Iriny Lopes cobra fiscalização do Congresso sobre cumprimento do ECA

irinylopes

Foto: Agência Câmara

Em pronunciamento na Câmara, na quarta-feira (12), a deputada Iriny Lopes (PT-ES) criticou a atual ofensiva de setores conservadores que buscam reduzir a maioridade penal e cobrou uma rigorosa fiscalização do cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

A parlamentar capixaba considera que muitas pessoas são levadas a se posicionar favoravelmente à redução da maioridade por conta da desinformação. “Um conjunto de pessoas leva, de maneira equivocada, uma parcela da população brasileira a acreditar que a redução da maioridade penal pode ser uma solução definitiva aos problemas de violência, de homicídio, de furto, de roubo, que vivemos em nosso País”, disse Iriny.

A ineficiência do sistema prisional brasileiro, avalia a deputada, não contribui para solucionar o problema da segurança, inclusive porque apresenta um índice muito baixo de ressocialização dos detentos. “É óbvio que um sistema atrasado, medieval como o nosso, que nós podemos muito bem caracterizar, sem medo de errar, como um sistema de masmorra, no qual ainda existe tortura, as pessoas são brutalizadas. Quando eles [os presos] saem do sistema prisional, a primeira vítima que procuram é o ataque que fazem à sociedade. Agora, querem levar para lá nossos meninos e meninas em conflito com a lei”, alertou a ex-presidenta da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara e ex-secretária de Políticas para Mulheres do governo Dilma Rousseff.

“Conheço de ver, visitar e fiscalizar o sistema prisional brasileiro, não de ouvir dizer ou ler em revistas, que ele é totalmente inadequado. Assim como posso afirmar que a maioria dos governos estaduais não está preparada para o cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente”, frisou a deputada.

A garantia dos direitos previstos na Constituição e no ECA é a melhor alternativa para evitar o envolvimento de crianças e adolescentes com o crime, acredita a parlamentar. “Aqueles jovens que estão em conflito com a lei e que foram efetivamente privados da sua liberdade precisam estudar, aprender uma profissão, conseguir ter disciplina através dos esportes para voltar ao seio da sociedade e ter espaço, ter uma oportunidade. Não será segregando essa juventude no espaço violento como ao que assistimos que nós vamos livrar e proteger a sociedade”, defende.

Iriny Lopes entende que, antes de debater se a maioridade penal deve ser reduzida, o Congresso deveria fiscalizar o cumprimento do ECA. “Antes que nós possamos aqui discutir se é adequado ou não a ampliação da pena, seria necessário que esta Casa, com a responsabilidade que tem para com o País, fizesse uma rigorosa fiscalização do cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente, porque vemos pelo Brasil afora gestores que sequer conhecem o conteúdo”, concluiu a deputada.

Rogério Tomaz Jr.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100