Por proposição do deputado federal Alexandre Lindenmeyer (PT-RS), a Câmara dos Deputados vai realizar sessão solene, no dia (9/4), para celebrar a Semana de Conscientização do Autismo e o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, comemorado neste dia 2 de abril.
Para o parlamentar, estas datas são momentos fundamentais para ampliar o conhecimento sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), incentivar a inclusão social e valorizar as potencialidades das pessoas com autismo em nosso país.
Serviços públicos
No Brasil, estimativas indicam que mais de 2 milhões de pessoas receberam diagnóstico de autismo. O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece uma rede de atenção à pessoa com autismo que, em 2021, chegou a realizar 9,6 milhões de atendimentos em ambulatórios. No entanto, os serviços públicos ofertados ainda são insuficientes para atender à demanda existente e estão concentrados nas regiões mais desenvolvidas do país.
Lindenmeyer alerta, também, que muitas pessoas com autismo ainda não têm acesso ao diagnóstico adequado ou sequer sabem que têm o transtorno, o que dificulta o atendimento adequado da população. “O autismo é uma condição do neurodesenvolvimento que se manifesta de forma diferente em cada indivíduo. São habilidades e potencialidades que as tornam pessoas únicas. Por isso, é importante reconhecer as potencialidades e as necessidades individuais de cada pessoa com autismo e garantir os seus direitos sociais fundamentais”, reflete o deputado.
Por isso, ressalta Lindenmeyer, a realização da sessão solene para celebrar a Semana o Dia Mundial de Conscientização do Autismo é fundamental para mobilizar a sociedade civil e as autoridades públicas em torno dos temas que ainda ocupam a agenda dos movimentos em defesa dos direitos das pessoas autistas.
Assessoria de Comunicação do deputado Alexandre Lindenmeyer