Lula pede intervenção humanitária internacional em defesa das crianças palestinas e israelenses

Lula na abertura da Assembleia Geral da ONU, em setembro, defendeu a paz e o fim das guerras. Foto: Ricardo Stuckert/Arquivo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez um apelo no X (antigo Twitter) ao Secretário-Geral da ONU, Antonio Guterres, e a comunidade internacional, para que todos atuem no sentido de evitar “a mais grave violação de direitos humanos” no atual conflito no Oriente Médio que é, a ameaça à integridade física de crianças. Ao pedir uma “intervenção humanitária internacional” para evitar que isso ocorra, Lula defendeu ainda um cessar fogo e disse que o Brasil, na presidência provisória do Conselho de Segurança da ONU, atuará para estabelecer a paz na região. Parlamentares petistas manifestaram total apoio à mensagem do presidente.

“Crianças jamais poderiam ser feitas de reféns, não importa em que lugar do mundo. É preciso que o Hamas liberte as crianças israelenses que foram sequestradas de suas famílias. É preciso que Israel cesse o bombardeio para que as crianças palestinas e suas mães deixem a Faixa de Gaza através da fronteira com o Egito. É preciso que haja um mínimo de humanidade na insanidade da guerra”, escreveu.

O presidente Lula disse ainda que “é urgente uma intervenção humanitária internacional” em defesa “das crianças israelenses e palestinas”. “O Brasil, na presidência provisória do Conselho de Segurança da ONU, se juntará aos esforços para que cesse de imediato e em definitivo o conflito. E continuará trabalhando pela promoção da paz e em defesa dos direitos humanos no mundo”, avisou o presidente brasileiro.

Apoio de petistas

Vários parlamentares da Bancada do PT na Câmara manifestaram apoio a mensagem do presidente Lula. Leia abaixo algumas declarações:

Deputado José Guimarães (PT-CE), Líder do Governo na Câmara – “O presidente Lula conclama agora a ONU em defesa das crianças de Israel e da Palestina. Por um mundo de paz!”.

Deputada Maria do Rosário (PT-RS), 2ª Secretária da Mesa Diretora da Câmara – “O presidente Lula faz um apelo à ONU e ao mundo pela paz. Mesmo na insanidade da guerra, é preciso dar uma chance para a humanidade. Um apelo em defesa das crianças e adolescentes, palestinas e israelenses, que sofrem com tantos ataques e violência. Que o Brasil esteja unido pela paz e pelo cessar-fogo”.

Deputado Lindbergh Farias (PT-RJ) – “Lula é um humanista e vai ajudar com seu protagonismo no mundo a encontrar uma solução equilibrada para a guerra”.

Deputado Carlos Zarattini (PT-SP) – “Não podemos aceitar tantas violações dos direitos humanos contra mulheres e crianças. Como bem disse Lula é urgente uma intervenção humanitária internacional, é urgente um cessar fogo! A comunidade internacional precisa intervir e acabar com essa guerra”.

Deputada Erika Kokay (PT-DF) – “Correta a posição do presidente Lula de conclamar a ONU em um apelo internacional pela libertação de crianças israelenses feitas de reféns pelo Hamas e para que Israel pare com as bombas e permita a saída de crianças palestinas da Faixa de Gaza. É inadmissível que civis, inocentes e crianças sofram as consequências da onda de violência. É hora de não medir esforços em defesa da paz e do respeito aos direitos humanos”.

Deputado Bohn Gass (PT-RS) – “Enquanto alguns tratam o conflito Israel/Palestina como guerra de torcida e tentam tirar farpas políticas, o governo Lula está mais preocupado em atuar na busca da paz, defender o cessar-fogo, repatriar brasileiros e alertar para o sofrimento das crianças inocentes nos dois lados”.

Também compartilharam a mensagem do presidente Lula a presidenta da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara, deputada Luizianne Lins (CE) e os deputados petistas Jilmar Tatto (SP), Pedro Uczai (SC), Helder Salomão (ES) e Nilto Tatto (SP).

 

Héber Carvalho

 

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também