O deputado Joseildo Ramos (PT-BA) defendeu a criação de um sistema nacional de assistência técnica e extensão rural com a participação da União, estados e municípios durante audiência pública na Comissão de Legislação Participativa (CLP) da Câmara dos Deputados, nesta quinta (9). Joseildo disse que é preciso definir a assistência técnica e extensão rural como uma política de Estado que atenda os produtores, principalmente a agricultura familiar, de todas as regiões do País.
O parlamentar disse que já encaminhou um anteprojeto ao Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), para a criação do Sistema Unificado de Assistência Técnica e Extensão Rural (Suater), que teria funcionamento semelhante ao SUS. O texto deve ser analisado por técnicos do governo federal e debatido com representantes de entidades de agricultores, de profissionais da assistência técnica e de universidades, entre outros.
A audiência pública foi uma iniciativa do deputado João Daniel (PT-SE), com o apoio dos deputados Joseildo Ramos e Zé Silva (Solidariedade-MG) e contou com a presença da deputada Erika Kokay (PT-DF).
Também participaram dos debates representantes do MDA, Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Federação Nacional dos Trabalhadores em Assistência Técnica e Extensão Rural (Faser), Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer), Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Contraf), Instituto Escolhas e Fórum Nacional de Professores de Extensão Rural.
Da Assessoria de Comunicação do deputado Joseildo Ramos
Leia Mais:
Joseildo apresenta projeto de assistência técnica e extensão rural em seminário nacional do MDA