Lewandowski aceita convite para visitar o Acre e analisar sistema prisional

siba stf
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski, confirmou nesta quinta-feira (18), ao Líder do PT na Câmara, deputado Sibá Machado (AC), que visitará o Acre para analisar a situação do sistema prisional no estado, num trabalho que tem percorrido o País para monitorar e solucionar problemas do setor.

“Esse é um trabalho muito importante que o STF está fazendo no País inteiro, junto com o CNJ [Conselho Nacional de Justiça] e os tribunais de Justiça dos estados. A população carcerária no Brasil é a terceira maior do mundo e essas audiências servem para racionalizar as medidas de execução penal e desafogar as prisões, já que há muitos detidos em situação de prisão preventiva que poderiam, à luz da Justiça, cumprir penas alternativas em vez de permanecerem encarcerados”, explicou Sibá, que lembrou ainda que a iniciativa do STF visa adequar o Brasil aos preceitos do Pacto de San José, incorporado à legislação brasileira em 1992, mas até hoje pendente de efetivação no caso do sistema carcerário.

A visita ocorrerá no segundo semestre, provavelmente em agosto ou setembro, e foi solicitada por instituições como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-AC), a Defensoria Pública do Estado do Acre e a Universidade Federal do Acre (UFAC).

Cotas – A reserva de cotas de 20% para negros no Judiciário também foi abordada na conversa entre o parlamentar e o magistrado. O Líder do PT convidou o ministro para participar pessoalmente de uma Comissão Geral sobre o tema no Plenário da Câmara dos Deputados, convite que foi prontamente aceito e deverá ser formalizado nos próximos dias. Já o presidente do STF sugeriu ao deputado que fizesse um pronunciamento acerca da questão. Sibá se comprometeu a fazer o pronunciamento o mais brevemente possível.

Lewandowski assinou em março passado a resolução que institui uma reserva de 20% das vagas para negros nos concursos públicos no provimento de cargos efetivos no STF e no Conselho Nacional de Justiça. A reserva será aplicada sempre que o número de vagas for superior a três.  A resolução regulamenta a aplicação, no STF e no CNJ, da Lei 12.990/2014, que estabeleceu as cotas nos concursos públicos no âmbito da administração federal.

PT na Câmara
Foto: Rogério Tomaz Jr./PT na Câmara

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100