Levy: bloqueio de repasses ao RS é determinado pela Lei de Responsabilidade Fiscal

levy 01 09 15 saluO aumento de gastos com pessoal e os novos empréstimos são os principais fatores para o aumento da dívida e a piora da saúde financeira dos estados. A avaliação é do ministro da Fazenda, Joaquim Levy, que participou nesta terça-feira (1º), de audiência pública na Comissão de Finanças e Tributação da Câmara, que discutiu a situação financeira dos estados, particularmente do Rio Grande do Sul (RS). Pressionado por parlamentares gaúchos para desbloquear o repasse da União para o estado, Joaquim Levy disse que “não há previsão na lei” que possibilite autorizar o governo gaúcho a deixar de pagar a parcela da dívida.

O ministro Levy explicou que o bloqueio é determinação da Lei de Responsabilidade Fiscal, aprovado em 2000. “É um contrato público entre o estado e a União, regido por uma lei. Os agentes públicos devem seguir essa lei. É o que o Tesouro Nacional, o que a União está fazendo. Essa impessoalidade tem que ser a marca da gestão pública”, disse o ministro.

No mês passado, o Rio Grande do Sul teve as contas bloqueadas pelo governo federal por não fazer o pagamento de parcela da dívida com a União. Nesta terça-feira houve novo bloqueio, confirmado pela Secretaria de Fazenda do estado. De acordo com a secretaria, o bloqueio ocorre um dia após o vencimento da parcela do mês de agosto, no valor de R$ 265,4 milhões. Com isso, o governo gaúcho parcelou e limitou o pagamento do funcionalismo público em R$600 por mês.

A deputada Maria do Rosário (PT-RS), falando em nome da Liderança do PT, afirmou que não há justificativa para o governador José Ivo Satori deixar de pagar o funcionalismo, “até porque ele também não pagou a parcela da dívida”. E acrescentou que o governador não está cumprindo nenhuma das obrigações do estado. “E a principal delas é o salário”, disse.

Para solucionar a situação do governo gaúcho, a deputada propôs o adiantamento da renegociação das dívidas dos estados e municípios com a União, conforme projeto já aprovado pelo Congresso, mas que só entrará em vigor em janeiro de 2016. “Estaremos trabalhando com base legal e adiantar a renegociação para o próximo mês ou para novembro ajudará muito o estado”, defendeu.

A princípio a proposta foi recusada pelo ministro que explicou que o adiantamento, da renegociação, com mudança do indexador para Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) mais 4%, não ajudaria o estado, pois, atualmente, o Rio Grande do Sul não paga os juros e encargos integrais da dívida, em razão de um teto de 13% de comprometimento da dívida líquida real. O ministro, entretanto, vai receber a bancada gaúcha e o governador do estado no dia 15 deste mês para discutir saídas para a situação.

Outras iniciativas – A parlamentar gaúcha também apresentou proposta com outras medidas que o governo estadual pode tomar para sanar o déficit financeiro do estado. Entre eles, a retomada dos créditos tributários, a verificação e combate às sonegações praticadas e medidas para melhorar a arrecadação do estado. “É possível também utilizar os depósitos judiciais e estabelecer um teto para o pagamento de precatório, que deveria ser de no máximo 1,5% da arrecadação do estado”, argumentou Maria do Rosário.

O deputado Vicente Cândido (PT-SP), presidente da Comissão de Fiscalização Financeira, também participou do debate.  Ele enfatizou que a situação adversa é temporária e que se deve aos impactos da crise financeira internacional. “Nos últimos doze anos vivemos período de crescimento econômico no Brasil e agora estamos em um momento de transição. Sou otimista e acredito que as medidas que estão sendo tomadas pelo governo e pelo Congresso, para contenção de despesas, vão equilibrar a nossa economia e o Pais voltará a crescer. Isso, lógico, tem reflexo nas contas do governo federal, dos estados e dos municípios”, afirmou

Também participaram do debate os deputados Andres Sanchez (PT-SP), Bohn Gass (PT-RS), Fernando Marroni (PT-RS) e Waldenor Pereira (PT-BA). 

Vânia Rodrigues
Foto: Salu Parente/PT na Câmara

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100