Luiz Sérgio critica despreparo do Governo Temer ao lidar com crise de segurança nos estados e condena “arrogância e ameaças”

LuizSergioFotoGustavoBezerra

O deputado Luiz Sérgio (PT-RJ), ao discursar pela liderança do partido na Câmara, nesta terça-feira (14), mostrou o despreparo do governo federal para administrar e contemporizar a crise da segurança pública tanto no Espírito Santo como no Rio de Janeiro. Para o deputado, a intransigência e a inabilidade do governo Temer estão impedindo um desfecho satisfatório para a situação dos dois estados. No caso específico do Rio de Janeiro, ele foi mais enfático ao citar agravantes que envolvem a questão fiscal e dão à crise do seu estado contornos de maiores proporções: “ela está longe de ter uma solução e uma saída”.

Luiz Sérgio lembrou que, para além de uma resposta à questão da segurança, o Rio de Janeiro continua aguardando o resultado do acordo firmado em 26 de janeiro com o governo federal para reorganizar as contas do estado. “Já estão se passando quase 30 dias e isso não representou um Real a mais na conta do estado para solucionar a grave crise”, lamentou. Em seguida, o parlamentar lamentou que, com relação ao Rio, o governo federal conseguiu tão somente promover até agora o envio de nove mil integrantes das Forças Armadas para fazer o policiamento e a segurança.

“Transformar as Forças Armadas numa Polícia Militar não significa estar resolvendo o problema. Embora na hora do desespero, do medo e da crise a população veja nas Forças Armadas uma esperança para a questão da segurança, constitucionalmente esse não é o papel das Forças Armadas”, reforçou.

Sobre o Espírito Santo, alertou para a necessidade de um olhar mais atento do governo federal àquela situação, “que não pode passar em branco e ser encarada como se já tivesse sido resolvida”. Ele lembrou que “a violência, o saque, o prejuízo ao comércio e a intranquilidade ao cidadão ainda não se resolveram”.

Luiz Sérgio criticou ainda a postura das autoridades federais que chegaram ao Espírito Santo – entre elas, os ministros da Articulação Política e da Defesa – com “uma arrogância como se existissem problemas”. “É ameaça de expulsão, ameaça de prisão, ameaça de que vai botar pra arrebentar. Aí fica a pergunta. Qual a tranquilidade que terá o cidadão capixaba com a PM quando ela retornar ao trabalho humilhada, rendida, ameaçada e sem os seus pleitos solucionados?”, questionou.

Ele disse que esse tipo de postura só aumenta a tensão e pode, em médio e longo prazo, fazer aflorar novamente o problema, já que ele não foi solucionado. “Numa crise dessa complexidade, o que nós precisamos é de humildade e diálogo e não de arrogância e ameaça”, aconselhou.

Perspectivas – Detalhando ainda mais a crise no Rio de Janeiro, o deputado petista lembrou que, pela quinta vez, o início do ano letivo na Universidade do Estado do Rio de Janeiro foi adiado. “São milhares de jovens, alguns na expectativa de concluir o seu curso universitário neste ano e outros na expectativa de serem universitários. Ou seja, estão liquidando aquilo com o que não se pode brincar: a esperança de uma geração de jovens que quer concluir ou iniciar sua universidade”.

Luiz Sérgio também mostrou que, da mesma forma que o governo golpista está tolhendo a esperança desses jovens, está eliminando a perspectiva de pais de família levarem o sustento para dentro de casa. Citou como exemplo a mudança na política de conteúdo nacional implementada pelo ex-presidente Lula para construção das plataformas de produção de petróleo.

“O que estamos assistindo hoje é uma Petrobras, que, em vez de fazer esses equipamentos no Brasil, começa a contratar esses equipamentos na China, gerando emprego lá e desempregando o trabalhador brasileiro (…). Isso que estamos vivendo é a consequência de uma política comandada pelo governo federal, que diariamente fala em corte, corte e corte; em ajuste, ajuste e ajuste. E isso está arrebentando a realidade dos lares, das famílias e dos jovens brasileiros. Por isso, precisamos de outra política, que fale em investimento, que acredite no trabalhador brasileiro, acima de tudo restituindo a esperança da nossa gente”.

PT na Câmara

Foto: Gustavo Bezerra

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100