Luiz Couto apresenta emenda que cria Abono Natalino para beneficiários do BPC

Deputado Luiz Couto. Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

O deputado federal Luiz Couto (PT-PB) apresentou uma emenda aditiva à medida provisória (MP 1184/2023), que dispõe sobre a tributação de aplicações em fundos de investimento no Brasil e altera a Lei nº 8.742/1993, conhecida como Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS). A proposta, apresentada pelo deputado, visa garantir o direito ao Abono Natalino para os beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC), que são os idosos em situação de vulnerabilidade com mais de 65 anos e pessoas com deficiência pertencentes a famílias de baixa renda.

O BPC é uma política pública de transferência de renda prevista na Constituição Federal, que garante um salário mínimo mensal a essa parcela da população. No entanto, até ao momento, os beneficiários do BPC não recebem o Abono Natalino, ao contrário de outras categorias de beneficiários, como aposentados, pensionistas e aqueles que recebem auxílios diversos, que já contam com esse benefício desde 1991. A proposta de emenda do deputado Luiz Couto busca corrigir essa disparidade, estendendo aos titulares do BPC o direito ao Abono Natalino.

Injustiça histórica

Em sua justificativa, o deputado Couto argumenta que essa emenda visa corrigir uma injustiça histórica que afeta os brasileiros mais vulneráveis. Ele destaca que a Constituição e a LOAS garantem o direito a um salário mínimo mensal aos beneficiários do BPC, mas a aplicação dessa normativa resultou na exclusão de milhões de brasileiros do recebimento de uma parcela justa de seu direito, uma vez que o salário mínimo é pago em 13 parcelas anuais para todos os trabalhadores do país.

Além de promover a igualdade de direitos, a aprovação desta emenda na medida provisória em questão é fundamental para o combate à desigualdade social no Brasil. A proposta busca corrigir uma compensação em que aqueles que possuem fundos de investimento que não pagavam impostos, destinem parte desses impostos para os beneficiários do BPC, o que representaria um montante de R$ 7 bilhões, beneficiando cinco milhões e meio de brasileiros mais pobres e em situação de vulnerabilidade.

Justiça social

Para o deputado Luiz Couto, esta emenda representa uma medida de justiça social que equilibra oportunidades e obrigações, garantindo um tratamento digno a todos os cidadãos. Ele apela ao apoio à aprovação da emenda, afirmando que é hora de corrigir essa injustiça histórica e garantir um futuro mais digno e igualitário para os brasileiros mais vulneráveis.

“Esperamos por uma decisão que possa garantir o Abono Natalino aos beneficiários do BPC, promovendo mais justiça social no País”, enfatiza o parlamentar paraibano.

A emenda aditiva será analisada em Comissão Especial do Congresso Nacional e promete ser um tema de grande relevância nas discussões sobre a Medida Provisória nº 1184/2023.

 

Assessoria de Comunicação do deputado Luiz Couto

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100