Mariana: quatro anos após a tragédia, CDHM faz balanço das violações de direitos humanos

No dia 5 de novembro de 2015, a barragem de rejeitos de Fundão, da empresa Samarco, se rompeu no município de Mariana (MG). Dezenove pessoas morreram e todo o ecossistema ao longo do Rio Doce até a foz, atingindo municípios de Minas Gerais e Espírito Santo, foi destruído. O acidente é considerado o mais grave desastre ambiental do Brasil em relação à mineração. Milhares de toneladas de lama tóxica inundaram cidades até encontrar as águas do Rio Doce. Os rejeitos seguiram por 500 quilômetros do Rio Doce até atingirem a foz, em Regência, em Linhares, no Espírito Santo, 17 dias após o início do crime ambiental. Na região atingida residem aproximadamente 3,2 milhões de pessoas.

O Movimento de Atingidos por Barragens (MAB) calcula que cerca de 2 milhões de pessoas foram atingidas, mas apenas 8.537 foram indenizadas por danos gerais e 254 mil indenizadas por desabastecimento de água.

Para fazer um balanço da situação atual em Mariana e região, a Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados (CDHM) faz audiência pública no dia 6 de novembro, quarta-feira, às 14h, no plenário 9.

“É um direito humano fundamental o direito à saúde e a um meio ambiente saudável. E essas populações estão sendo destituídas de seu direito, pois há quase 4 anos, não têm um ambiente equilibrado e saudável, tampouco a saúde está protegida”, explica o deputado Patrus Ananias (PT-MG), que solicitou a realização do debate.

Lama, destruição e falta de trabalho

O rompimento da barragem liberou cerca de 62 milhões de metros cúbicos de rejeitos de mineração. A lama atingiu diversos córregos e cursos d’água que formam os rios Gualaxo do Norte e rio do Carmo, alcançando e arrasando completamente estes dois rios, que são importantes afluentes do Rio Doce.

Exames recentes feitos pelas Universidade de São Paulo apontaram efeitos dos metais no organismo. Foram pesquisados 10 componentes: alumínio, arsênio, bário, cádmio, chumbo, cobalto, manganês, mercúrio, níquel e selênio. Entre esses, arsênio, níquel e manganês foram os que apresentaram alterações em algumas pessoas.

O desastre trouxe grande impacto também sobre as economias locais. Agricultores, pescadores, artesãos, comerciantes, empreendedores turísticos, marisqueiras, catadores de caranguejos e atletas, que tinham atividades direta ou indiretamente relacionadas à água, estão com seus negócios em colapso. O desemprego e a queda de renda são uma realidade.

Outro problema é que nem todos são reconhecidos pela Samarco como atingidos pelo desastre ambiental. Há controvérsia na análise dos casos. Além disso, também preocupa o não cumprimento, até agora, da totalidade da primeira fase do programa, que são as indenizações. Até hoje, a maior parte deles não recebeu qualquer indenização pelos prejuízos e estão precisando migrar para outras áreas para conseguirem sobreviver.

Diligência

No início de outubro a CDHM fez uma diligência às cidades atingidas pelo desastre no Espírito Santo. “Nós fomos ouvir e conhecer as histórias das vítimas, para poder fiscalizar e cobrar os órgãos competentes. Sem luta a gente não conquista, e as lutas precisam de apoio”, afirma o presidente da Comissão, Helder Salomão (PT-ES).

Audiência pública

Devem participar do debate do dia 6 de novembro, representantes da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão; Coordenação Nacional do Movimento dos Atingidos por Barragens; Sindicato dos Pescadores profissionais e artesanais, aquicultores, marisqueiros, criadores de peixes e atividades afins na área da pesca dos municípios do Espírito Santo (Sindipesmes) e trabalhadores atingidos pelo crime ambiental.

 

Assessoria de Comunicação-CDHM

Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex