Lei de enfrentamento à corrupção sofre “graves” ameaças por parte do governo Bolsonaro, alerta Reginaldo Lopes

Foto: Gustavo Bezerra

O deputado Reginaldo Lopes (PT-MG) ao se pronunciar na tribuna da Câmara – em nome da Liderança do Partido dos Trabalhadores – nesta quinta-feira (18), destacou a importância da Lei de Acesso à Informação Pública (LAI) que completa dez anos hoje. “A LAI se tornou o mais moderno e poderoso instrumento da cidadania do povo brasileiro para enfrentar, no dia a dia, a corrupção do nosso País”, afirmou Lopes, autor do projeto de lei (PL 219/2003) que deu origem à LAI.

Ao mesmo tempo, Reginaldo Lopes alertou para o risco que essa conquista enfrenta com as constantes ameaças do governo de Jair Bolsonaro em “rasgar” a LAI ao impor sigilo e esconder os próprios atos e os de integrantes do governo em relação ao interesse público.

“Para que o nosso povo tenha a cidadania plena, nenhuma informação pública de nenhum dos Poderes e de nenhum ente da Federação pode tratar informação com sigilo. Portanto, nós não podemos admitir – em hipótese alguma -, que um governo de plantão tente destruir essa conquista da democracia brasileira, do povo brasileiro”, argumentou.

Uma das ameaças citadas por Lopes refere-se à tentativa de Bolsonaro, em janeiro de 2019, que assinou um decreto (que depois de muita pressão, ele mesmo revogou) que ampliava o número de servidores autorizados a impor sigilo secreto e ultrassecreto a documentos públicos.

“Ele (Bolsonaro) queria transferir para milhares de assessores esta competência. Graça a este Parlamento, graças a um conjunto de partidos, imediatamente apresentaram decreto para sustar o decreto presidencial e também foram ao Supremo Tribunal Federal”, citou. Segundo Reginaldo Lopes, foram várias as iniciativas do Governo Bolsonaro contra a transparência, “felizmente todas derrotadas”.

Denúncia

Reginaldo Lopes informou que existe uma suspeita que, de acordo com ele, merece investigação “em nome da transparência e da democracia”. O deputado esclareceu que há a denúncia de que o governo Bolsonaro tem dado ordem política para que seus ministros classifiquem sempre os documentos públicos pelo risco político.

“Isto é muito grave. Classificar documento pelo risco político é um atentado contra a transparência. É evidente que já há várias teses de mestrandos e doutorandos que têm apurado se, de fato, comprova-se essa denúncia, porque eu sei, na prática, que se ampliaram em mais de 60% as negativas de acesso aos documentos públicos solicitados pelo povo brasileiro”, explicou.

Na opinião do parlamentar mineiro, no governo de Jair Bolsonaro nunca teve o enfrentamento da corrupção como um projeto de Estado, “mas meramente uma demagogia temporária para tentar enganar o povo brasileiro, e cada dia isto fica mais evidente”.

Benildes Rodrigues

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100