Com a necessidade do isolamento social para conter a proliferação do coronavírus, a agricultura familiar também sofre os impactos da crise provocada pela doença. Para amenizar esses danos, o deputado federal Helder Salomão (PT-ES) apresentou dois projetos de lei que estimulam o consumo da produção dos pequenos agricultores.
O PL 1585/20 garante aos pequenos empreendedores que comprarem a produção oriunda da agricultura familiar, como exemplo donos de mercearias, descontos em parcelas de financiamentos em bancos públicos. Já o projeto 1555/20, também de autoria de Helder Salomão, adia o pagamento de parcelas do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) até o final de 2020 com isenção de juros e multa.
A crise do Covid-19 afetou drasticamente diversos setores da economia, gerando desempregos e fechamentos de pequenos empreendimentos, deixando famílias e trabalhadores em situações críticas. Para o deputado Helder, é de extrema importância que se tenha “um olhar atento aos mais vulneráveis como os pequenos agricultores que são responsáveis por maior parte da produção dos alimentos que estão na mesa do povo brasileiro. Eles precisam de amparo e proteção para que não fiquem em situação ainda pior”.
Desde que as medidas de prevenção à proliferação do coronavírus foram adotadas no Brasil, o deputado Helder Salomão apresentou 16 projetos de lei que visam minimizar os impactos da crise provocada pela doença às famílias, trabalhadores e empreendedores brasileiros.
Assessoria de Comunicação