Maria do Rosário comemora 31 anos do ECA e reafirma sua luta em defesa das crianças e dos adolescentes

Foto: Reprodução EBC

Os 31 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), completados nesta terça-feira (13) foram lembrados na sessão da Câmara pela deputada Maria do Rosário (PT-RS). “Nesta data, nós devemos fazer uma saudação a esta Lei e a todos e todas que produzem, todos os dias, a defesa dos direitos da criança e do adolescente no Brasil. Ao mesmo tempo, quero destacar a importância de que venhamos a cumprir na integralidade o Estatuto”, afirmou a deputada, que coordena a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente.

“Comemoro o Estatuto, mas luto para que ele seja cumprido e enfrento os governos, assim como o governo federal, que não preservam os direitos integrais das crianças e dos adolescentes”, disse Maria do Rosário. Ela explicou que o ECA, que é tão mal compreendido e tão atacado por alguns segmentos, cumpre na verdade o objetivo da Constituição Federal, que é garantir e desdobrar a prioridade absoluta para as crianças e adolescentes.

A deputada alertou que no atual momento há um desmonte grave das políticas para a infância brasileira, que é observado nos semáforos das grandes cidades, em todo o Brasil: a volta do trabalho infantil.

“Nós observamos também a dificuldade que mães sozinhas, que tantas vezes são chefes de famílias, têm de manter as suas crianças, quando políticas sociais de apoio à família são desorganizadas totalmente. Quando, por exemplo, o auxílio emergencial foi quebrado, deixado de ser pago, no final do ano, e quando voltou, voltou com recursos muito menores, grande parte da população brasileira voltou à situação de extrema pobreza, e os mais atingidos estão na infância”, observou.

Maria do Rosário citou ainda os educadores e educadoras, os profissionais da saúde que estão salvando vidas, os conselheiros e conselheiras tutelares, os assistentes sociais, a enfermagem, os policiais também, as pessoas de todas as profissões que se guiam por esta lei e se guiam pela proteção integral dos direitos da criança.

“Mas quero lembrar que, tristemente, l

Deputada Maria do Rosário – Foto: Lula Marques/arquivo

eis que aprovamos, como a Lei Menino Bernardo, a lei para o direito à família, à convivência familiar e comunitária, a questão da adoção para aqueles que já se encontram com seus vínculos familiares precários ou rompidos, têm sido muito dificilmente colocadas em prática”, lamentou.

 

Depoimento especial

Rosário citou também a Lei do Depoimento Especial, de sua autoria, em parceria com a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente. “Essa lei criou novos procedimentos para a escuta de crianças vítimas e compromete todos e todas para o cumprimento do Estatuto”, argumentou.

Maria do Rosário encerrou seu discurso citando a poeta chilena Gabriela Mistral que certa vez disse que “o nome da criança é hoje, porque é hoje que seus ossos estão sendo formados; é hoje que seu sangue está sendo produzido; é hoje que ela existe como criança”. “E nós precisamos oferecer para cada geração o melhor de nós”, completou a deputada.

Vânia Rodrigues

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100