Deputada petista lembrou que o Governo Bolsonaro cortou reajustes do salário mínimo, do BPC e de aposentadorias.
A presidenta do PT nacional, deputada Gleisi Hoffmann (PR), em discurso contundente na tribuna da Câmara nesta terça-feira (18/12) desmentiu as fake news dos parlamentares bolsonaristas, sobre a proposta de redução do Benefício de Prestação Continuada (BPC). “Vocês são mentirosos! Foi o Governo Bolsonaro que cortou benefício do BPC, foi o Governo Bolsonaro que não deu reajuste real para o salário mínimo, que não deu reajuste real para os aposentados. Vocês ficaram quatro anos sem dar reajuste real do salário mínimo, e o BPC é corrigido pelo salário mínimo, vocês cortaram o aumento do BPC, cortaram o aumento da aposentadoria. Vocês não têm moral!”, disparou.
Gleisi Hoffmann enfatizou que foi o Governo Lula que concedeu reajuste real do salário mínimo, que deu 6% de ganho real. “O BPC é um benefício que é reajustado pelo salário mínimo, assim como os benefícios previdenciários. Isso deu ao povo mais condições de compra e de consumo. Enquanto vocês não tiveram coragem de dar reajuste real para um salário tão baixo, sendo que o reajuste real é fundamental para a economia e para o desenvolvimento que nós vivemos”, reiterou.
Comparação entre BPCs
A deputada também fez uma comparação entre os BPCs concedidos pelos governos Lula e Bolsonaro. “Em 2021 foram concedidos 400 mil BPCs e somente em 2022 vocês aumentaram a concessão de BPC porque era ano eleitoral – foram cerca de 690 mil. Assim como vocês também aumentaram o Bolsa Família fazendo proselitismo para tentar ganhar a eleição do Bolsonaro”, denunciou.
“Sabe quantos Benefícios de Prestação Continuada foram concedidos em 2023, que não era ano de eleição? Foram concedidos pelo presidente Lula 805 mil BPCs, mais que o dobro que foi concedido pelo governo de vocês (bolsonaristas) em 2021” comparou. Gleisi ainda citou que neste ano o governo já efetivou quase 700 mil BPCs.
Valorização do Salário Mínimo
“Então vamos parar de mentir, porque não é assim que a gente faz a discussão da política pública. Ninguém aqui vai cortar BPC. Eu presido um partido que é o PT e estou com partidos aqui da nossa base aliada que ajudaram a construir esse benefício, quando muitos o questionaram. Nós ajudamos a construir a política de valorização do salário mínimo, quando muitos questionaram. Portanto, não vai ter corte, não vai ter prejuízo. Tem que parar de mentir”, reiterou.
Gleisi Hoffmann informou que já conversou com o relator da (PEC 45/2024), que faz parte do ajuste fiscal do governo, e assegurou que serão feitas todas as correções necessárias ao projeto. “Se a gente quer o desenvolvimento do Brasil voltado para aqueles que mais precisam, a gente precisa discutir com seriedade nesse plenário e parar de atacar, porque não tem moral [os bolsonaristas]. Aqueles que não reajustaram o salário mínimo e que não aumentaram a concessão de Benefício de Prestação Continuada”, afirmou, referindo-se aos apoiadores do inelegível Bolsonaro.
Governo para o povo
Na avaliação da deputada, é injusto apontar o dedo para o Governo do Presidente Lula, “um homem que sempre governou para o povo e que nos seus governos teve índices de crescimento da economia e de melhoria da renda da população que foram extraordinários”. Aliás, continuou Gleisi, “é agora, no Governo Lula que nós estamos tendo aumento do PIB, aumento da renda e aumento do emprego. E nós vamos estar aqui para continuar defendendo o que sempre defendemos o povo brasileiro, o povo trabalhador”, conclui.
Vânia Rodrigues