Lula: “Ganhei meu dia em estar aqui com vocês”, ao se dirigir aos trabalhadores de materiais recicláveis no DF

Lula esteve no Complexo Integrado de Reciclagem do DF. Foto: Karol Santos/PT Brasil

“Vocês significam a coisa mais extraordinária do que é possível a gente fazer na vida”, afirmou o presidente Lula em retribuição ao amor, carinho, gratidão e esperança estampados no semblante de centenas de trabalhadores de materiais recicláveis que foram ao encontro do ex-presidente, nesta quinta-feira (7), no Complexo Integrado de Reciclagem do Distrito Federal (CIR/DF). “Ganhei meu dia em estar aqui com vocês”, completou Lula.

Nas mais de duas horas em que Luiz Inácio Lula da Silva percorreu o CIR, ao lado da presidenta da Central de Cooperativas de Catadores (Centcoop), Aline Souza da Silva, o ex-presidente ouviu histórias e casos. História de catadores que dividiram suas vidas entre buscar o sustento para suas famílias e realizar o sonho de fazer uma faculdade.

Como exemplo, o presidente Lula citou a história da presidenta da Centcoop, Aline Souza da Silva, que tem 7 filhos, é catadora e cursa faculdade de Direito. Para ele, essa é uma demonstração que “na nossa passagem pelo planeta Terra não há tempo para desistir, não há tempo para esmorecer, não há tempo para não acreditar que a gente pode transformar o nosso comportamento para melhor, se a gente insistir”.

Lula: “Vocês significam a coisa mais extraordinária do que é possível a gente fazer na vida”. Fotos: Gabriel Paiva

Democratização da educação

O presidente também ouviu atento o relato de Rônei Alves da Silva, 47 anos, alfabetizado aos 28 anos de idade, e que concluiu os supletivos de 1º e 2º graus e se formou no curso de Direito a partir do Programa Universidade para Todos (Prouni). Rônei dedicou e entregou o trabalho de monografia (TCC) ao ex-presidente Lula, como agradecimento pelo fato de o ex-presidente ter democratizado o acesso à educação em todos os níveis.

Ao se pronunciar sobre essa história, Lula destacou que era gratificante “ouvir um menino dizer que catou lixo a vida inteira e que graças a um programa educacional como o Prouni ele teve chance de fazer uma faculdade”.

“A gente vai se encontrar todo ano”

Lula ainda assegurou, às centenas de catadoras e catadores presentes no evento, que faz parte da agenda do ex-presidente, em Brasília, que se um dia o PT voltar a governar o Brasil, “a gente vai se encontrar todo ano pra discutir o futuro desta categoria chamada catadores de materiais recicláveis, que precisa ser muito honrada”.

“Vocês para mim são o espelho das pessoas que são admiradas, respeitadas e ajudadas. Contem comigo para as horas boas e difíceis”, enfatizou.

Abraçou a causa dos catadores

Alessandra Alves Lopes, uma das cooperativadas, lembrou que o ex-presidente Lula foi o primeiro que abraçou a causa dos catadores de materiais recicláveis. “Ele nunca deixou de nos ouvir e de nos receber. Então, para nós hoje é um momento importante, dele estar aqui, e ele estar vendo que foi através dele, que isso aqui a gente conquistou”, disse, emocionada.

“Foi ele que começou toda a jornada, toda a caminhada, e isso aqui, nós temos hoje, graças a ele, graças à capacidade dele e o comportamento dele com os catadores”, reconheceu Alessandra Alves.

Frente Parlamentar

Presente no evento, a presidenta Nacional do Partido dos Trabalhadores, deputada Gleisi Hoffmann (PT-PR) adiantou que deu entrada na Mesa da Câmara a um pedido para a criação de uma Frente Parlamentar em Defesa dos Catadores de Material Reciclável.

Para a presidenta do PT, são essas ações que revelam a diferença gritante entre um governo que reconhece o valor de seu povo e aquele que o despreza. “O presidente Lula que sempre pisou esse chão, que é o chão dos trabalhadores, dos catadores, se comprometeu em trazer de volta as políticas necessárias para os catadores, mas não só isso, de falar também com governadores e prefeitos para que isso aconteça a partir de já”, observou Gleisi Hoffmann.

Lula ouviu com atenção as reivindicações dos catadores e catadoras Foto: Gabriel Paiva

Estadista

O líder do PT na Câmara, deputado Elvino Bohn Gass (PT-RS), destacou o papel de estadista que sempre o ex-presidente Lula desempenhou e o levou ao reconhecimento mundial. “O Lula tem o sentimento, coração, a identidade, a vida do povo. Se tem alguém que expressa o verdadeiro sentimento do povo brasileiro é o Lula”, frisou.

Segundo Bohn Gass, Luiz Inácio Lula da Silva “tem essa capacidade de ser o maior estadista do mundo, ter relações da geopolítica mundial, reconhecido entre os grandes líderes do mundo e, ao mesmo tempo, receber um abraço, um beijo, um carinho de um catador e de uma catadora que está lutando pelo seu trabalho”.

Parlamentares e catadores lembraram que o CIR foi construído durante governo do ex-presidente Lula

A deputada Erika Kokay (PT-DF) disse que os depoimentos de várias lideranças, de diversas cooperativas, “são depoimentos vivos do que representou o governo Lula”.

“Aqui nós vimos uma realidade que nós acompanhamos, pessoas em ocupações que enfrentavam diariamente a ação da polícia, que passaram dificuldades e pessoas que, hoje, têm a moradia pelo Minha Casa, Minha Vida, porque retomou a cadeia produtiva do resíduo sólido, tem renda e estão cursando universidades, isso é o governo Lula. Governo Lula foi o primeiro a olhar aos catadores e catadoras e a dar dignidade através de políticas públicas”, destacou.

Deputada Erika Kokay Foto: Gabriel Paiva

Lula precisa voltar

Erika frisou que a área da CIR-DF foi cedida pela Secretaria de Patrimônio da União e que o BNDES disponibilizou recurso para a construção dos galpões. “Nós tivemos a cessão destes terrenos e o empréstimo do BNDES para que nós pudéssemos dar dignidade”, lembrou.

“Então se hoje isso aqui tem tijolo, cimento, tem ferro, porque são galpões para produção e para triagem. Isso nós conquistamos tudo com o governo Lula e, por isso, o Lula precisa voltar para acabar com a fome, para dar dignidade ao povo brasileiro”, asseverou Erika.

Também estiveram presentes no evento, além de representantes de diversas cooperativas de catadores, o presidente do PT no Distrito Federal, Jacy Afonso; a vice-presidenta do PT DF, Rosilene Corrêa; o deputado Paulo Pimenta (PT-RS); os deputados distritais Arlete Sampaio (PT-DF), Chico Vigilante (PT-DF) e Leandro Grass (Rede-DF); e o presidente da CUT-DF, Rodrigo Rodrigues.

Deputado Paulo Pimenta também acompanhou Lula Foto: Gabriel Paiva

Assista vídeo na íntegra:

https://www.facebook.com/ptnacamara/videos/1060115581473143

Leia mais: Lula, aos catadores do DF: sem direitos aos pobres, não há o país que sonhamos
https://pt.org.br/lula-aos-catadores-do-df-sem-direitos-aos-pobres-nao-ha-o-pais-que-sonhamos/

Benildes Rodrigues

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também