaro!!!”. #29MPovoNasRuas. E o deputado Paulo Pimenta (PT-RS) orientou: “Vamos gritar e lutar com todas nossas forças pelo: Fora Bolsonaro!” E o deputado ressaltou: “Ocupamos as ruas em solidariedade aos brasileiros e brasileiras que sofrem com o descaso e omissões da quadrilha Bolsonaro. É apenas o início da luta, da resistência em Fora Bolsonaro, da vacina do braço e comida no prato. DF na ruas”.
“Vamos soltar o grito entalado na garganta”, recomendou o deputado Rubens Otoni (PT-GO). “Hoje é só o início. Vamos sair da toca e ocupar as ruas para defender a vida das pessoas. Queremos vacina, emprego e auxílio emergencial para quem dele necessita. Vamos gritar bem forte: Fora Bolsonaro!”
E a presidenta do PT, Gleisi Hoffmann (PR), exaltou os atos em todo o País. “É na luta que a gente se encontra! Queremos vacina e impeachment já”, escreveu a deputada. Da mesma forma, o líder do PT, deputado Bohn Gass (RS), igualmente afirmou que os atos Fora, Bolsonaro, mobilizaram milhares em todas as regiões do País. Segundo Bohn Gass, “em Porto Alegre, o grito era ‘recua, fascista, recua; é o poder popular que tá na rua'”.
Mais manifestações dos parlamentares petistas:
Zeca Dirceu (PT-PR) – “Vários atos ocorrerão hoje, em diversas cidades do país, pois o povo não aguenta mais um genocida, irresponsável no governo. Os atos insanos de Bolsonaro estão ceifando vidas. Hoje é dia de luta, é dia de #ForaBolsonaro.”
Erika Kokay (PT-DF) – “O 29 de Maio entrará para a história como o dia em que o povo brasileiro foi às ruas para arrancar um genocida do poder. Vamos à luta!!!!”
Henrique Fontana (PT-RS) – “Hoje é dia de Fora Bolsonaro. De máscara, com distanciamento e muita vontade de lutar! #29MPovoNasRuas”.
Airton Faleiro (PT-PA) – “Ato gigante em Brasília. 30 mil e é só o começo do ato”.
José Airton Cirilo (PT-CE) – “Quem for para as manifestações hoje, por favor, use máscara, álcool em gel e respeite o distanciamento. Essa luta é pela vida: comida no prato, vacina no braço e #ForaBolsonaro. Quem não for, manifeste-se pelas redes sociais”.
Maria do Rosário (PT-RS) – “A indignação do povo brasileiro está nas ruas hoje em todo o país exigindo o fim das mortes provocadas pela política genocida de Bolsonaro. Vacinas, auxílio emergencial decente e responsabilização do governo de morte são as bandeiras que unificam os movimentos sociais.”
Carlos Zarattini (PT-SP) – “Sábado marcado por protestos contra governo genocida e em defesa da vida. Manifestação nos quatro cantos do país e também no exterior #29mforabolsonaro”.
João Daniel (PT-SE) – “Neste momento, o povo sergipano representado pela classe trabalhadora, camponeses, jovens, sindicalistas, sergipanos que não aguentam mais tanto descaso, à espera de uma vacina, de educação, de emprego e de alimentação reivindicam em um só grito: #ForaBolsonaro #29MForaBolsonaro”.
Leo de Brito (PT-AC) – “Aqui no Acre a carreata vai partir da Arena da Floresta às 14h #29mpovonasruas”.
Paulo Guedes (PT-MG) – “Com medidas sanitárias e de distanciamento, o povo dá exemplo de luta nas ruas. O ato em Brasília contra Bolsonaro está gigante!”.
Natália Bonavides (PT-RN) – “Hoje vamos todas/os que puderem ocupar as ruas com máscara de proteção, álcool 70% e distanciamento para derrubar Bolsonaro, e defender as vidas, as vacinas, o auxílio emergencial digno e o direito à moradia! Para parar o vírus, precisamos parar este governo! Simbora!”.
Célio Moura (PT-TO) – “[Palmas] Hoje é um dia lindo! A força popular gritou com todo vigor #forabolsonaro. O povo foi protestar no meio de uma pandemia, demonstrando com isso que o governo é ainda mais perigoso que o próprio vírus. Vamos juntos dar um empurrão: Fora, Genocida! Viva os poderes do povo!”
Os deputados petistas Helder Salomão (ES), Odair Cunha (MG) e Paulão (AL) também se manifestaram nas redes sociais pela saída imediata de Bolsonaro.
Vídeo do ato em Brasília:
https://www.facebook.com/ptnacamara/videos/758776184803941
Saiba mais sobre as manifestações de Norte a Sul do País:
29M: De Norte a Sul, capitais fazem grandes manifestações contra Bolsonaro
PT na Câmara com Rede Brasil Atual