Lula: “Ganhei meu dia em estar aqui com vocês”, ao se dirigir aos trabalhadores de materiais recicláveis no DF

Lula esteve no Complexo Integrado de Reciclagem do DF. Foto: Karol Santos/PT Brasil

“Vocês significam a coisa mais extraordinária do que é possível a gente fazer na vida”, afirmou o presidente Lula em retribuição ao amor, carinho, gratidão e esperança estampados no semblante de centenas de trabalhadores de materiais recicláveis que foram ao encontro do ex-presidente, nesta quinta-feira (7), no Complexo Integrado de Reciclagem do Distrito Federal (CIR/DF). “Ganhei meu dia em estar aqui com vocês”, completou Lula.

Nas mais de duas horas em que Luiz Inácio Lula da Silva percorreu o CIR, ao lado da presidenta da Central de Cooperativas de Catadores (Centcoop), Aline Souza da Silva, o ex-presidente ouviu histórias e casos. História de catadores que dividiram suas vidas entre buscar o sustento para suas famílias e realizar o sonho de fazer uma faculdade.

Como exemplo, o presidente Lula citou a história da presidenta da Centcoop, Aline Souza da Silva, que tem 7 filhos, é catadora e cursa faculdade de Direito. Para ele, essa é uma demonstração que “na nossa passagem pelo planeta Terra não há tempo para desistir, não há tempo para esmorecer, não há tempo para não acreditar que a gente pode transformar o nosso comportamento para melhor, se a gente insistir”.

Lula: “Vocês significam a coisa mais extraordinária do que é possível a gente fazer na vida”. Fotos: Gabriel Paiva

Democratização da educação

O presidente também ouviu atento o relato de Rônei Alves da Silva, 47 anos, alfabetizado aos 28 anos de idade, e que concluiu os supletivos de 1º e 2º graus e se formou no curso de Direito a partir do Programa Universidade para Todos (Prouni). Rônei dedicou e entregou o trabalho de monografia (TCC) ao ex-presidente Lula, como agradecimento pelo fato de o ex-presidente ter democratizado o acesso à educação em todos os níveis.

Ao se pronunciar sobre essa história, Lula destacou que era gratificante “ouvir um menino dizer que catou lixo a vida inteira e que graças a um programa educacional como o Prouni ele teve chance de fazer uma faculdade”.

“A gente vai se encontrar todo ano”

Lula ainda assegurou, às centenas de catadoras e catadores presentes no evento, que faz parte da agenda do ex-presidente, em Brasília, que se um dia o PT voltar a governar o Brasil, “a gente vai se encontrar todo ano pra discutir o futuro desta categoria chamada catadores de materiais recicláveis, que precisa ser muito honrada”.

“Vocês para mim são o espelho das pessoas que são admiradas, respeitadas e ajudadas. Contem comigo para as horas boas e difíceis”, enfatizou.

Abraçou a causa dos catadores

Alessandra Alves Lopes, uma das cooperativadas, lembrou que o ex-presidente Lula foi o primeiro que abraçou a causa dos catadores de materiais recicláveis. “Ele nunca deixou de nos ouvir e de nos receber. Então, para nós hoje é um momento importante, dele estar aqui, e ele estar vendo que foi através dele, que isso aqui a gente conquistou”, disse, emocionada.

“Foi ele que começou toda a jornada, toda a caminhada, e isso aqui, nós temos hoje, graças a ele, graças à capacidade dele e o comportamento dele com os catadores”, reconheceu Alessandra Alves.

Frente Parlamentar

Presente no evento, a presidenta Nacional do Partido dos Trabalhadores, deputada Gleisi Hoffmann (PT-PR) adiantou que deu entrada na Mesa da Câmara a um pedido para a criação de uma Frente Parlamentar em Defesa dos Catadores de Material Reciclável.

Para a presidenta do PT, são essas ações que revelam a diferença gritante entre um governo que reconhece o valor de seu povo e aquele que o despreza. “O presidente Lula que sempre pisou esse chão, que é o chão dos trabalhadores, dos catadores, se comprometeu em trazer de volta as políticas necessárias para os catadores, mas não só isso, de falar também com governadores e prefeitos para que isso aconteça a partir de já”, observou Gleisi Hoffmann.

Lula ouviu com atenção as reivindicações dos catadores e catadoras Foto: Gabriel Paiva

Estadista

O líder do PT na Câmara, deputado Elvino Bohn Gass (PT-RS), destacou o papel de estadista que sempre o ex-presidente Lula desempenhou e o levou ao reconhecimento mundial. “O Lula tem o sentimento, coração, a identidade, a vida do povo. Se tem alguém que expressa o verdadeiro sentimento do povo brasileiro é o Lula”, frisou.

Segundo Bohn Gass, Luiz Inácio Lula da Silva “tem essa capacidade de ser o maior estadista do mundo, ter relações da geopolítica mundial, reconhecido entre os grandes líderes do mundo e, ao mesmo tempo, receber um abraço, um beijo, um carinho de um catador e de uma catadora que está lutando pelo seu trabalho”.

Parlamentares e catadores lembraram que o CIR foi construído durante governo do ex-presidente Lula

A deputada Erika Kokay (PT-DF) disse que os depoimentos de várias lideranças, de diversas cooperativas, “são depoimentos vivos do que representou o governo Lula”.

“Aqui nós vimos uma realidade que nós acompanhamos, pessoas em ocupações que enfrentavam diariamente a ação da polícia, que passaram dificuldades e pessoas que, hoje, têm a moradia pelo Minha Casa, Minha Vida, porque retomou a cadeia produtiva do resíduo sólido, tem renda e estão cursando universidades, isso é o governo Lula. Governo Lula foi o primeiro a olhar aos catadores e catadoras e a dar dignidade através de políticas públicas”, destacou.

Deputada Erika Kokay Foto: Gabriel Paiva

Lula precisa voltar

Erika frisou que a área da CIR-DF foi cedida pela Secretaria de Patrimônio da União e que o BNDES disponibilizou recurso para a construção dos galpões. “Nós tivemos a cessão destes terrenos e o empréstimo do BNDES para que nós pudéssemos dar dignidade”, lembrou.

“Então se hoje isso aqui tem tijolo, cimento, tem ferro, porque são galpões para produção e para triagem. Isso nós conquistamos tudo com o governo Lula e, por isso, o Lula precisa voltar para acabar com a fome, para dar dignidade ao povo brasileiro”, asseverou Erika.

Também estiveram presentes no evento, além de representantes de diversas cooperativas de catadores, o presidente do PT no Distrito Federal, Jacy Afonso; a vice-presidenta do PT DF, Rosilene Corrêa; o deputado Paulo Pimenta (PT-RS); os deputados distritais Arlete Sampaio (PT-DF), Chico Vigilante (PT-DF) e Leandro Grass (Rede-DF); e o presidente da CUT-DF, Rodrigo Rodrigues.

Deputado Paulo Pimenta também acompanhou Lula Foto: Gabriel Paiva

Assista vídeo na íntegra:

https://www.facebook.com/ptnacamara/videos/1060115581473143

Leia mais: Lula, aos catadores do DF: sem direitos aos pobres, não há o país que sonhamos
https://pt.org.br/lula-aos-catadores-do-df-sem-direitos-aos-pobres-nao-ha-o-pais-que-sonhamos/

Benildes Rodrigues

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100