Lula sanciona lei que reconhece forró como manifestação cultural nacional  

Foto: Ricardo Stuckert

O presidente Lula sancionou, nessa terça-feira (7), a lei que reconhece o forró como manifestação cultural nacional do Brasil. O projeto de lei (PL 5838/2019) para tornar a expressão artística – símbolo do Nordeste – em manifestação cultural nacional é de autoria do deputado federal Zé Neto (PT-BA).

“O Forró é uma importante expressão artística e cultural nordestina, que desempenha um papel fundamental na preservação e celebração da diversidade cultural do país, sendo uma verdadeira joia da nossa cultura brasileira, com importante viés social e econômico, em que pese a importância dos eventos relacionados ao Forró nas suas muitas atividades profissionais, que são abastecidas e valorizadas através da geração de emprego e renda. Com sua mistura única de ritmos, histórias e melodias, o Forró conquistou corações no Brasil e pelo mundo afora”, afirmou Zé Neto.

Além do deputado baiano, a ministra da Cultura, Margareth Menezes; o ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha e a Senadora, Teresa Leitão (PT-PE) – relatora do projeto no Senado Federal – também participaram do ato de sanção.

Forrobodó

Com o nome derivado do temo forrobodó, usado para denominar os arrasta-pés, bailes populares existentes desde o século XIX, o forró moderno canta o cotidiano do povo nordestino – seus feitos, suas dores, seus sentimentos – usando instrumentos tradicionais como o acordeão, a sanfona de oito baixos (também conhecida como fole de oito baixos ou gaita ponto), a zabumba, o triângulo, a rabeca, o pandeiro e o agogô.

Lorena Vale, com agências

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também