Em seu discurso no plenário da Câmara dos Deputados, o deputado Helder Salomão (PT-ES) exaltou as mudanças que ocorrem no Brasil desde que o presidente Lula assumiu o comando do país pela terceira vez. O parlamentar destacou o crescimento econômico, o protagonismo do Brasil no cenário internacional e os programas aprovados do governo federal.
“Dados do último mês de setembro indicam que o País, pelo nono mês consecutivo, teve crescimento no número de empregos com carteira assinada. Esse é o resultado de uma política pública concebida para dar oportunidades aos brasileiros, às famílias brasileiras. Tudo isso ocorre em um contexto no qual também vemos, pelo quinto mês consecutivo, a queda no preço dos alimentos”, apontou Helder.
Em 2023, o Brasil gerou mais de 1 milhão e meio de empregos. Helder também destacou a baixa da inflação e o reajuste do salário mínimo acima da inflação. “Este é o país que voltou para a maioria dos brasileiros. Este é o país que voltou para trazer oportunidades à nossa gente”.
Cenário Internacional
O deputado capixaba abordou ainda o retorno do País ao cenário mundial que, durante o desgoverno do presidente Jair Bolsonaro, foi desacreditado. “O Brasil não conseguia falar nada para o mundo e, quando falava, em razão das medidas adotadas aqui, era um mau exemplo às demais nações do planeta. O Brasil caminhava na contramão daquilo que as principais nações do mundo faziam”, recordou Salomão.
Para ele, com o presidente Lula, o Brasil voltou a ter protagonismo e interlocução com as principais nações do mundo. “A posição do Presidente Lula é de um verdadeiro estadista, aquele que busca as convergências internacionais em torno de temas que ajudam nas economias internas e que ajudam no desenvolvimento do nosso País”.
Conflito no Oriente Médio
O conflito no Oriente Médio tem causado preocupação ao mundo e principalmente ao presidente Lula, que tem pedido o fim da guerra e ordenado a repatriação de brasileiros que estão na Faixa de Gaza. Lula também propôs a criação dos corredores humanitários para salvar as vidas de crianças, de mulheres e de idosos, de todos aqueles que estão ameaçados pelo massacre e pelo bombardeio permanente que tira a vida de milhares de pessoas.
“Estamos em um momento em que o Brasil se reafirma interna e externamente, com projetos, medidas e programas que estão devolvendo a dignidade ao povo brasileiro, devolvendo a dignidade ao povo brasileiro”, disse o parlamentar.
Programas aprovados
Helder Salomão também apontou a aprovação de leis que visam a melhoria do povo brasileiro. Como exemplo, a lei que cria a igualdade salarial entre homens e mulheres, já sancionada pelo presidente Lula. Ele também sancionou a lei que garante uma pensão especial para os filhos das mulheres vítimas de feminicídio, visando amparar e cuidar das meninas e dos meninos que ficam órfãos por causa da violência absurda contra a mulher.
O governo federal retomou e resgatou políticas e programas que estão fazendo a diferença na vida do povo: o novo Bolsa Família; o novo Minha Casa, Minha Vida; Novo PAC; Farmácia Popular; o Mais Médicos, além de o fortalecimento da democracia. “Esses programas estão fortalecendo a ação do Estado em defesa dos direitos da população brasileira à educação, à saúde, à assistência social, à agricultura familiar e a todas as políticas fundamentais para resgatar a dignidade dos brasileiros”, finalizou Helder Salomão.
Lorena Vale